Braga defende premissa do episódio final

“Eu percebi que o final de Enterprise foi controverso”, disse o produtor de Jornada Brannon Braga ao site Fandom.com. “Nós estávamos nos esforçando para fazê-lo, porque consideramos dois episódios anteriores (de A Nova Geração) para o clímax da história e o conduzimos especificamente para dentro de Enterprise.

Braga disse que está a par das reações negativas de fãs e do elenco, mas que mantém sua visão sobre a pertinência do conceito. “Tivemos a decisão criativa de fazer um episódio final que fosse um sinal para todas as Jornadas. Quisemos olhar Enterprise através dos olhos do futuro de Jornada. E fazer alguma coisa que imaginávamos fosse muito interessante a esse respeito. Não foi agradável para todos. Eu estaria mentindo se dissesse que o episódio foi um sucesso. Não acho que os atores tenham gostado. Acho que o episódio mostrou nas atuações que eles (os atores) não estavam felizes e que o episódio sofreu com isso. Foi um esforço notável, mas não creio que foi o sucesso que esperávamos. Entretanto, eu ainda mantenho o conceito. Foi uma boa idéia. Mas eu não posso entender porque os fãs estavam contrariados. Eles queriam a sua Enterprise e podem não ter gostado de ver outros personagens de Jornada lá. Algumas pessoas queixaram-se sobre o uso do holodeck. Nós pensamos que fosse bom. Nós sempre amamos o holodeck, mas algumas pessoas acham que o usamos em excesso”.

Continuando, o produtor admitiu que não se sentia bem escrevendo o último roteiro de Jornada em quase vinte anos. “Você sabe que não foi um final feliz. Nós não queríamos estar escrevendo isso. Rick (Berman) e eu estávamos vindo de um tempo onde Jornada estava terminando uma caminhada de longos dezoito anos e nós sentíamos que toda a franquia merecia algo e talvez estivéssemos na direção errada, mas foi o que fizemos”.

No momento, Braga diz que não pretende se envolver num futuro projeto de Jornada. “Se isso acontecesse agora, não. Eu estou ocupado com outro trabalho e acho que eu dei tudo que pude para Jornada. Mas, no futuro, eu não sei. Eu realmente não sei o que eu faria. Mesmo que eles viessem a mim de qualquer modo. E eu não estou certo de que eles fariam isso”.

O produtor, que foi co-autor do filme Generations, desconversou quando perguntado sobre a cena da morte do capitão Kirk. “Em retrospecto, você gostaria de saber se foi exatamente o caminho, se foi feito corretamente? Se foi tão efetivo quanto deveria ser? O capitão Kirk morreu na ponte de comando. Ele deveria ter morrido na ponte de alguma nave? Existem muitos elementos que eu pessoalmente não posso falar pelo outro cavalheiro envolvido. Eu pessoalmente adoraria voltar no tempo, como num episódio de Jornada e refazer alguma coisa”.

Braga é contra a idéia de relançar a Série Clássica com novos atores. “Primeiro de tudo, é difícil dar um reboot (recomeço) em Jornada. A série original de Galática teve relativamente, comparando com Jornada, vida curta. E não chega nem perto da base de fãs que Jornada tem. Você não pode apenas ignorar Jornada. Mas você poderia certamente renovar. Eu não acho que você possa dar um reboot. E em termos de dar um tom mais sombrio, existem muitas pessoas que sentem que Enterprise, por exemplo, deveria ter sido mais parecida com Galática e sido muito, muito mais sombria e mais firme. Talvez, este seja o caminho para seguir com Jornada, no futuro. Eu não sei. Pessoalmente, sinto que uma das coisas que distingue Jornada das outras é o seu visual positivo, de modo que discordo disso”.

Braga também lamentou a crítica dos fãs sobre o seu trabalho e de Berman em Enterprise. “Com bons olhos, quem poderia criticá-los? Você critica, dá o seu ponto de vista. Se você está com raiva e em desacordo, você irá olhar para a pessoa que está dirigindo a série. Então, isto não é surpresa. Não é uma coisa agradável de pensar consigo mesmo quando criticam. Há outros fatores envolvidos (…) Eu pego a minha parte da crítica. É quase impossível para mim sentar aqui e dizer: ‘Sim, eu fiz isto e está errado’. E eu não estou indo consultar a internet e dar uma olhada no que os fãs têm a pensar, porque seria muito doloroso”, disse o produtor.

Fonte: TrekWeb