Em seu novo livro intitulado “A Arte de Interpretar e Outras Lições Rápidas”, o ator de Enterprise Gary Graham (embaixador Soval) comentou sobre sua relação de trabalho com o ator Scott Bakula durante as filmagens.“Trabalhar com Scott é relembrar o meu primeiro esboço na arte de representar”, escreveu Graham, “Scott verdadeiramente interpreta quando trabalha e que este espírito infecta ambos, elenco e produção. Risos não são estranhos num set de Enterprise. Com um espírito vivo e atrativo, Scott delicia qualquer com uma constante linha de cacos (expressões engraçadas), observações de auto-depreciação (zomba de si mesmo), e anedotas hilárias. Sua co-estrela, a adorável e pequena Jolene Blalock, é freqüentemente pega rolando de rir das travessuras e humores da parte dele”, afirma o ator.
Embora, com todas as suas brincadeiras em cena, Scott Bakula é um ator muito sério no que faz, diz Gary. “Não que ele não seja sério quando à frente das câmeras. Quando é hora de prestar atenção no trabalho, Scott é um dos mais firmes atores na carreira. Como estrela da série, ele está em quase todas as filmagens. Isto leva a uma formidável quantidade de concentração e força, mas Scott está sempre preparado, gracioso, e positivo no set.”
Nos seus elogios ao ator Scott Bakula, Gary o considera a pessoa certa para interpretar um capitão de nave estelar. “Ele permite a suas co-estrelas (outros do elenco) e convidados guiarem o foco e a energia (da cena) e sempre dá uma total e verdadeira performance, estando ele à frente ou a trás da câmera. Se um de nós se confunde numa linha do texto, ele habitualmente diz – Foi culpa minha – Mesmo que obviamente não tenha sido. Isto pode ser cômico, o que é bom, nós sorrimos, Scott sorri e começamos de novo. Scott sabe que a frivolidade (descontração) pode tornar menos tensa uma filmagem e desarmar qualquer tensão no ator. Ele é completamente acessível, aparentemente destituído de ego, com uma relaxada, sensível e atrativa personalidade. Ele é muito adaptável, faz muitas de suas próprias cenas mais perigosas, e carrega a interpretação de um capitão de nave estelar com senso balanceado de comando e compaixão. Ele acredita no que diz e faz você acreditar nele”, finaliza o ator de Soval, agora fã confesso de Scott Bakula.