UPN sai de cena para entrada do canal CW

A emissora UPN (United Paramount Television), que exibiu Voyager e Enterprise, encerrará suas atividades neste ano, quando se juntará a Warner Bros para criação de uma nova emissora.

A CBS Corp., pertencente à Viacom (dona da Paramount) e a Warner Bros., uma divisão da Time Warner, anunciaram o fim de mais de uma década de competição em programas e séries de TV com a união das emissoras UPN e Warner Bros, que acontecerá ao fim deste ano. Ambas as emissoras continuarão a operar independentemente até setembro, quando deixarão de existir, formando um canal que se chamará “CW”, cujas letras originam-se das iniciais CBS e Warner.

A emissora UPN foi lançada em 1995 com a série Voyager, onde obteve a maior audiência de sua existência no episódio piloto da série. Posteriormente, a emissora não conseguiu manter índices iniciais de audiência, apresentando sempre números abaixo de suas competidoras.

De acordo com o site Yahoo! News, será uma parceria meio a meio entre a Warner e a CBS, tendo a nova emissora 50% de cobertura em território americano entre as respectivas afiliadas e os executivos esperam adquirir mais afiliadas antes do fim do ano.

Os diretores da UPN e da Warner Bros. dirigirão o novo canal, ficando Dawn Ostroff, conhecido dos trekkers por anunciar o cancelamento de Enterprise, como chefe de programação e John Maatta, como chefe de operação, respectivamente.

Com a união das emissoras, séries que concorriam no mesmo horário provavelmente serão afetadas em sua programação, como Smallville (WB), Veronica Mars (UPN), dentre outras. Quanto à Jornada, alguma nova série que venha a ser produzida provavelmente virá a passar nesta nova emissora.

Fonte: TrekWeb