Curtis lembra bastidores de Jornada III e IV

A atriz Robin Curtis (Saavik), em entrevista ao site The Future and You, disse ter sido maravilhoso fazer um personagem de Jornada no cinema e contou como foi seu relacionamento com o elenco da Série Clássica.

O personagem Saavik foi interpretado pela primeira vez por Kirstie Alley no filme “A Ira de Khan”. Entretanto, com a desistência de Kirstie em fazer novamente o mesmo papel, Curtis ganhou a oportunidade nos filmes “A Procura de Spock” e “A Volta para Casa”. Ela também trabalhou na 7ª temporada de A Nova Geração, fazendo outro personagem Vulcano, Tallera, no episódio “Gambit”, ainda inédito no Brasil.

Curtis, em entrevista, contou como foi seu primeiro encontro com o elenco principal. “Eu entrei e encontrei parte do elenco na Paramount. Tive um encontro belo e afetivo. E um dia depois disso eles me apresentaram a Leonard Nimoy (Spock). Isto é incomum, ter um encontro cara a cara com a pessoa que irá tomar a decisão, de querer pôr ou não você no filme”, afirmou a atriz.

Com relação a interpretar um personagem sem emoções sob a direção de Leonard Nimoy, Curtis recordou que não foi um trabalho fácil. “Eu não estava familiarizada. Na verdade, eu estava familiarizada com ele (Leonard) na Série Clássica, mas não nessa extensão, e senti como se remotamente pudesse fazer parte do grupo. Não sou nem um pouco Vulcana, nem há alguma coisa de desprezo em mim – uma palavra que ele usava freqüentemente. O senso de humor Vulcano é irônico. Não havia nada de sutil em meu humor. Apenas toda a mística Vulcana me escapava a compreensão. Eu não era nem um pouco lógica, então ser não-emocional foi um grande desafio. Mas ele me guiou a cada passo do caminho, usou termos como “milhares de anos de sabedoria estão atrás dos olhos”. Essas são as coisas que eu me empenhei para fazer no projeto”.

Sobre seu relacionamento com o elenco, Curtis teceu elogios, com a notada exceção a Shatner. “Eu diria que todo o elenco ajudou. Eu conheci essas pessoas perfeitamente bem, apenas passando o tempo no set de filmagens. Então eu os veria outra vez, periodicamente, nas convenções. São boas pessoas, e sempre dão algum encorajamento ou uma palavra de ajuda. São pessoas adoráveis. Eu, na verdade, não conheci o Bill Shatner (Kirk) tão bem como os outros, porque ele ficava separado de todos e evitava um pouco. Mas os demais eram grandes pessoas, acessíveis e amigáveis”.

Curtis disse ter passado poucos momentos divertidos durante as gravações com o elenco da Série Clássica. “Não houve muitos erros de gravação no set de “A Procura de Spock”, infelizmente. Era um tipo de filme sombrio, e o primeiro ensaio para direção de Leonard. Ele teve muitos fatores para balancear: o elenco principal com os novos membros; o fato de que ele estava agora caminhando fora do elenco e sendo diretor. Então, eu não observei muito da jovialidade que eu conheci no passado, como no elenco de A Nova Geração, que ia trabalhar e dava grandes gargalhadas todos os dias. Não foi a experiência que tive em “A Procura de Spock”, lamentou a atriz.

Curtis fez comentários sobre as orelhas protéticas. Segundo a atriz, não foi desconfortável usá-las. “De modo algum. Você poderia simplesmente dizer que elas estavam lá, uma vez que estavam coladas em você. A única coisa incomum sobre as orelhas era sua remoção. Tinham de usar uma química muito forte para tirá-las, todos os dias. Eu havia sido avisada de que deveria passar Neosporin (usado para cicatrizes e queimaduras) em minhas orelhas todas as noites, porque a pele poderia rachar de algum modo e ficar infeccionada, já que seriam re-coladas a cada dia. Mas você quase não as sentia realmente. Elas eram leves, nada que usasse muito material látex”.

Por fim, Curtis agradeceu aos fãs por ter feito parte da grande família de trekker. “Jornada foi uma enorme benção em minha vida, por muitas razões, mas a maior de todas é o relacionamento duradouro. A comunidade que você sente que tem com o grupo de pessoas que já trabalharam por lá. Tem sido maravilhoso. Eu sou muito grata por ter tido essa associação durante todos esses anos. Tem sido um enriquecimento real em minha vida. Gene Roddenberry começou uma coisa boa, pela qual eu me sinto agradecida por ser uma pequena parte, mas que significa muito em minha vida”, finalizou a atriz, que, embora tenha se afastado do seu trabalho, ainda se faz presente nas convenções e eventos comemorativos pelos fãs da franquia.

Fonte: TrekWeb