A Atriz Chase Masterson (Leeta, em Deep Space Nine) e o produtor executivo de Enterprise, Manny Coto, foram convidados a participar de um chat no site TrekUnited, durante o qual falaram sobre o futuro da franquia.
“Eu acho que os fãs mostraram um bravo esforço que deveria ter merecido mais da atenção do estúdio”, disse Masterson em relação à campanha para salvar Enterprise do cancelamento. A atriz acha que tem mérito a decisão de produzir uma série própria, a “New Voyages”, totalmente desvinculada do estúdio. Revelou, ainda, que gostaria de participar de algum episódio.
Masterson aproveitou para elogiar o trabalho de Manny Coto no último seriado da franquia. “Se tivesse sido dada para Enterprise a oportunidade que ela merecia com Manny Coto, acredito que teria continuado com sete temporadas facilmente”, avaliou a atriz.
Coto, por sua vez, contou ao site que embora o cancelamento tenha ocorrido há um ano, ele ainda mantém contato com muitos dos escritores da antiga equipe. “Eu tomei café há algumas semanas atrás com Brannon Braga e frequentemente envio e-mails para Reeves-Stevens e Andre Bormanis”.
O co-produtor comparou a produção de Enterprise à de seu novo seriado. Segundo ele, a forma de seguimento dos episódios de “24 horas” é extremamente serializada, enquanto Jornada tinha muitos episódios stand-alone (sem conexão um com o outro).
Coto também revelou que, ao assumir o leme na quarta temporada da série, aproveitou para reciclar uma idéia antiga: as histórias do universo espelho. “Era algo que eu sempre quis fazer desde o começo”, disse. “Felizmente, Mike Sussman também tinha seu coração para o universo espelho. Uma das coisas principais que eu queria fazer na quinta temporada era criar histórias desse universo, passando-se paralelamente com os da série regular. Seriam como uma série dentro de outra”, explicou.
Quanto às chances de ressurreição de Enterprise, o produtor expressou pessimismo. “Infelizmente, acho que as probabilidades sejam escassas. Mas nunca se sabe. Eu creio que existe uma melhor chance de uma nova série de Jornada começar”, especulou. “Acho que a possibilidade mais realista é fazer um lobby na Paramount para a criação de uma nova série”.
O produtor julga que a participação dos fãs é fundamental para que a franquia sobreviva. “Eu já disse anteriormente que adoro o trabalho do pessoal da ‘New Voyages’. Acho que a melhor chance de Enterprise continuar é através dos fãs agora. E, na verdade, toda franquia depende dos fãs. É hora de os fãs manterem Jornada viva neste breve ínterim entre séries”, continuou.
Manny Coto reafirmou sua participação nas convenções que comemorarão do 40º aniversário da franquia este ano. “Eu realmente mal posso esperar para estar de volta na companhia dos fãs de Jornada. Estarei na FedCon de Berlim, no mês maio, na Star Trek 40th de Seattle, em setembro, e na Starbase de Indianápolis, em novembro”, afirmou.
Fonte: TrekUnited