A Titan Magazines revelou que a edição número 14 de Star Trek Explorer será a “edição final” de sua revista, após 30 anos de existência. A editora lançou uma prévia da edição final de Star Trek: Explorer, que foi publicada pela Preview World, dando a entender que nesta edição “relembrará os 30 anos da revista na Titan Magazines, celebrando sua cobertura da franquia e compartilhando algumas memórias favoritas de edições passadas”. Temos até uma prévia da capa de sua edição final, que inclui entrevistas exclusivas com William Shatner, John de Lancie e Denise Crosby.
Star Trek teve muitas revistas em todo o mundo cobrindo a franquia desde os anos 70/80. Starlog foi a primeira revista impressa regularmente (no Brasil chegou a ter uma versão pela Mythos Editora). Algumas delas foram publicações oficiais licenciadas pela Paramount Pictures, outras foram revistas de ficção científica em geral, e que incluíam Star Trek.
A origem da revista atual Star Trek Explorer vem desde 1995, quando a editora britânica Titan Magazines começou a lançar sua revista de notícias sobre Star Trek. Chamada de Star Trek Magazine (também conhecida inicialmente como Star Trek Monthly), a revista tinha circulação apenas no Reino Unido.
No começo dos anos 2000, o mercado de revistas oficiais de Star Trek sofreu um contratempo devido ao cancelamento da Star Trek: The Magazine pela Fabbri Publications em 2003, agravado com a saída da editora Decipher do licenciamento da franquia, cancelando a publicação de sua Star Trek Communicator, em 2005.
Em agosto de 2006, após a Decipher ter anunciado o cancelamento, uma versão nos EUA da Star Trek Magazine foi publicada, e que espelhava o conteúdo da revista do Reino Unido. A partir daí, a Titan passou a ser a única licenciada oficial em terras norte americanas. Após 207 edições, revista passou por uma reformulação interna e teve seu nome alterado para Star Trek: Explorer, que estreou em 2021. A revista não só mudou de nome, mas de tamanho, formato de encadernação e frequência de publicação ao longo dos anos.
O editor Nick Jones explica a mudança:
A mudança é resultado de uma série de fatos, o principal deles é que com essa nova era ousada de Star Trek em que estamos, com tantos novos programas estreando — alguns chamaram de uma nova Era de Ouro — parecia o momento certo para relançar a revista. O universo de Star Trek mudou muito nos quatro anos desde que Star Trek: Discovery estreou — uma mudança que sem dúvida começou com o filme Star Trek de 2009 — e a revista precisava refletir isso. Tínhamos 25 anos de experiência como Star Trek Magazine, então, quando a pandemia forçou uma pausa na publicação, nós e nossos parceiros da CBS reservamos um tempo para refletir sobre tudo o que havíamos conquistado, reavaliar para onde queríamos ir e forjar um novo futuro. Daí, Star Trek Explorer.
Agora, para surpresa e tristeza dos fãs de Star Trek, a editora anuncia o fim de sua revista. Alguns colaboradores expressaram sua decepção com a saída da revista, como foi o caso do escritor David Mack, autor de vários contos para Star Trek: Explorer:
Escrevi um total de seis contos para a revista Star Trek Explorer. Todos eram contos oficialmente licenciados de Star Trek. Embora eu não tenha me proposto a fazer isso conscientemente, acabei escrevendo seis histórias que tendiam a ser principalmente sobre tristeza, pesar, perda e separação. Apenas uma, em uma próxima edição, era um conto de ação direto. Uma dessas histórias, “Lost and Founder”, na edição nº 8, ganhou um prêmio Scribe de Melhor Conto, da International Association of Media Tie-in Writers. Duas das histórias acabaram abordando a morte do pai de Wesley Crusher, o Tenente-Comandante Jack R. Crusher.
Sinceramente, não sei por que os poderosos da Titan decidiram parar de publicar Star Trek: Explorer. Sei que o mercado para todos os tipos de publicações impressas é difícil, e já faz muito tempo. Em uma era de mídia digital, pode ser desafiador produzir uma revista que pareça atual quando leva meses para escrever, editar, imprimir e distribuir uma edição.
A Titan Magazines ainda não deu maiores explicações a respeito do cancelamento da Star Trek Explorer.
Antes da edição final, ainda haverá mais um lançamento. A edição #13 chega em 30 de outubro e traz uma nova entrevista com Jonathan Frakes e uma reportagem sobre Michael Dorn, o Klingon Worf.
A edição final número 14 está prevista para sair em 4 de dezembro.
Fonte: TrekCentral, TrekMovie
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok