“Synthehol” sai da ficção para os bares

Não há nenhuma razão para o synthehol – o álcool sintético consumido pelos personagens de A Nova Geração – não poder ser feito agora, disse um especialista inglês à revista NewScientist Magazine. O professor David Nutt, da Universidade de Bristol, Inglaterra, publicará sua idéia no Journal of Psychopharmacology, especializado em farmacologia, referente ao desenvolvimento de uma bebida que apresentará todos os aspectos agradáveis do álcool sem os efeitos colaterais conhecidos.

A idéia já deu os seus primeiros passos com a produção de drogas (nunca comercializadas) que amenizam os estados de ansiedade. Contudo, ainda há muito a se fazer. “O truque que os farmacologistas necessitam para chegar a esse objetivo é uma mistura de moléculas que transmitirão os efeitos agradáveis das bebidas alcoólicas, notáveis no relaxamento e na sociabilidade, sem agressão, náusea, perda da coordenação e amnésia, que costumam causar aos bebedores, além de resultar em constrangimentos aos que estão a sua volta. Problemas de longo prazo como cirroses no fígado poderiam ser eliminados”, afirmou Nutt.

Mas, segundo o cientista, os obstáculos financeiros e sociais serão os mais difíceis de ser ultrapassados. Por exemplo, convencer as indústrias de bebidas a testar um conjunto de drogas complexas e, a sociedade de um modo geral, a abdicar de velhos hábitos.

Fonte: StarTrek.com