O filme “Forbidden Planet” (Planeta Proibido), que teria influenciado o criador de Jornada nas Estrelas, completa agora seu cinqüentenário.
Escrito por Irving Block e Allen Adler e produzido em 1956, assinalou um marco na história do gênero da ficção-científica. Isso porque apresentava um futuro em que a humanidade se aventurava na imensidão do universo, diferentemente dos temas tradicionais, que não ultrapassavam o nosso sistema solar. “Forbidden Planet” foi fonte se inspiração para muitas séries e filmes posteriores a ele, como Perdidos no Espaço, Babylon 5, Twilight Zone, além de Jornada.
Em entrevista ao site Schron.com (site de crônicas), Leslie Nielsen, que atuou na produção, disse haver semelhança com o primeiro piloto “The Cage”. “Planeta Proibido poderia ter sido um filme piloto de Jornada e talvez tenha sido”, brincou o ator.
Já a atriz Anne Francis, que também participou do longa, confirmou que o criador de Jornada aproveitou alguns elementos do filme. “Roddenberry me falou sobre como tirou um número de coisas de Planeta Proibido, como o holograma e o transportador”.
De fato, Gene Roddenberry admitiu em sua biografia, “Star Trek Creator”, que o filme foi uma de suas inspirações para o desenvolvimento da Série Clássica.
“Planeta Proibido” conta a história de uma nave do século 23, o Cruzador C-57D, dos Planetas Unidos, com a missão de resgatar um grupo de colonizadores que viajou a num planeta distante, vinte anos anos, sem nunca mais dar notícias à Terra.
Fonte: TrekWeb