Em 2004, o produtor Bryce Zabel (“Dark Skies”) e seu colega J. Michael Straczynski (“Babylon 5”) tiveram uma idéia para um “reboot” de Jornada, uma idéia que não teve resposta do estúdio.
Com as recentes notícias sobre o desenvolvimento pelo diretor J.J.Abrams de um projeto para o próximo filme da franquia, Zabel resolveu publicar para os fãs, em seu blog, quatorze páginas da adaptação que ele e Straczynski desenvolveram para uma nova série.
A adaptação, chamada de “Star Trek: Re-Boot the Universe”, que o próprio Zabel define como uma re-imaginação da Série Clássica, estaria centrada em três personagens principais: Kirk, Spock e McCoy, a bordo da USS Enterprise em sua primeira missão de cinco anos.
Zabel disse ao site Sci-Fi Wire que a série apagaria a mitologia tradicional da Série Clássica para “começar um novo Universo B”, o qual estaria livre para mover em novas direções quando necessitasse e ainda nos permitiria trabalhar com personagens clássicos que todos os fãs amam e querem bem. “O melhor dos mundos, se você quiser assim”, comentou o produtor.
O produtor revelou ainda que a USS Enterprise, em sua nova missão, teria uma finalidade específica, que acabaria por levá-la ao encontro de novas civilizações. “Ela seria orientada para descobrir a verdade por trás de uma forma de vida antiga que aparece para ajudar na criação de numerosas espécies humanóides através do Universo. Isso teria sido a missão fim, a qual conduziria a Enterprise ao encontro de sua parte, referente a novos mundos e civilizações, ao mesmo tempo”, disse Zabel.
O produtor explicou em seu blog que eles queriam criar um universo diferente para a franquia, mas aproveitando o que fosse de bom na antiga série. “Nós queríamos fazer o que eles fazem no mundo dos comics (livros), criar um universo em separado, de modo que poderíamos abraçar a boa produção, banir o que fosse de ruim e tentar algumas coisas novas. Nós queríamos usar Kirk, Spock e McCoy, mas mostrá-los orgulhosamente como você nunca teria visto antes.”
Por que revelar esse projeto agora? “Para poder também deixar os fãs, que ouviram sobre isso, e queriam vê-lo”, justificou Zabel.