Após passar mais tempo em Jornada nas Estrelas do que qualquer outro ator nestes 40 anos da franquia, Michael Dorn (Worf) não pretende ainda encerrar sua participação no universo trekker. “Eu sou esperto o bastante para nunca dizer nunca nesse negócio”, disse Dorn, que interpretou o Klingon Worf em dois spin-offs. “Quando a série A Nova Geração acabou, eu disse que nunca mais colocaria essa maquiagem outra vez, e então fui chamado, no ano seguinte, a trabalhar em Deep Space Nine”, lembrou o ator em entrevista ao site Houston Chronicle.
Quando da estréia em A Nova Geração, Gene Roddenberry disse a Dorn que ele deveria esquecer o que ouviu falar sobre os Klingons (na Série Clássica) e fazer o seu próprio personagem. “Então, eu levei isso até o fim, porque os Klingons têm sido inimigos mortais (da Federação). Fiz dele o oposto de todos na nave. Eu, realmente, confiei nesse rabugento arrogante”, comentou o ator.
Embora tenha sido o Klingon mais famoso da franquia, Dorn confessa que nunca aprendeu a língua de seu personagem. “Eu nunca, na verdade, falei Klingon. Eu sabia um pouco do que eu estava dizendo. No primeiro ano eu era muito rigoroso com isso. Mas, com o passar do tempo, e a produção fazendo mais e mais Klingons, eu apenas passei a prestar atenção na pronúncia e foi só isso. Não guardei qualquer coisa dela”, confessou.
O ator acredita que seu personagem ajudou para que as pessoas respeitassem a coragem dos guerreiros e a força do senso de honra. “Isso tornou mais acessível às atitudes de muitas pessoas. Worf foi um oficial da Frota e obviamente não um animal selvagem”, justificou.
Quanto ao futuro de Jornada, Dorn não acredita que a Paramount autorize uma nova série, agora que cinco já foram produzidas. “Uma vez que Gene morreu, os freios foram afrouxados. Não acho que ele teria feito qualquer dessas séries, após A Nova Geração. E, pelo que ouvi, eles (do estúdio) cansaram dela”, comentou.
O ator apresentou ressalvas quanto aos rumores de que o novo produtor da franquia, JJ Abrams, produzirá um filme baseado na Série Clássica. “Eu acho que seria um erro. Você não anda para trás em Jornada”, finalizou Dorn, que recentemente fez um episódio da comédia “Hope & Faith” na Sony.
Fonte: TrekWeb