Do G1
A atriz Jane Wyatt, que fez o papel da mãe de Spock em Jornada nas Estrelas e de uma típica mãe americana no seriado televisivo “Papai sabe tudo”, morreu em sua casa, perto de Los Angeles.
Wyatt morreu na última sexta-feira (20), enquanto dormia, de causas naturais, aos 96 anos, de acordo com a agente Meg McDonald.
Ela interpretou Margaret Anderson, ao lado de Robert Young, na famosa série dos anos 1950, “Papai sabe tudo”, que contava a vida da família Anderson na cidade de Springfield, no meio-oeste dos EUA. Wyatt recebeu diversos prêmios Emmy por sua atuação na série.
Wyatt, que chegou a Hollywood nos anos 1930, trabalhou em 30 filmes durante um período de 30 anos, e manteve-se também ligada ao teatro.
Sua carreira cinematográfica sofreu um revés quando o senador Joe McCarthy e o Comitê de Atividades Antiamericanas colocaram-na em uma lista negra, nos anos 1950. O fato ocorreu depois que o presidente Franklin Roosevelt pediu que ela ajudasse na organização de um apresentação do Balé Bolshoi nos EUA, depois da Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente, ela se tornou uma opositora importante das perseguições de McCarthy contra roteiristas e atores de Hollywood.
No fim dos anos 1960, Wyatt apareceu em um episódio de Jornada nas Estrelas como mãe de Spock, e depois reviveu o papel em Jornada nas Estrelas IV – A Volta Para Casa.
Ela também trabalhou no primeiro filme feito para a televisão, em 1964, chamado “See how they run”, com John Forsyth.
A atriz foi casada com o investidor e inventor Edgar Bethune Ward durante 63 anos, até a morte dele, em 2000. Wyatt deixa dois filhos, três netos e cinco bisnetos.