Maquete de Enterprise-D alcança recorde em leilão

Como o TB já publicou anteriormente, a Christie’s promoveu a venda de materiais usados nas filmagens das séries e filmes de Jornada, através de um leilão em sua sede, onde também foi permitida a compra virtual, através de lances pela internet.

A venda durou três dias e mais de mil itens dentre vestuários, modelos de naves, partes de cenários e outros materiais pertencentes a CBS Paramount Television Studios foram vendidos a preços finais bem acima dos lances iniciais.

Segundo o site da Reuters, a Christie’s conseguiu arrecadar mais de sete milhões dólares, incluindo as comissões, valor esse muito acima das expectativas da empresa.

A estrela do leilão ficou por conta da maquete da nave Enterprise-D, usada em A Nova Geração. O modelo foi construído pela Industrial Light and Magic durante a produção da série, nos anos 80, e tem aproximadamente dois metros de comprimento. O lance inicial foi de quinze mil dólares e a estimativa é de que chegasse a vinte e cinco mil. Para surpresa de todos, a venda final ficou em 576 mil dólares, comprado por um licitante americano, que preferiu não se identificar.

O segundo lugar ficou para o modelo da nave de rapina Klingon usado no filme “Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock” (307 mil dólares), seguido do modelo da USS Enterprise reformada usada no primeiro filme da franquia (284 mil dólares).

Outros modelos de naves que tiveram as melhores vendas foram: a nave USS Enterprise-E, a USS Voyager, a estação Deep Space Nine, a USS Lakota (episódio “Homefront” em DS9) e a USS Defiant.

Já em relação ao vestuário, o maior preço de venda ficou com o traje espacial do Dr. McCoy (114 mil dólares), usado no episódio “The Tholian Web” da Série Clássica.

Segundo a diretora da Christie’s, Cathy Elkies, essa foi a maior venda de itens cinematográficos já realizados pela empresa. “Foi um ano de realizações” disse entusiasmada a executiva. “Esse lugar (de Jornada) na cultura popular americana fez dela uma coleção verdadeiramente cobiçada. Foi o maior leilão da Christie’s, e francamente foram precisos mil itens para contar toda a história de Jornada”, comentou a diretora.

Fonte: StarTrek.com