O produtor e filho do criador de Jornada, Gene Roddenberry Jr., assim como o ator Michael Dorn (Worf) e a executiva da Paramount/CBS Paula Block, durante palestra na Convenção Star Trek Convention em Vegas, fizeram comentários a respeito dos rumores sobre o próximo filme de Jornada, produzido por JJ Abrams.
Roddenberry Jr. disse que acredita que o produtor JJ Abrams conseguirá ser bem sucedido em seu projeto para a franquia. “Estou muito aberto ao que Abrams fará neste próximo filme”, comentou o produtor explicando ainda que “gosto do fato de que será alguém novo. E também gosto do fato de que ele se diz um fã da Série Clássica. Eu achava que poderia ser uma outra versão de ‘Guerra nas Estrelas’, mas creio que ele é um de nós. Ele consegue, ele tem paixão e acredito que ele fará um grande trabalho”, disse confiante.
Contudo, Roddenberry advertiu para as influências do estúdio sobre a produção. “Eu apenas quero ter certeza de que ele será forte o bastante para manter seus pontos de vista quando os executivos preferirem mais apelo sexual, por exemplo. Vamos ver o que vem adiante, vamos esperar pela história primeiro”, afirmou. Vale lembrar que Roddenberry Jr. nada tem a ver com o comando da franquia de Jornada na Paramount, e sua opinião não influenciará em nada a próxima produção.
Já o ator Michael Dorn brincou a respeito da possibilidade do retorno da franquia. “O engraçado é que, quando você pensa que está seguro de fazer teatro outra vez, há uma outra Jornada a caminho”, disse o ator. “Eu pensei que a franquia estivesse no fim, mas ainda acho haverá um filme Klingon”, brincou, referindo-se ao seu personagem em A Nova Geração.
Mas o ator fez críticas sobre a possibilidade de haver um reboot. “A única coisa sobre o nosso elenco é que nós estamos felizes (pelo possível novo filme) e apoiaremos o que for feito. Mas eles (produtores executivos) têm uma tendência a voltar e acho que isso funciona algumas vezes”, comentou acrescentando, “mas na maior parte das vezes, o que Gene sempre conversava era sobre levar a franquia à frente. Então eu não sei se será bem sucedido. Espero que sim, já desejamos todo o sucesso para eles. Se eles nos quiserem (no filme), ótimo, se não, todos de A Nova Geração estão felizes, fazendo o que estão fazendo agora”.
Dorn dá um palpite sobre como poderá ser a história do próximo filme, “Todo o início de Jornada começa sempre como um espelho do que acontece em nossa sociedade. E eu acredito que será algo que eles farão, um filme sobre o que está acontecendo em nosso mundo de hoje, porque Jornada é sempre uma grande série, levando a tela as discussões sobre moralidade e ética. Isso é o que acho”.
A executiva da CBS Consumer Products, Paula Block, disse desconhecer o que está sendo planejado para o provável novo filme da franquia, “Nós não sabemos nada mais do que vocês sabem pela emprensa. Acreditamos que será sobre a era da Série Clássica, como vocês já viram no pôster que eles fizeram, mas ninguém (do estúdio) sabe mais sobre o assunto”, desconversou a executiva.