A última edição da revista Star Trek Magazine publicou uma entrevista com o ator Brent Spiner (Data). Além de dizer que o próximo filme de Jornada, produzido por J.J. Abrams, parece estar no caminho certo, Spiner tentou explicar o fracasso do filme Nêmesis, e o porquê da decisão de matar o andróide favorito dos fãs no longa-metragem.Para Spiner, uma das razões foi sentir que a pesada maquiagem não esconderia por mais tempo as rugas de sua idade. “Eu estava com 38 anos quando começamos em A Nova Geração e terminei a série aos 45 anos. Já no último filme [Nêmesis] eu já passava dos 50 anos. Se eu começasse aos 28 anos poderia ter interpretado o personagem por 20 anos sem qualquer mudança visível”, disse o ator.
Por esta razão, Spiner optou por promover a morte do personagem. “Foi minha decisão”, disse o ator, “Embora eu não tivesse de matar Data, nós já estávamos todos muito cientes de que esse iria ser nosso último filme e, com tal pensamento, nós empreendemos todos os esforços”, disse.
Em relação ao fraco desempenho do filme nas bilheterias, Spiner colocou a responsabilidade nos fãs. “Nós trabalhamos na história com a intenção de fazê-la para os fãs”, disse o ator sobre sua participação no roteiro do filme, juntamente com John Logan.
“Lendo as últimas entrevistas de J.J. Abrams sobre a próxima produção da franquia, faz sentido para o filme ser tão inclusivo quanto possível”, disse Spiner quanto à intenção do estúdio em tentar agradar aos fãs e aos que não são fãs. “Com Nêmesis, nós dissemos que iríamos fazer um filme para os fãs, porque este é o pessoal que realmente vai ver os filmes de Star Trek. E o que aconteceu? Eles não foram. Normalmente os filmes de Star Trek têm boa abertura para o público, mesmo quando eles enfrentam muita competição de outros filmes, mas Nêmesis não foi desse jeito. Essa foi uma mensagem dos fãs, de que eles estavam cansados de nós”, lamentou o ator.
Spiner, no entanto, teceu críticas ao procedimento do diretor durante a edição do filme, que, segundo o ator, preferiu manter o ritmo de ação, cortando os diálogos extras, “Nêmesis foi dirigido por um editor [Stuart Baird], e o ritmo de movimento (do filme) era seu interesse número um. Muito do material que foi cortado no filme era muito bom. Poderia ter sido um filme melhor com o material que foi cortado? Talvez sim”, criticou o ator.
“Acho que foi um desapontamento o cancelamento de Enterprise”, disse o ator referindo-se a última série de Jornada. “Porque não creio que eles [os telespectadores] tenham deixado de ‘captar’ a série perfeitamente. Enterprise não estava tendo um grande índice de audiência e o estúdio decidiu que não prosseguiria. Eu discordo dessa decisão porque creio que estava indo bem em sua quarta temporada. Como as outras séries que a precederam, ela levou um tempo para encontrar o seu passo. Acho que eles [do elenco] estavam indo bem, quando ela foi cancelada. Minha experiência na série como Arik Soong foi realmente muito positiva.”
Quando perguntado sobre o que acha do próximo filme da franquia, Spiner, embora tenha questionado, em comentários anteriores, a iniciativa do estúdio de produzir um prelúdio da Série Clássica, agora diz que eles estão no caminho certo. “Creio que eles estão certos em começar um novo filme para a franquia que gerará novas séries que, por sua vez, irão produzir novos filmes”, finalizou.
Fonte: TrekWeb