Produtor de novos efeitos rebate críticas

Não é fácil encarar o desafio de recriar os efeitos especiais da série original de Jornada nas Estrelas — não existem no mundo pessoas mais exigentes que os fãs de Star Trek.

Tanto é verdade que o produtor dos novos efeitos, Dave Rossi, já está cansado dos protestos. Ou, pelo menos, foi o que ele deu a entender em entrevista à revista “Star Trek Magazine”.

“Já fomos mal falados e amaldiçoados e queimados por um punhado de pessoas, inclusive por alguns amigos e colegas, que sabem muito bem com o que estamos lutando, do ponto de vista da produção, e ainda assim fizeram questão de vestir a carapuça de fãs e criticar o trabalho”, declarou o produtor. “Sentados em suas cadeiras, eles podem se dar ao luxo de fazer isso.”

Rossi admite que houve alguns problemas, sobretudo nos primeiros episódios. “Com alguns comentários que lemos a gente concorda. É meramente uma questão de ter o tempo de responder por eles, o que vai acontecer”, disse. “Outros são apenas o resultado de pessoas que têm idéias diferentes sobre o jeito ‘certo’ de fazer algumas dessas tomadas, enquanto outros nem chegam a entender os parâmetros dentro dos quais estamos tendo de operar.”

Muitas das críticas mais ferozes, de fato, foram arrefecidas nas últimas semanas, sobretudo depois que o modelo digital da USS Enterprise foi trocado por um menos “pesado”, que permitiu mais testes de iluminação artificial antes da conclusão das tomadas. Ao que parece, semana após semana, a equipe de Rossi, supervisionada pelos artistas Mike e Denise Okuda, com sua longa trajetória em Star Trek, está acertando a mão.

Aliás, a Série Clássica remasterizada voltará a ser exibida com novos episódios neste sábado, nos Estados Unidos, após uma parada para as festas de fim de ano. O próximo episódio a ir ao ar lá é “Friday’s Child” e, embora não haja a menor perspectiva de ver tão cedo esses segmentos na TV brasileira, o Trek Brasilis vai tentar trazer as novidades assim que ele for exibido.

Quanto a Rossi, o produtor mostrou ter uma reclamação mais séria a fazer do que os protestos pela manha de alguns fãs mais reativos. “Se você quer nos ajudar, aqui está o que você pode fazer: ligue para sua estação local de TV e diga que você quer que Star Trek seja exibida numa hora decente. Em muitos mercados, a série está no ar em horários absurdos”, diz. “Seria ótimo se as pessoas se organizassem como os velhos fãs costumavam fazer. Enviaria uma mensagem clara de que Star Trek ainda é vital.”

Fonte: The TrekMovie Report