Montgomery Scott (James Doohan) será lembrado através de um memorial a ser construído na Escócia, país o qual ele ficou conhecido por seu sotaque e costumes como engenheiro-chefe da USS Enterprise da Série Clássica.
De acordo com o jornal escocês Daily Record, a pequena cidade de Linlithgow, localizada na parte oeste da Escócia, obteve o direito de ser a cidade natal do personagem de Jornada. Para isso, pretende construir um memorial e um museu focado no engenheiro, os quais as autoridades locais esperam que se torne uma atração turística.
A cidade vinha travando uma “batalha” publicitária, juntamente com duas outras comunidades, Aberdeen e Edinburgo, pelo direito de ser o local de nascimento do personagem, desde a morte de Doohan, em 2005. O fator decisivo para a escolha foi o apoio da veterana escritora D. C. Fontana.
O memorial, inicialmente, ficará localizado no Annet House Museum, onde serão mostrados pertences, fotos e vestuários da Série Clássica e dos filmes em homenagem a Scotty, entre eles o uniforme usado pelo personagem, doado pela família de Doohan, e um modelo da USS Enterprise usado nas gravações.
O governo local espera que o evento traga um incremento ao turismo da cidade, assim como ocorreu com o estado norte-americano de Iowa, declarado como o local de nascimento do capitão Kirk, interpretado por William Shatner.
James Doohan, que era canadense participou também de sete filmes da franquia e do episódio “Relics” de A Nova Geração. Sua última presença em Jornada, já sofrendo os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer, foi em 1992, no filme Jornada nas Estrelas Generations.
Fonte: SyFy Portal