Ronald B. Moore comenta seu trabalho em Jornada

O veterano supervisor de efeitos especiais Ronald B. Moore, em entrevista ao site Seb’s Raw Takes, teceu comentários a respeito de seu trabalho em Jornada, incluindo o fanfilm New Voyages. Moore, que iniciou sua carreira na série Miami Vice, entrou para a franquia através de Jornada nas Estrelas: O Filme. Seu talento em efeitos especiais também contribuiu para as séries A Nova Geração, Voyager e Enterprise, além do filme Generations.

“Eu sou muito fã de Jornada”, revelou Moore. “Mas nunca fui capaz de entrar em Deep Space Nine. Eu não trabalhei na série. No fim de A Nova Geração, deixei a TV para fazer Generations. Depois retornei em Voyager e em seguida Enterprise.”

Para o supervisor de efeitos, o reconhecimento dos fãs por seu trabalho lhe dá uma enorme satisfação. “Eu tenho muitos amigos e fãs que encontro nas convenções anuais. Esses eventos me levam a vários lugares e me permitem encontrar pessoas de vários países. Estive numa convenção na Inglaterra, no ano passado e toquei guitarra com a banda Enterprise Blues Band (do ator Vaughn Armstrong). Eu considero a melhor das minhas alegrias, onde tenho sido reconhecido por meu trabalho.”

Sobre a série produzida por fãs, New Voyages, Moore disse que está apenas dando consultoria. “Meu trabalho em New Voyages tem sido mais como consultoria aos diretores”, disse o veterano supervisor. O episódio “World Enough and Time”, estrelado por George Takei, é o primeiro trabalho de Moore na série. “Eu acho que realmente é um grande episódio. O roteiro de Mark Zicree foi filmado em alta definição e é uma boa história”, comentou. “Eu considero George Takei (Sulu) um amigo e é sempre bom trabalhar com ele, embora nós não tenhamos ficado muito tempo juntos neste projeto. O último episódio da série está próximo de ficar pronto. Eu acredito que eles estejam editando na Flórida. Haverá algum trabalho que necessita ser feito, mas você será capaz de vê-lo antes disso.”

Moore disse que assistir aos episódios agora o faz lembrar das dificuldades que enfrentou para trazer a tela os efeitos especiais que os fãs tanto apreciam. “É engraçado assistir aos episódios em que eu trabalhei. Alguns me fazem pensar no que eu poderia ter feito de melhor e outros me trazem orgulho. Eu vejo que é difícil assistir alguns dos antigos episódios quando nós aprimoramos com os anos. Eu vejo uma cena que foi difícil (na época) e ainda pergunto a si mesmo como nós levamos a cabo o trabalho no tempo que tivemos. Jornada foi realmente uma grande série para se trabalhar.”

A respeito de sua esperança em trabalhar no próximo filme de J.J. Abrams, Moore acha pouco provável que isso ocorra. “Isso seria muito improvável. Existe todo um novo pessoal agora. Eu estou feliz em ver J.J. Abrams chegando na franquia e os nomes que eles têm anunciado, como Matt Damon fazendo o capitão Kirk e outros. Mas eles têm muita coisa para fazer. O carisma, a química da série original será difícil de igualar”, observou Moore.

Fonte: TrekWeb