Ganhador dos prêmios Hugo e Nebula Awards como escritor de ficção científica, David Gerrold nunca esqueceu de suas origens no universo de Jornada.
O respeitável novelista começou seu trabalho na franquia escrevendo uma das mais famosas histórias para a série original. Intitulada “The Trouble with Tribbles”, o episódio dos pingos lhe rendeu um outro bom roteiro, “The Cloud Minders”. No entanto, sua contribuição para a franquia não parou por aí. Na Série Animada, escreveu dois episódios, tendo também sido autor do piloto da série A Nova Geração, “Encounter at Farpoint”.
Falando à revista Star Trek Magazine, Gerrold teceu elogios ao trabalho de sua colega D. C. Fontana. “Nós nos conhecemos um ao outro muito bem”, lembrou Gerrold a respeito da produtora e roteirista da série original. “Eu realmente passei a conhecer a Dorothy Fontana melhor por causa das convenções que fizemos em Los Angeles e em Nova York. Na verdade, cada um tem um enorme respeito pelas habilidades de escrever do outro, então, mesmo que eu não tivesse trabalhado tão próximo dela na série original, teríamos tido muitas discussões nas convenções”, disse Gerrold.
O escritor revelou ter uma admiração muito grande por D. C. Fontana, uma vez que a considera uma das pessoas que mais conhece sobre Jornada. “Eu sempre estava certo em acatar a opinião dela, porque ninguém sabia mais sobre Jornada do que a Dorothy”, disse Gerrold, acrescentando que ela sempre dividia o sucesso com os colegas de trabalho. “Eu cheguei a escrever um livro sobre a franquia (“The World of Star Trek”). Então, quando havia um painel de debates com os fãs, se alguém perguntasse algo sobre o livro, ela dizia para dirigir a pergunta a mim, o que, na época, todos sentiram – e ainda sentem – como uma fiel e entusiasmada estima pela franquia”.
Uma continuação para a história de “The Trouble with Tribbles” na série original, era o desejo de Gerrold, mas que não foi adiante, porque o produtor na época (Fred Freiberger) mostrou desinteresse. Tempos depois, ele pôde ter sua história produzida num desenho animado. “Quando anunciaram que iriam fazer uma Série Animada, eles (do estúdio) estavam trazendo de volta todos os roteiristas da série original. Foi então que recebi um telefonema da Dorothy (que foi a editora e produtora da série)”, disse o escritor. “Ela me pediu para que eu fizesse um outro episódio de “The Trouble with Tribbles” e eu aceitei. Não havia muito o que fazer. Foi quase uma conclusão do episódio da Série Clássica. Gene Roddenberry e eu conversamos sobre essa história para uma terceira temporada da série original, mas isso não aconteceu por causa do Fred Freiberger (produtor executivo da terceira temporada). No entanto, Dorothy sabia que eu queria fazer um outro episódio dos pingos, então, quando ela começou na produção, me chamou”.
A respeito do episódio “More Troubles, More Tribbles”, da Série Animada, Gerrold achou que não foi exatamente como ele queria. “Eu achei que o episódio foi bom. Mas uma das coisas que senti sobre a história dos pingos, no desenho animado, foi que nunca fiquei totalmente feliz com a estrutura da história, porque foi como se eu ajustasse Cyrano Jones, os Klingons e os pingos de volta à proximidade. Então, a trama sempre pareceu forçada para mim. Mas eu a vi com uma perspectiva de tempo e distância. E aí, nesse ponto, gostei. Havia algumas linhas engraçadas. De modo que gostei muito desse trabalho”, finalizou o escritor.
A Série Animada foi lançada em DVD recentemente pela Paramount Home Entertainment, inclusive no Brasil. O box set apresenta 22 episódios legendados em português, com alguns extras, como comentários em áudio, inclusive do próprio Gerrold, sobre os episódios de sua criação “More Trouble, More Tribbles” e “Bem”.
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria