NY Times: Jornada XI terá aventuras de Kirk e Spock

Em mais uma entrevista com fins de promoção do filme Transformers, os roteiristas Robert Orci e Alex Kurtzman voltaram a comentar, juntamente com o produtor Damon Lindelof, um pouco mais sobre o novo filme de Jornada.

Falando ao site do New York Times, Orci comentou sobre o equilíbrio que procurou manter entre seu sentimento de fã e o de profissional ao fazer parte da produção do filme. “Você nunca pode ser apenas um fã aos olhos de outros fãs, porque você é também, de um certo modo, a organização. No entanto, eu sou você. Mas quando se é responsável por todas as suas decisões, inevitavelmente não se pode contentar a todos”, justificou.

“Alex e Bob são geeks e não geeks (gíria para alguém extremamente apaixonado por alguma coisa), ao mesmo tempo. Eles têm um tremendo respeito pela fonte do material da franquia”, disse o produtor Lindelof a respeito dos roteiristas. “Mas eles sabem que o estúdio os trouxe para que possam tornar Jornada compreensível para a audiência que não tem conhecimento de todo esse material”.

Lindelof acredita que o novo filme está bem servido nas mãos dos roteiristas, pois, para ele, ambos se completam. “É como conversar com um padre e um religioso fervoroso a respeito do catolicismo”, comparou o produtor. “A história está sendo criada por alguém que está ciente de todo o mistério de Jornada e por outro que está afastado há décadas do cânon”, disse, referindo-se a Orci como um fã devoto e a Kurtzman por ter deixado de acompanhar Jornada após o quarto filme no cinema.

Os roteristas comentaram também sobre a pressão que existe por parte do estúdio na produção de uma grande franquia. “O que é um pouco assustador”, revelou Kurtzman acrescentando, “Enquanto estávamos fazendo o script, eles enviavam um pôster com a data do seu lançamento. Nós não tínhamos ainda visualizado o roteiro”.

“Nunca tivemos um pôster lançado antes de o roteiro ficar pronto. Que pressão!”, exclamou Orci.

O artigo do jornal acrescentou ainda o que parece ser uma confirmação de que a história do filme focará sobre as primeiras aventuras de Kirk e Spock. “Comparada a ‘Transformers’, Jornada tem quilômetros de cronologia estabelecida, acumulada por décadas. Assim sendo, Orci e Kurtzman devem ser cuidadosos em não adulterar ou contradizer o que foi dito. Mas eles dizem que como o foco do filme refere-se às primeiras aventuras do capitão Kirk e do Sr. Spock, eles podem evitar muitos desses riscos”, escreveu o artigo.

Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria