O site The Trades publicou uma entrevista com Lou Scheimer, o fundador da Filmation, companhia responsável pela série animada de Jornada. Veja abaixo alguns pontos mais importantes da entrevista, na qual Lou fala sobre a produção em cartoon da franquia.
A Filmation Studios, hoje extinta, foi produtora de vários desenhos animados nos anos 60, 70 e 80, como “She-Ra”, “He-Man”, “Trio Calafrio”, “Monstros Camaradas”, “Capitão Marvel”, entre outros. Com uma produção visual de baixo custo em animações televisivas, a empresa foi escolhida por Gene Roddenberry para fazer um desenho de Jornada. Conhecida como Jornada nas Estrelas: A Série Animada, o programa foi ao ar em 1973, com um total de duas temporadas, e a utilização das vozes de quase todo o elenco da série original.
A respeito da produção, Scheimer negou que tenha havido planos, na época, para se criar uma série direcionada somente aos adolescentes, com o retorno dos personagens ao tempo dos cadetes da Frota. “Isso foi apenas rumor. Na verdade, com as conversas sobre o assunto, eu e Gene nos tornamos muito próximos. Tudo o que ele queria era fazer sua série. Nós fizemos o máximo possível para ficarmos o mais próximos do que Jornada teria sido”, disse o produtor, acrescentando que Gene aproveitou a oportunidade para realizar um desenho animado com roteiros mais densos do que a média da série. “Era o único lugar em que Gene estava realmente envolvido. Criávamos os modelos e mostrávamos a ele o seu funcionamento, mas o que ele queria mesmo era estar envolvido com as histórias. Esse foi um dos motivos para eu ficar interessado no projeto, porque ninguém sabia disso melhor do que ele. Desse modo, ele viu que poderia fazer coisas com a série que não pôde fazer durante a Série Clássica, levando os personagens a qualquer lugar, fazendo qualquer coisa que quisesse, contanto que fosse fiel ao original”.
Após o cancelamento em sua terceira temporada, a série cresceu em popularidade, fazendo com que o estúdio da Paramount começasse a pensar em meios de trazer de volta a franquia. Para o produtor Scheimer, foi mais fácil vender para as redes de TV um desenho animado de uma marca já conhecida do que na época da criação do original, pois não foi preciso investir na promoção, enquanto que Gene, na época do lançamento da Série Clássica, teve de construir toda uma nova audiência.
Scheimer, no entanto, confessa ter falhado em tentar produzir um desenho que fosse atrativo a uma jovem audiência e ao mesmo tempo mantivesse a complexidade de suas histórias. “Eu diria que tentei não fazer da série um F-Troop (comédia satírica americana). Tentei fazer um trabalho com o pessoal da (série) original e construir uma jovem audiência. Não foi uma grande idéia, mas foi divertido”.
A série ganhou o Emmy de Melhor Programa Infantil em 1973. Mas para Scheimer, o rótulo de “infantil” não foi apropriado, uma vez que, em sua opinião, os episódios tinham histórias e conceitos endereçados a um público adolescente e adulto. “Nós conseguimos o prêmio Emmy para Jornada. Foi um absurdo, de um certo modo, porque não foi uma série infantil. Fizemos o mesmo tipo de histórias, com os mesmos tipos de conceitos, que foram produzidos para uma série passada no horário da noite. Mas foi a única série em que eu já trabalhei que conseguiu ganhar um Emmy. Eu não me lembro de recebido algum prêmio Emmy antes”, finalizou.
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria