Os fanfilms de Jornada nas Estrelas estão cada vez mais ganhando espaço na internet. Com produções bem trabalhadas, já não se parecem mais com as primeiras séries amadoras, feitas exclusivamente por fãs. Algumas dessas produções têm contado com a participação de vários profissionais da área, além de atores e atrizes que já fizeram parte de alguma série ou filme oficial.
Enquanto aguarmos o lançamento do mais badalado filme de produção independente “Of Gods and Men” (com direção de Tim Russ), o site da série New Voyages anunciou para o dia 23 de agosto o lançamento do seu mais novo episódio, “World Enough And Time”, tendo a participação dos atores George Takei (Sulu) e Grace Lee Whitney (Brand).
No mesmo dia em que será disponibilizado para download, haverá uma apresentação do episódio, que se realizará no teatro de Beverly Hills. O evento terá a presença de George Takei, do diretor Marc Zicree e de James Cawley, produtor da série e poderá ser visto pelo sistema live streaming (transmissão ao vivo pela internet). Essa é a primeira vez que um fanfilm terá um cerimonial de apresentação de um de seus episódios.
O produtor e ator James Cawley acredita que o episódio seja o melhor já produzido pela série, “tudo empalidece em comparação a ele”, disse o produtor, orgulhoso. Além da atuação de atores consagrados, Cawley disse que a equipe tentou levar todos os elementos da produção para o lado profissional e sente que esse trabalho pode significar mais do que um filme tipicamente amador, uma vez que será capaz de manter-se, em qualidade, ao lado da série original.
Mas a produção de New Voyages não pára por aí. Seu próximo episódio, “Blood and Fire”, está em fase final de filmagens, tendo como roteirista e diretor David Gerrold (autor de The Trouble With Tribbles) e a participação da atriz Denise Crosby (Tasha Yar) e do ator Bill Blair, que já interpretou vários aliens em Jornada, “Babylon 5” e outros. A mais nova aventura da série ainda não tem previsão de lançamento.
Além de New Voyages, outro fanfilme que tem pretensões mais ambiciosas é Hidden Frontier. Em entrevista ao The Los Angeles Times, o produtor executivo da série Rob Caves disse que existe muita determinação da equipe para pôr esse trabalho em andamento e que eles querem manter, com responsabilidade, novas e interessantes histórias.
A série situa-se no século vinte e quatro, período após a guerra contra o Dominion e cujo foco refere-se a personagens de A Nova Geração e Deep Space Nine que, embora mostrados nas séries, foram pouco explorados, como a tenente Shelby (The Best of Both Worlds).
Conhecido como um dos primeiros fanfilms de Jornada a serem lançados pela internet, Hidden Frontier, embora não seja uma série de aspecto mais profissional, é conhecida como aquela que tem muito coração, segundo o artigo do jornal Los Angeles Times. Ela foi a pioneira em trazer debates sobre temas nunca antes apresentados na franquia, como, por exemplo, o relacionamento homossexual entre tripulantes. Para Cave não é nada fácil produzir uma série, mesmo que seja amadora. “Muitas pessoas dizem que quererem produzir um fanfilm, mas existe muito trabalho envolvido, e noventa e nove por cento delas não passam da idéia”, explicou Cave, acrescentando que, para economizar orçamento com vestuário, algumas cenas foram aproveitadas de locais de reuniões de fãs que vestem uniformes, como o clube Klingon.
Desde que o seu primeiro episódio ficou disponível para download, Cave e sua equipe já completaram 50 histórias. Segundo revelou o produtor, a série irá durar apenas mais um ano, uma vez que eles têm planos para o começo de uma nova produção, que se chamará, a princípio, Star Trek: Odyssey.
Outra novidade que está chegando por aí para os fãs de Jornada é a série Star Trek: Dark Armada, o mais novo fanfilm em produção. Com previsão para lançamento do seu episódio piloto “Nightfall” para 2008, a série de origem holandesa e belga, contará com a participação especial dos atores Dwight Schultz (tenente Barclay) e Kurt Carley (West Wing).”Eu estou muito contente em fazer parte deste projeto e pela oportunidade de retornar ao mundo de Jornada”, disse Carley que já interpretou o personagem Christopher Pike em New Voyages.
Fonte: The Trek Movie
Edição: Nívea Doria