Após ser anunciado oficialmente como o primeiro nome que formará o elenco do filme Jornada nas Estrelas, o ator Zachary Quinto concedeu suas primeiras entrevistas aos sites The Trek Movie, IESB e SciFi Wire . Apresentamos aqui os pontos mais importantes de seus comentários.
Ao site The TrekMovie, Quinto contou como se deu sua contratação, o que espera da franquia e sua expectativa em trabalhar com Leonard Nimoy. “Meu primeiro encontro foi no dia 15 de abril, quando eu deixei o país por quase dois meses. Após retornar, me encontrei com J.J.Abrams em 05 de junho e eles me ofereceram o personagem, de modo que foi tudo muito espremido”, comentou Quinto, dizendo ainda não saber se havia outros atores interessados em fazer o mesmo personagem. “Eu não sei realmente. O fato é que eu sou o primeiro a estar no elenco deles, o que sugere que eu tenha vindo relativamente cedo (considerando que as filmagens só ocorrerão em novembro)”.
Perguntado se obteve alguma ajuda do ator Greg Grunberg e da direção da série Heroes ao ser escolhido para o papel, respondeu. “Eu não sei realmente, mas estou certo que Greg e Abrams tiveram uma conversa sobre isso. Tenho certeza de que Greg me ajudou na referência ao personagem. Tenho minha gratidão para com ele pela força que me deu nesse processo e estendo a todos da equipe de ‘Heroes’. O fato é que Tim Kring, Dennis Hammer e Allan Arkush, os produtores da série, estiveram por trás dessa idéia desde o início dos rumores. Tim e eu tivemos uma conversa em Paris, há alguns meses, e ele me disse que estava por trás desse esforço, e essa foi uma das razões por estar tudo isso acontecendo comigo”.
Sobre sua afinidade com Jornada comentou. “Quanto a ser fã, isso é muito limitado. Eu estou familiarizado com a série, certamente já assisti aos episódios e vi os filmes. Mas sempre estive interessado na franquia perifericamente. Nunca, na verdade, me envolvi profundamente na mitologia dela, que é a parte que me excita para fazer esse filme e ser parte dessa re-imaginação da franquia”.
A respeito do seu interesse em fazer o personagem Spock. “O interesse veio da complexidade do personagem. As experiências que eu tive pessoalmente e profissionalmente, nestes poucos anos, me levaram ao ponto em que me sinto como que identificado com muitos dos aspectos do que este personagem está trazendo em termos de estrutura do filme, a estrutura que Alex e Bob criaram. Assim, foi realmente de onde veio esse interesse, quando descobri que eles estavam fazendo esse projeto. E também aprender muito com esse trabalho. Tornar-se parte de algo que está tão inserido na história e é tão icônico, que seguir esse caminho será uma honra”.
O ator, que obviamente já leu o roteiro, comentou um pouco do que achou da história, embora sem entrar em detalhes. “Realmente é uma excitante imaginação do gênesis desses personagens e suas convergências. Eu me senti inspirado por eles (roteiristas) e toda a sua equipe criativa. Eu não tenho liberdade para discutir sobre a história do filme, mas existe humanidade nela. Existe definitivamente uma honestidade que eu creio que as pessoas serão realmente atraídas mesmo sendo grandes fãs da série ou não”.
Com relação à possibilidade do ator William Shatner estar no filme, comentou Zachary. “Estou de total acordo com o Abrams. Sinto que é o melhor para o filme. Bill Shatner é um ator maravilhoso e é o responsável pelo sucesso desta franquia em seus 40 anos, tanto quanto qualquer um que já tenha feito parte dela. Então se isso dá certo organicamente, atende a história, e resulta num filme melhor, então eu devo estar excitado e honrado em encontrar-me com ele”.
Quinto também comentou sobre o que acha de trabalhar ao lado de Leonard Nimoy. ”O que me excita tanto quanto trabalhar com Abrams, Lindelof, Orci e Kurtzman será trabalhar com Nimoy e me familiarizar com ele, como pessoa. Aprender como esta experiência afetou sua vida. Acho que ele é incrivelmente sensível e um artista profundo, não apenas como ator. Creio que essa sua experiência teve muito a ver com a formação do personagem. Sinto-me verdadeiramente honrado e humilde em experimentar esse trabalho com ele. Isso será um presente”.
Já ao site IESB, o ator do jovem Spock disse achar Jornada muito complexa em termos teatrais e que ela tem muito do estilo shakespereano. “Sinto que tenho muito a aprender sobre a mitologia da franquia e o vocabulário dessa mitologia. É muito shakespeareano para mim. Eu achei Jornada um mundo muito dramático e exultante. Eu estudei Shakespeare por muitos anos na escola e me sinto atraído por este nível de mitologia. De modo que eu estou animado para estar absorvido nela. Tenho quatro meses antes de nós começarmos as filmagens, então farei muita leitura, muita pesquisa sobre o contexto do mundo em que nós estamos entrando. Estou estimulado a ser parte disso”.
Quanto ao personagem que irá interpretar, Quinto deu algumas dicas a respeito da formação da personalidade do jovem vulcano. “Creio que isso será grande parte da jornada interior do personagem. Você o encontrará num tempo de sua vida onde ele provavelmente não será tão firme em suas atitudes. Uma das concepções erradas que eu tinha era de que os vulcanos não possuíam emoções, mas os vulcanos escolheram não mostrar o seu lado emocional. Acho que isso será algo realmente interessante de explorar, visto que ele é metade humano, metade vulcano”.
Ao site SciFi Wire, Zachary Quinto negou que estaria criando um novo Spock, diferente do que já foi apresentado, em termos de personalidade e comportamento. “Eu tive uma conversa com o J.J. (Abrams) sobre esse começo de vida do personagem e não sobre recriar alguma coisa. O filme será sobre a reimaginação de Jornada. E sinto que farei o personagem do meu modo. Não sei o que será ainda, mas esse é o meu processo. Nós entenderemos isso com o tempo”, finalizou.
Fonte: TrekWeb, The Trek Movie
Edição: Nívea Doria