O ator da Série Clássica e da série “Heroes”, George Takei (Sulu), ficará imortalizado por ter o seu nome eternamente fixado na classificação de um asteróide que orbita entre Marte e Júpiter.
O Comitê que estuda a nomeclatura de pequenos corpos celestes para a International Astronomical Union aprovou o nome “7307 Takei” para o asteróide inicialmente batizado de 1994 GT9.
A referência do asteróide Takei será usada pela comunidade científica para identificar o menor corpo no espaço, até agora. “Eu me sinto honrado”, disse o ator a Associated Press. “Na verdade estou sendo transportado pelas galáxias, ao saber que meu nome foi escolhido para um objeto astronômico em nosso sistema solar. Eu ainda não assimilei isso”, brincou Takei.
O asteróide 7307 Takei que possui oito kilômetros de diâmetro, embora tenha sido descoberto por dois astrônomos japoneses, em 1994, foi de um astrônomo de Massachusetts, Tom H. Burbine, a sugestão para o nome. O professor Burbine explicou porque da escolha do ator. “Jornada nas Estrelas esteve presente durante toda a minha infância. Uma das grandes razões de meu interesse por astronomia é meu amor pela franquia. Eu me tornei um fâ de George Takei desde sua presença no show de Howard Stern (programa de entrevistas estilo Jô Soares). Imaginei que um belo modo de honrá-lo seria dar o seu nome ao asteróide, que ficará para toda a eternidade”, comentou o astrônomo.
Takei não foi a única celebridade da franquia a ter o seu nome dado a um corpo celeste. O criador da série Gene Roddenberry teve o seu nome fixado no asteróide “4659 Roddenberry”, assim como a atriz Nichelle Nichols (Uhura) ao “68410 Nichols”.
Fontes: SciFi Wire e The TrekMovie
Edição: Nívea Doria