Frakes, Spiner e Sirtis comentam sobre Jornada XI

Durante as convenções Dragon.Con (Atlanta) e Creation Sci-Fi Convention (Sacramento), os convidados Jonathan Frakes (Riker), Marina Sirtis (Troi) e Brent Spiner (Data) relembraram um pouco os bastidores do filme Nêmesis, além de opinarem sobre o novo filme de Jornada. Veja abaixo alguns pontos mais importantes de seus comentários nas duas convenções.

Sobre Nêmesis, Spiner disse não ter contribuido para a história do filme e sim para a produção de algumas cenas. “A única coisa que eu realmente contribuí para o filme foram algumas seqüências de ação”, explicou o ator. “John Logan (roteirista) me chamava ocasionalmente e me perguntou uma vez como fazer os personagens saírem da nave. Eu sugeri que deveria lançá-los de uma nave para outra voando de dentro de uma. E ele achou isso genial”, comentou Spiner.

Mas nem todos do elenco tiveram boas relações com a produção. Marina Sirtis lamentou os desentendimentos que teve com o diretor durante as gravações. Lembrou Sirtis que ela chegou a ter uma pequena discussão com Stuart Baird (diretor) quando ele pediu para que ela tirasse os sapatos de forma a não parecer mais alta que o ator Tom Hardy (Shinzon). No entanto, mais adiante, ele decidiu ter uma caixa de madeira para que ela pudesse subir para uma tomada. “Por que eu não poderia calçar os meus sapatos de volta?”, perguntou a atriz, o que deixou o diretor contrariado, encerrando a filmagem e dizendo que ela estava dificultando as coisas.

Marina lembrou ainda que o ator LeVar Burton (La Forge) também ficou aborrecido com o diretor, que o chamava constantemente de “Laverne” (e não LaForge), além de chamar o pessoal do elenco pelos nomes de seus personagens, o que contrariava a muitos. Por último Marina disse que Stuart não sabia absolutamente nada sobre Jornada e parecia mesmo não gostar da franquia.

Já com relação ao novo filme de Jornada, sob o comando de J. J. Abrams, Frakes disse. “Abrams, o cara que faz Lost, que é uma das minhas séries favoritas, é um escritor fabuloso e a franquia provavelmente está em boas mãos. Eu entendo que ele seja um fã de Jornada”.

Spiner defendeu a intenção de Abrams em fazer algo novo para a franquia. “Quando você ouve a idéia pela primeira vez, você imagina não querer outras pessoas interpretando esses personagens, mas quantos James Bond já tivemos? Eu creio que ninguém possa substituir Sean Connery (o primeiro ator a fazer 007), até que veio Tim Dalton”, argumentou o ator, que ganhou alguns aplausos e vaias.

Fontes: TrekWeb e The TrekMovie
Edição: Nívea Doria