O clássico episódio de A Nova Geração, “Yesterday’s Enterprise”, deu a chance para a atriz Denise Crosby de explorar a versão da tenente Tasha Yar mais profundamente do que havia feito antes, segundo palavras da própria atriz durante entrevistas recentes.
Em 1987, a atriz fez o teste para ser membro do elenco de A Nova Geração. Crosby foi inicialmente escalada para interpretar a conselheira Deanna Troi, enquanto sua colega Marina Sirtis interpretaria a chefe de segurança. Antes das filmagens de “Encounter at Farpoint”, Gene Roddenberry decidiu trocar os papéis e Crosby foi designada para interpretar Tasha Yar.
Durante a primeira temporada, a atriz se sentiu relegada a um segundo plano e que sua personagem não estava recebendo roteiros suficientes para ter mais tempo de tela na série. Assim, Crosby decidiu deixar Star Trek para trás e se concentrar em sua carreira no cinema, dando fim a Tasha Yar no episódio “Skin Of Evil”.
No entanto, Crosby não ficou totalmente afastada da franquia. Tasha Yar retornou à ponte da Enterprise dois anos depois de ter partido, para o episódio da 3ª temporada “Yesterday’s Enterprise“.
O episódio em especial, “Yesterday’s Enterprise” trouxe a redenção de Tasha, que, como o próprio episódio diz, morreu sem sentido na primeira tentativa. Crosby brinca com esta situação durante entrevista ao IGN:
Eu sempre faço essa piada sobre os contras e outras coisas: eu tive que morrer para conseguir um bom roteiro.
A triz lembra que, dois anos depois de sua saída da série, o produtor executivo Rick Berman ligou para sua casa, e do nada disse: ‘Temos esse episódio que traz Tasha de volta. Mas é muito bom o roteiro. Você vai ler?”. Incialmente, foi um choque já que ela nunca imaginou que isso aconteceria. Tempos depois lá estava Crosby de volta ao cenário de Star Trek.
A atriz descreveu como foi aquele momento mágico de pisar na ponte da Enterprise novamente:
Foi uma delícia. Foi uma surpresa tão linda que eu não poderia ter previsto voltar ao programa e quase redimi-la em muitos níveis. …É melhor do que eu pensava. É realmente bom. Não só a escrita é incrível, Whoopi [Goldberg] traz muito. Christopher McDonald é incrível. E Tricia O’Neil, que interpreta o Capitão Garrett. … Quer dizer, esses caras trazem. Todo mundo fica melhor quando você tem bons atores.
Sobre a caracterização de Yar no episódio, disse, durante o podcast The 7th Rule (via screenrant):
Você vê uma profundidade nela que é… você é capaz de compartilhar. Você sabe, não há muitos episódios na série na primeira temporada em que Tasha esteja contemplando esse tipo de ideias profundas – a autoestima, propósito. Ela é reacionária, está fazendo seu trabalho, está cuidando dos negócios, mas neste episódio, isso lhe dá tempo para refletir e fazer perguntas profundas a si mesma. E os escritores permitem que essas respostas apareçam e que abordemos isso.
Essa profundidade da personagem, segundo Denise Crosby, surgiu durante seu processo de teste para A Nova Geração, no qual ela leu uma cena que nunca apareceu na série, embora mostrasse uma complexidade que a animou a aceitar o papel:
Você sabe, eu mencionei antes que minha peça de teste foi uma peça muito, muito bem escrita para os personagens de Troi e Tasha que nunca foi – É quase como se elas me atraíssem, sabe? Esse foi o atrativo que eles acenaram e disseram que era isso que ia ser, mas, então, o show não foi isso. Eles nunca tiveram uma cena perto disso.
Crosby retornaria mais algumas vezes como convidada especial, fazendo o papel de uma romulana filha de Tasha Yar, Sela, nos episódios “Redemption I e II“, “Unification II“, além de dar voz em “The Mind’s Eye“ e uma última aparição no episódio final “All Good Things…“.
Apesar de reafirmar que não se arrepende de ter deixado o programa, a atriz acredita que se tivesse continuado talvez a história de Tasha Yar teria sido diferente:
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:Ninguém tem bola de cristal. Se eu soubesse o que estava por vir e que talvez com Michael Piller poderíamos ter entrado lá e poderíamos ter feito algo com esse personagem.
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok