Star Trek Expeditions, um dos mais esperados jogos de memória baseado em Jornada, estará disponível a partir de junho no mercado americano. Projetado em 2002 pela Wizkidz, Expeditions é um jogo de tabuleiro definido no universo de J.J. Abrams, tendo de 1 a 4 jogadores assumindo o papel de Kirk, Spock, McCoy e Uhura. Leia a seguir para obter detalhes adicionais.
O jogo situa-se no ano 2259, com a viagem da Enterprise para um planeta, Nibia, que recentemente solicitou à Federação dos Planetas Unidos sua adesão. Só que, quando Kirk e a tripulação chegam a Nibia, eles descobrem que há uma nave Klingon, tipo Battle Cruiser em órbita, que a guerra civil é iminente e o presidente do planeta está repensando sobre seu pedido de adesão a UFP. Assim é a missão da tripulação, acabar com a guerra civil, lidar com os Klingons, e convencer Nibia a se juntar à Federação. Ah, e você só tem 30 dias – cada dia é uma volta, ou então chegará uma frota de guerra Klingon, em breve, e isso o obrigará a se retirar (ou, no jargão do jogo: perder). E, tal como na vida, as escolhas que você faz no jogo, junto com a forma como você iterage com outros membros da equipe / jogadores, terá impacto sobre o resultado da missão.
Entre os conteúdos de Star Trek Expeditions estão seis altamente detalhadas, miniaturas totalmente pintadas dos personagens e naves, um jogo de tabuleiro, 14 cartões Stardate, 42 cartões Energize, 21 cartões Diário do Capitão, 25 cartões Diário Suplementar do Capitão, 15 regulares e cinco Major Discovery Tokens, um Score Tracker (para monitorar o progresso), quatro cartões Away Team, quatro cartões Turn Order e três dados personalizados.
Explicando como Star Trek Expeditions difere dos outros jogos é a maneira que foi projetado ao longo dos anos, Knizia disse, “jogos de tabuleiro cooperativos ainda são um gênero relativamente novo, que começou com o grande Senhor dos Anéis do jogo em 2000. Há ainda muitos aspectos interessantes para explorar neste gênero. Para mim, o único aspecto realmente novo que se destaca em jogo de tabuleiro de Star Trek é o desenvolvimento da trama. Temos uma grande variedade de cartões de diferentes parcelas relativas aos três desafios centrais, a crise política em torno dos Klingons, a crise militar provocada pelos rebeldes, e a crise energética com o quebra-cabeça científico do dilithium. Dependendo do jogo de eventos e atividades dos jogadores, essas tramas se ramificam de forma diferente e podem levar a uma variedade de diferentes eventos, trazendo novos desafios e novas filiais ainda para as linhas do enredo. Para terem sucesso, os jogadores precisam se manter à frente dos eventos e garantir que as várias tramas se desenvolvam em seu favor. Fácil de dizer, com as três linhas de enredo avançando simultaneamente, e a Enterprise, sob o ataque dos Klingons.”
Outra novidade da Wizkids é “Star Trek Star Fleet Battles”, de Mike Elliott e Ethan Pasternak também tem seu lançamento marcado para 2011. O jogo apresenta cerca de 20 naves e é jogado em um tabuleiro com tiles hexagonais, o que gera inúmeras possibilidades variações de tabuleiro. O jogo será vendido a partir do segundo semestre de 2011 de forma não-randômica (você escolhe quais peças deseja ou não comprar, ao contrário do formato booster, em que as peças são aleatórias).
Star Trek Star Fleet Battles incluirá:
24 Minis de Naves (12 federação, 12 Klingon)
24 Cartas com os dados das naves
50 Tiles de cenário da Galáxia
200 Cartas de Comando(100 Federação, 100 Klingon)
50 Encounter Cards
76 Mission Cards
Fonte: Star Trek.com e Zona Negativa