O roteirista Roberto Orci juntou-se com o diretor Jon Favreau num painel sobre o filme Cowboys and Aliens na convenção WonderCon, em San Francisco. Na oportunidade, não poderia deixar de comentar um pouco sobre a continuação de Star Trek, dizendo que gosta de ouvir a opinião dos fãs, e também sente que a história vai ser mais “ousada”. Mais detalhes a seguir.
O produtor e co-roteirista Roberto Orci disse, durante sua participação no Wondercon, ao BoxOffice Magazine, que gosta de interagir com os fãs de Jornada para acompanhar seus comentários. “Porque eu vejo o que os fãs pensam online, muito sobre Jornada, é uma sequência que você pode verdadeiramente dizer que os fãs são consultores. Agora eles sabem exatamente o que o primeiro filme foi, e qualquer um deles poderia sair agora e gerar um par de idéias para o que esta história poderia ser. Portanto, é um divertido jogo de adivinhação, e você começa a incorporar algumas das queixas; você não pode simplesmente respondê-los, mas ser a voz deles no filme. Eu gosto disso – Gosto de ver o que as pessoas dizem, mesmo que seja super desagradável.”
Orci cita um exemplo de que a crítica dos fãs pode ter repercussão na equipe, “Bem, algumas pessoas acharam sobre Kirk: ele tornou-se um capitão muito rápido? É fácil pensar assim, bem, vamos olhar por um lugar na história – sem revelar nada na história – onde alguém pode olhá-lo de lado e dizer, “você com certeza tornou-se capitão rápido!” E para ninguém dizer que, se faremos ou não, isso é apenas um exemplo, eu não estou dizendo se com certeza nós vamos fazer isso, você pode fazer esses tipos de coisas e de repente a sua crítica faz parte do filme, é uma espécie de divertimento, se você é um fã, para ver se incorporou.”
Orci acredita que a equipe foi mais audaciosa na criação da próxima história de Star Trek. “Eu acho que nós conseguimos ser um pouco mais ousados, com o tema”, disse o escritor, “O primeiro … foi uma espécie de Star Trek Zero – como tudo começou. Agora, eles estão todos juntos desde o início, e agora estão todos indo a frente, eu acho que o tema é diferente e potencialmente mais desafiador do que eles se conhecerem e enfrentaram esse tipo de força da natureza no Nero. Assim, o tema da família vai ser algo maravilhoso para explorar, já que você não conseguiu no primeiro filme”.
Ao ComingSoon, Orci reconhece que houve outros problemas com o projeto que não se coadunou com os fãs e espera que a sequência possa oferecer uma oportunidade para corrigir alguns deles e cita o exemplo da fábrica de cerveja que foi cenário para a engenharia da USS Enterprise. “Eles (fãs) queriam mais tempo do personagem com todo mundo”, acrescenta ele, “e, porque era uma história de origem de ‘Jornada’, todos tinham que entrar em um determinado ponto. Agora todo mundo vai estar lá desde o início, então eles vão conseguir. Todos odiaram a engenharia com certeza. Pensaram que parecia uma cervejaria, que foi. Vou passar isso para J.J. [Abrams] e ver o que ele diz.”
Mesmo que o primeiro rascunho do roteiro esteja completo, não significa que não poderá haver mudanças na história ao longo das gravações, “Nós estaremos trabalhando e aprimorando essa história através das filmagens”, disse, “Desta vez não temos uma greve, por isso vamos realmente ser capazes de mudar as coisas no cenário. No último filme, nós entregamos o roteiro e foi isso. Você não podia mudar uma palavra. Neste parece que temos todo o tempo do mundo.”
Para o Collider.com, Orci também comentou rapidamente sobre o script.
Onde vocês estão em Star Trek 2?
“Eu ouvi que eles querem filmar no outono (setembro a dezembro). Estaremos prontos, se quiserem. Estamos no meio da escrita e espero que seja rodado em poucos meses.”
Vocês estão prestes a terminá-lo? Você está apenas fazendo pequenos ajustes?
“Nós nunca terminamos. Você sabe, nunca está pronto. Não está pronto até que esteja projetando no cinema.”
Eu ouvi que J.J. vai voltar [a dirigir]. Intuição, ou você acha que ele vai voltar?
“Eu desafio J.J. a voltar. Eu te desafio J.J. Você está me ouvindo? Star Trek!”