Após vários dias consecutivos de negociações, o Writers Guild of America (sindicato dos roteiristas) e o grupo AMPTP, que representa os estúdios e streamers, chegaram a um acordo provisório sobre um novo contrato, que pode determinar o fim de uma greve que já dura mais de quatro meses.
Mas outra parte de Hollywood permanece paralisada: dezenas de milhares de atores continuam em greve. No entanto, o sindicato dos atores (SAG-AFTRA) deverá iniciar negociações com a AMPTP dentro de alguns dias.
Os escritores vinham defendendo maiores compensações para seus trabalhos no streaming por meio de pisos salariais mais elevados, regulamentação de mini-salas e resíduos vinculados à realização de suas séries. Nos próximos dias, os membros do sindicato votarão se aceitam o acordo, para que seja ratificado.
No caso de Star Trek, o acordo provisório com a WGA poderia resultar na retomada de alguns trabalhos nas séries live-action. Mas, nenhuma produção poderá começar efetivamente até que a greve dos atores seja resolvida.
Falando ao site TrekMovie durante a campanha “United We Trek” na Paramount Pictures, em Hollywood, a atriz Michelle Hurd (Raffi Musiker de Picard) disse:
Eles precisam chegar a um acordo com a WGA. E eu tenho fé e esperança de que quando eles chegarem a esse acordo, eles irão direto para a próxima mesa conosco e farão um acordo. E desde que todos joguem bem e de forma limpa, esta greve pode acabar.
Com o fim da greve dos roteiristas, produções em andamento como a segunda temporada de Strange New Worlds, poderão ter os roteiros finalizados para início de uma pré-produção, ficando a espera do retorno dos atores ao trabalho.
Quanto a Discovery, a produção da quinta temporada foi concluída no final de 2022, faltando apenas o Paramount+ definir uma data de lançamento, que deverá ser início de 2024. Provavelmente o estúdio irá esperar pelo fim da greve dos atores para que possam participar da publicidade da última temporada da série.
Já produções que estão no início do seu desenvolvimento como a Seção 31 e Academia da Frota, sofreram significativos atrasos devido às greves. Segundo informações do TrekMovie, a Seção 31 parece ter finalizado um roteiro, antes da greve, mas não foram realizados testes de elenco, e não se sabe quando isso ocorrerá. Quando a greve começou, a sala dos roteiristas da série Academia da Frota ainda estava trabalhando na elaboração dos roteiros da primeira temporada, e esse trabalho poderia ser retomado. Mas não há sinalização se ocorrerá após o fim da greve.
As produções animadas estão sob o contrato da TAG (The Animation Guild), então a escrita continuou. Mesmo que o trabalho de voz seja permitido pelo contrato da TAG, a gravação da 5ª temporada de Lower Decks não deve começar antes do término da greve dos atores. O trabalho de escrita e voz para a segunda temporada de Prodigy continuou normalmente, a produção ainda procura um novo lar de streaming para as suas temporadas.
Star Trek é uma das principais franquias do Paramount+, mas um acordo com os roteiristas e atores pode levar a empresa a reavaliar alguns projetos da franquia.
Continue acompanhando o TB para ficar sempre atualizado com as notícias sobre Star Trek.
Fonte: TrekMovie, The Hollywood Reporter
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok