A Fronteira Final tem um novo início no sábado!

Neste sábado, a fronteira final tem um novo início. O canal AXN estréia a exibição da mais nova série de Jornada, Enterprise. Como aperitivo para a premiére de “Broken Bow” no Brasil, os fãs terão nada menos que três episódios inéditos de Jornada. Começamos com o excelente “Rightful Heir”, da Nova Geração, passamos pela comédia Ferengi “Family Business”, de Deep Space Nine, e fechamos com “Distant Origin”, de Voyager. Confira tudo sobre as quatro Jornadas Inéditas.

 

 

“Rightful Heir”
(“Legítimo Herdeiro”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 149
Exibição nos EUA: 17/05/1993
Data Estelar: 46852.2.

sábado, 15h


Sinopse:

Worf parte em uma jornada espiritual, para buscar suas verdadeiras crenças Klingons. Para reavivá-las, ele acaba encontrando ninguém menos que o legendário pai do modo de vida Klingon, Kahless, que deveria estar morto há milhares de anos…

 

 

 

Notas:

Gowron, intepretado por Robert O’Reilly, volta a participar da série, algo que não acontecia desde a segunda parte de “Redemption”, no início da quinta temporada.

A idéia de trazer de volta Kahless, o “Jesus Cristo” Klingon, foi baseada em parte nas idéias do filme “Jurassic Park”, segundo o escritor James Brooks.

 

 

 

 

 

 


Elenco Convidado:

Alan Oppenheimer como Koroth
Norman Snow como Torin
Charles Esten como Divok
Robert O’Reilly como Gowron
Kevin Conway como Kahless

 

História de James E. Brooks
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Winrich Kolbe

 

 

“Family Business”
(“Negócios de Família”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 069
Exibição nos EUA: 15/05/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 16h


Sinopse:

Quark é levado ao planeta natal dos Ferengis (que aparece pela primeira vez em Jornada) para responder a acusações feitas contra sua mãe, tais como obter lucros e usar roupas, ambas proibidas pelas leis Ferengis. Neste episódio Ben Sisko conhece a sua futura esposa, a capitã Yates.

 

 

 

 


Notas:

Primeira aparição da mãe de Quark (com a sua primeira atriz, Andrea Martin) e do planeta natal Ferengi na história de Jornada.

Estréia de Jefrey Combs como o personagem Ferengi Brunt, que ele interpretaria até o penúltimo episódio da série.

Estréia de Penny Johnson como a capitã Kasidy Danielle Yates, que retornaria até o último episódio da série.

 

 

Elenco Convidado:

Penny Johnson como a capitã Kasidy Danielle Yates
Max Grodénchik como Rom
Jeffrey Combs como Brunt
Andrea Martin como Ishka
Mel Green como o secretário


Escrito por Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Direção de René Auberjonois

 

 

“Distant Origin”
(“Origem Distante”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 65
Exibição nos EUA: 30/04/1997
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h


Sinopse:

Um cientista acredita que sua raça é a origem dos seres humanóides e, ao descobrir a Voyager, encontra evidências de que seu povo tem uma origem distante e que chegou ao quadrante Delta após um longo período de imigração. Acusado de heresia, acaba pondo em risco a sua vida e a da tripulação…

 

Notas:

Henry Woronicz interpretou J’Dan em “The Drumhead”, do quarto ano de A Nova Geração, e voltou a aparecer em Voyager como Quarren, no episódio “Living Witness”, do quarto ano.

Christopher Liam Moore volta a aparecer em Voyager como um membro dos Varros, no episódio “The Disease”, da quinta temporada.

Marshall Teague já teve outras experiências na ficção científica. Interpretou três personagens diferentes em “Babylon 5” e atuou em “Crusade”, “Sliders” e “Stargate SG-1”.

 

 

 

 

 


Elenco Convidado:

Henry Woronicz como Gegen
Christopher Liam Moore como Veer
Marshall Teague como Hulak
Concetta Tomei como Odala

 


Escrito por Brannon Braga & Joe Menosky
Direção de David Livingston

 


“Broken Bow”
(“Broken Bow”)
Enterprise
1ª temporada

Episódio 001
Exibição nos EUA: 26/09/2001
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 21h


Sinopse:

Cem anos antes da missão de Kirk e Spock, a Enterprise (NX-01) precisa ser lançada às pressas para devolver um Klingon que se acidentou na Terra depois de ser perseguido pelos Sulibans, uma raça artificialmente melhorada com engenharia genética.

 

 

 

Notas:

As filmagens do piloto começaram em 14 de maio, com uma semana de atraso, e foram até 19 de junho de 2001. Entre as locações, estavam o Centro de Processamento de Esgoto Hyperion, em Los Angeles (22, 23 e 24 de maio) e a praia Westward, em Malibu (30 de maio).

Segundo algumas fontes, o episódio duplo teria consumido, sem contar os gastos com a montagem dos cenários fixos da Enterprise, cerca de US$ 10-15 milhões, fazendo deste o piloto mais caro da história de Jornada nas Estrelas.

O episódio é o primeiro de Jornada a ser filmado em câmera digital, ou seja, sem a existência de filme ou película para registrar as imagens, que são registradas diretamente em um disco rígido.

Conheça os personagens principais do piloto, e veja as homenagens à série original de Jornada, com os almirantes Forrest (DeForest Kelley) e Leonard (Nimoy) e o comandante Williams (William Shatner), além do Vulcano Tos (a sigla, em inglês, para a Série Clássica é TOS, The Original Series). Além deles, o roteirista Ronald D. Moore foi mencionado, ao dar nome ao fazendeiro que fere o Klingon na Terra.

Silik: Fim dos 30 anos, começo dos 40. Alienígena. Fisicamente ágil. Um dos líderes dos Suliban, uma espécie mortal obcecada com melhoramentos genéticos. Nosso vilão. (recorrente)

Almirante Forrest: Humano. Entre 50 e 60 anos. Um militar de carreira que possui o maior posto na Frota. Ele aprecia o capitão Archer e o escolheu pessoalmente para comandar a Enterprise.

Almirante Leonard: Humano. Entre 40 e 50 anos. Um oficial de alta patente na Frota que serve diretamente sob o almirante Forrest.

Comandante Williams: Humano. 50 anos. Um temperamental oficial da Frota que serve como adido do almirante Forrest.

Embaixador Soval: Vulcano. Entre 60 e 70 anos. Um sábio e arrogante diplomata que tem pouca paciência com o capitão Archer.

Tos: Vulcano. 50 anos. Assistente do embaixador Soval. Ele compartilha o desdém de Soval para com a cultura humana.

Fazendeiro Moore: Cerca de 30 anos. O primeiro humano a conhecer (e a atirar em) um Klingon, o guerreiro Klaang, que irrompeu em sua plantação enquanto fugia dos Sulibans.

A tradição de ter um personagem antigo dando a partida em uma nova série de Jornada continua. Desta vez é Zefram Cochrane (interpretado por James Cromwell) quem faz uma aparição. Ele já havia aparecido no filme “Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato”.

Aparentemente, o roteiro e o nome do episódio foram inspirados por um filme de faroeste dos anos 50, chamado “Broken Arrow”. Outra explicação para o nome, “Broken Bow”, vem do fato de a cidade onde o Klingon se choca se chamar Broken Bow, no Estado de Oklahoma, EUA.

O episódio se passa principalmente em 2151, mas tem flashbacks de 2121 e uma gravação de Zefram Cochrane feita em 2119.

O produtor-executivo Brannon Braga disse o seguinte do episódio: “Nosso piloto conta a história de uma tripulação que se reune pela primeira vez. A missão é simples: um Klingon caiu na Terra — nunca vimos um Klingon antes — e os Klingons o querem de volta. Temos de levá-los para casa ou haverá problemas com o Império Klingon. É um pouco como ‘O Resgate do Soldado Ryan’ — levar o Klingon para casa. No meio do caminho, descobrimos uma grande conspiração galáctica envolvendo uma nova e mortal espécie, chamada de Suliban.”

“Os Suliban”, conta Braga, “têm estranhas habilidades genéticas. Eles podem respirar no vácuo do espaço e correr pelos tetos e se camuflar como um polvo. Descobrimos que eles estão de algum modo em contato com o futuro distante, e que há uma situação chamada de Guerra Fria Temporal e há uma grande conspiração que também envolve os Klingons. Começamos a descobrir isso e é uma grande aventura.”

Dominic Keating também comentou sobre os Suliban. “Eles podem passar por qualquer fresta. Você sabe, eu nunca vi um deles, agora que parei para pensar nisso. Eu atirei em um ‘imaginário’ no planeta Rigel, enquanto resgatava o capitão, mas ele foi adicionado mais tarde como efeito especial, de modo que eu nunca vi um deles. Eles têm atores intepretando-os, mas suas habilidades são geradas por computador.”

A maquiagem dos Suliban foi criado pelo mago Michael Westmore, e é mais complicada do que pode parecer a princípio. “Foi interessante avançar com seu desenvolvimento porque a figura-base de pesquisa para a pele deles foi uma superfície gerada por computador, e tivemos de descobrir como duplicar essa superfície”, disse Westmore. “Há na verdade três diferentes camadas lá. Não são apenas pequenos pontos no topo de alguma coisa, há um baixo relevo, um médio relevo e um alto relevo.” Brannon Braga descreve como isso se traduz para a tela e para os personagens. “Os Suliban têm cavidades de pigmento, como os polvos têm em sua pele. Isso permite que eles não fiquem totalmente invisíveis, mas peguem a coloração do fundo. É uma camuflagem bem imperfeita. Os Suliban são carecas e têm uma textura bem estranha para a pele.”

Vaughn Armstrong teve oito outros papéis anteriores em Jornada, fazendo dele o ator mais versátil do franchise depois de James Doohan (que, além de interpretar Scotty, dublou mais de 60 personagens diferentes para a Série Clássica e a Série Animada). Apesar de estar no franchise desde o primeiro ano da Nova Geração (1988), Armstrong ganha seu primeiro papel como humano só agora, interpretando o almirante Forrest. Antes dele ele fez o Klingon Korris (“Hearf of Glory”, Nova Geração), o Cardassiano Gul Danar (“Past Prologue”, Deep Space Nine), o Romulano Telek R’Mor (“Eye of the Needle”, Voyager), o Cardassiano Seskal (em dois episódios de Deep Space Nine), o ex-Borg Two of Nine (“Survival Instinct”, Voyager), um capitão Vidiian (“Fury”, Voyager), um Hirogen-Alfa (“Flesh and Blood”, Voyager) e o Klingon Korath (“Endgame”, Voyager).

Thomas Kopache apareceu em “The Next Phase”, da Nova Geração, como o Romulano Mirok, em “Emergence”, Nova Geração, como um engenheiro, no filme “Generations”, como um oficial de comunicações, em “The Thaw”, Voyager, como Viorsa, e em dois episódios de Deep Space Nine, como pai de Kira Nerys, Kira Taban. Em “Broken Bow” ele faz o Vulcano Tos.

Gary Graham (Soval) também interpretou o Ocampa Tanis, no episódio “Cold Fire”, de Voyager.

O episódio foi musicado por Dennis McCarthy.

“Broken Bow” foi a segunda maior audiência da história da UPN, com 12,5 milhões de telespectadores. O único programa que teve audiência superior foi o piloto de Voyager, “Caretaker”, com 21 milhões.

Linda Park ganhou nas filmagens da segunda metade deste episódio o apelido de Sushi, depois que o diretor James Conway, enquanto passava instruções para coordenar a cena da fuga de Rigel X, chamou sua personagem, Hoshi Sato, de Sushi.

A novelização do episódio levou menos de uma semana, segundo a escritora Diane Carey. “As novelizações normalmente levam duas semanas, embora ‘Broken Bow’ tenha sido uma corrida de quatro dias. Eu não quero fazer isso muitas vezes! Minhas mãos ainda doem!”

O papel das dançarinas comedoras de borboletas de Rigel foi o primeiro grande trabalho em televisão das irmãs Klimaszewski. “Colocamos nossas habilidades em todas as diferentes formas de entretenimento. Enterprise nos dá a chance de aumentar ainda mais nossas habilidades, e estamos felizes que nossos esforços tenham nos levado a partilhar da história de Jornada.”

 

 

 

 

 

 


Elenco Convidado:

James Cromwell como Zefram Cochrane (não-creditado)
John Fleck como Silik
Melinda Clarke como Sarin
Tommy ‘Tiny’ Lister, Jr. como Klaang
Vaughn Armstrong como almirante Forrest
Jim Beaver como almirante Leonard
Mark Moses como Henry Archer
Gary Graham como Soval
Thomas Kopache como Tos
Jim Fitzpatrick como comandante Williams
James Horan como Figura Humanóide
Joseph Ruskin como Médico Suliban
Marty Davis como jovem Jonathan Archer
Van Epperson como alienígena
Ron King como fazendeiro Moore
Peter Henry Schroeder como Chanceler Klingon
Matt Williamson como membro do Conselho Klingon
Byron Thames como tripulante
Ricky Luna como Carlos
Jason Grant Smith como tripulante Fletcher
Chelsea Bond como mãe alienígena
Ethan Dampf como criança alienígena
Diane Klimaszewski como dançarina de borboleta
Elaine Klimaszewski como dançarina de borboleta

 

Escrito por Rick Berman & Brannon Braga
Direção de James Conway