O capitão Picard precisa dar uma de Bruce Willis para não deixar a Enterprise cair na mão de criminosos. Enquanto isso, Bashir acaba visitando seu próprio eu em um episódio exótico concebido por Joe Menosky. Já no quadrante Delta, o Doutor resolve dar uma de sr. Hyde e dr. Jekill, e Kes finalmente desiste de Neelix. Tudo isso, nas Jornadas Inéditas do fim de semana do USA!
“Starship Mine”
(“Gato e Rato”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 144
Exibição nos EUA: 29/03/1993
Data Estelar: 46682.4.
domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h
Sinopse:
A Enterprise pára em uma base estelar para fazer manutenção, e todos os tripulantes desembarcam, à exceção do capitão. Com a nave desprotegida, um grupo de terroristas tenta tomá-la à força. Só Picard poderá conter os criminosos, mas o tempo joga contra ele…
Notas:
Como já havia feito em “Pen Pals” (segunda temporada) e “The Loss” (quarta temporada), Picard aqui manifesta seu interesse por cavalos. A próxima vez em que ele irá tocar nesse assunto será no filme para cinema “Jornada nas Estrelas: Generations”, quando cavalga ao lado de James T. Kirk.
A cena mostrando a base Arkaria já havia sido utilizada em “Unnatural Selection” (segundo ano) e ainda será utilizada no último episódio desta temporada, “Descent”, que mostra o retorno dos Borgs. Nos três episódios ela representa estruturas diferentes.
A Bajoriana terrorista Kiros foi interpretada por Patricia Tallman, que trabalha nos episódios da série como dublê da atriz Gates McFadden.
Tim Russ, mais conhecido como o Tuvok de Voyager, participa deste episódio como o terrorista Devor. Russ também interpretou o Klingon T’Rul no episódio “Invasive Procedures” (DS9) e o próprio Tuvok do universo-mirror em Deep Space Nine.
Glenn Morshower, o terrorista Orton, pode ser visto, junto com Tim Russ, na ponte da Enterprise-B, em “Jornada nas Estrelas: Generations”.
Elenco Convidado:
David Spielberg como comandante Calvin “Hutch” Hutchinson
Marie Marshall como Kelsey
Tim Russ como Devor
Glenn Morshower como Orton
Tom Nibley como Neil
Tim de Zarn como Satler
Patricia Tallman como Kiros
Arlee Reed como o garçom
Alan Altshuld como Pomet
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador
Escrito por Morgan Gendel
Direção de Cliff Bole
“Distant Voices”
(“Vozes Distantes”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 064
Exibição nos EUA: 10/04/1995
Data Estelar: desconhecida.
domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h
Sinopse:
Bashir, a ponto de completar 30 anos, e Garak estão almoçando, quando Quark apresenta aos dois um alienígena que quer adquirir uma substância extremamente perigosa via o doutor. Bashir obviamente recusa. Mais tarde ele é atacado pelo alienígena em sua enfermaria e fica inconsciente. Quando acorda, ele encontra uma estação aparentemente deserta e com todos os sistemas falhando, ao mesmo tempo em que apresenta sinais de rápido envelhecimento.
Notas:
A história do episódio foi chamada originalmente de “Too Many Rooms” e foi criada por Joe Menoski, ainda vivendo na Europa na época. O conceito original não utilizava os demais personagens regulares na representação da mente de Bashir e o ângulo do simbolismo era muito mais extremo. Foi Ron Moore que sugeriu as modificações que possibilitaram o aproveitamento da história, especialmente levando em conta o orçamento da série. Então Wolfe e Behr escreveram o roteiro. Aliás, Bashir é o personagem com quem Wolfe mais se identifica.
El Fadil esteve em praticamente cada cena e teve um imenso trabalho de maquiagem (a “pior experiência da minha vida”, segundo o ator), que durava três horas por aplicação. Anos mais tarde ele declarou que ganhou um pagamento extra por não ter tido o descanso regular entre duas jornadas de trabalho consecutivas. E também pelo estouro de tempo de uma típica jornada de trabalho.
René Auberjonois usou o seu treinamento em mímica (sentando em uma almofada) na cena em que Odo aparece “se derretendo”. Na cena em que Bashir encontra Odo, Kira, O’Brien e Dax na sala de conferências, o diretor Alexander Singer teve grande cuidado em manter a cena interessante visualmente, utilizando a “câmera na mão” (uma steadycam não conseguiria fazer o serviço), manejada pelo próprio Jonathan West. Singer queria uma tomada única de toda a cena, mesmo que fosse editar um eventual close de Bashir na versão final. Ele conseguiu lá pela quinta tentativa. O diretor ficou tão orgulhoso com o resultado final que passou a usar a tomada em suas aulas de edição e direção.
West também fez coisas que nunca tinha feito antes, apagando todo o cenário (só deixando aceso os campos de estrelas que normalmente enfeitam as janelas voltadas para o espaço da estação) e acendendo elementos específicos para necessidade cada cena. Um procedimento extremamente demorado.
O episódio recebeu um prêmio Emmy de melhor maquiagem. O maquiador Michael Westmore acredita que a maquiagem final (envelhecida) de Bashir foi o que valeu o prêmio. Mas diz também que Altovar foi um alienígena bastante diferente do que ele já havia feito para qualquer série de Jornada. Outro milagre da maquiagem foi o cadáver de O’Brien, composto por uma máscara de Colm Meaney e aplicada em um manequim. Dennis McCarthy também tentou inovar na trilha sonora adicionando elementos de Ligeti (famoso compositor minimalista Húngaro).
Considerando acontecimentos posteriores da série (o fato de Bashir ser geneticamente aperfeiçoado e ter lutado com este fato por toda a sua vida), Altovar estava realmente certo quando disse que Bashir errou de propósito a questão de seu exame final, para não ser o primeiro da sua turma. Ver “Doctor Bashir, I Presume”, da quinta temporada da série, para mais detalhes desta questão.
Elenco Convidado:
Andrew Robinson como Garak
Victor Rivers como Altovar
Ann Gillespie como a enfermeira Jabara
Nicole Forester como uma garota Dabo
História de Joe Menosky
Roteiro de Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Direção de Alexander Singer
“Darkling”
(“Lado Negro”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 61
Exibição nos EUA: 19/02/1997
Data Estelar: 50693.2.
domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h
Sinopse:
O Doutor, como de costume, faz um novo upgrade em suas subrotinas. Mas algo dá errado e o holograma começa a apresentar um comportamento estranhamente agressivo, que pode ameaçar sua condição de tripulante da Voyager. Enquanto isso, Kes se apaixona por um alienígena.
Notas:
Neste episódio descobrimos que Kes e Neelix romperam com seu relacionamento.
O episódio conta com aparições de personalidades famosas, como Gandhi e lorde Byron.
Elenco Convidado:
David Lee Smith como Zahir
Stephen Davies como Nakahn
Noel de Souza como Ghandi
Christopher Clarke como lorde Byron
Sue Henley como alferes
História de Brannon Braga & Joe Menosky
Escrito por Joe Menosky
Direção de Alex Singer