Há três décadas, um sonho dos fãs de Star Trek se realizava: o esperado encontro entre os capitães Kirk e Picard. Mas se não ocorreu exatamente da maneira como os trekkers gostariam, Jornada nas Estrelas: Generations, lançado nos cinemas norte-americanos em 18 de novembro de 1994, foi um momento importante e se tornou um filme popular na cinessérie. A apresentação da USS Enterprise-B, a destruição da Enterprise-D (recentemente contornada em Star Trek: Picard), a morte de Kirk, o uso do chip de emoções por parte de Data, tudo isso impactou a mitologia de Star Trek.
No volume 29 da Coleção Trek Brasilis, Ivanildo Pereira trouxe uma matéria completa a respeito da produção do filme, desde a ideia original até a estreia. Você pode conferir aqui, em PDF, diretamente das páginas da CTB!
E é claro que, em se tratando dos anos 1990, no Brasil a coisa demorou. Com o título Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, foi programado pela distribuidora UIP para chegar aos cinemas em 31 de março de 1995, e só apareceu nas telonas em 7 de abril daquele ano, quase cinco meses depois da estreia nos Estados Unidos. Isso deu tempo para que a comunidade de fãs brasileiros preparasse muitos materiais sobre o longa, fornindo o esquecido trekker nacional de informações sobre a prometida aventura que um dia chegaria em nossas terras.
A editora Aleph lançou por aqui o livro com a novelização do filme. Escrito por J.M. Dillard, foi baseado no roteiro original e apresenta disparidades com o final visto em tela. Por outro lado, trouxe em suas páginas um material bem completo sobre os bastidores.
O fã-clube Frota Estelar Brasil cravou em sua revista Diário de Bordo nº 18 uma matéria sobre o filme, e você pode ler em PDF neste site. Já o histórico fanzine Trekker Report (saiba mais sobre ele aqui) preparou uma edição toda especial a respeito de Generations. Editada pelos irmãos Paulo e Fernando Maffia, pode ser lida também em PDF visitando esta página.
Além das publicações amadoras (no bom sentido!), o jornalismo profissional não deixou de entrar na onda de Star Trek, com a revista SET dando capa para o novo longa, e a revista Herói soltando uma publicação especial apenas sobre Generations.
O TB tem também um bom material sobre Generations, além do volume 29 da CTB. Em 2016 fizemos um Trek Brasilis ao Vivo sobre a produção, que você pode conferir abaixo, e em 2021 um Conversa de Bar Panorâmico, que você também pode assistir a seguir.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok