O veterano ator Anthony Tiran Todd, ou Tony Todd, morreu nesta quarta-feira em sua casa na Marina Del Rey, Califórnia, de acordo com sua esposa Fatima, conforme noticiado pelo The Hollywood Reporter. O ator tinha 69 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas diz que ele padecia de uma longa enfermidade.
Ele é mais conhecido na interpretação do assassino Candyman no filme de terror “O Mistério de Candyman” (1992), seguido por sequências da mesma franquia.
Todd apareceu no universo de Star Trek em 1990, como o Comandante Klingon Kurn, filho de Mogh e irmão de Worf, em episódios de A Nova Geração: “Sons of The Father“, “Redemption“, “Redemption II” e Deep Space Nine: “Sons of Mogh“.
Mas o ator não ficou apenas no Klingon de personagens Star Trek. Ele foi convidado a fazer diferentes papéis em episódios de Deep Space Nine e Voyager.
Em uma entrevista de 2010 para o StarTrek.com, o ator revela seu episódio especial na experiência com a franquia:
“The Visitor’ mudou minha vida, não apenas em termos de aparições em convenções, mas na época em que o episódio foi gravado, a Internet estava explodindo e lembro-me de ficar sentado por horas apenas me deleitando com o brilho do amor que estava sendo escrito sobre aquele único episódio.
Eles me enviaram o roteiro de “The Visitor”. Não era uma oferta completa, mas eles a enviaram para minha consideração e queriam que eu fosse vê-los. Então, foi o papel que me fez sair da cama (estava em depressão pela morte de sua mãe de criação), sair de casa e ir para o escritório dos produtores. Quando entrei, vi muitos atores que eu sentia que eram da idade e que eram pessoas que eu respeitava. Mas eu entrei e consegui. Então, essa foi uma espécie de homenagem à figura parental na minha vida que eu amava e estimava.
Todd também participou de games baseados em Star Trek. Ele reprisou seu papel como Kurn dando voz ao personagem no videogame Star Trek: The Next Generation: Klingon Honor Guard de 1998. Em 2003 deu voz ao personagem Korban no game Star Trek: Elite Force II e em 2017 retornou como Kurn/Rodek em Star Trek: Online.
Em 2014, Todd chegou a filmar algumas cenas para a produção feita por fãs intitulada Star Trek: Axanar e em 2019, ele apareceu na série The Orville.
Tony Todd tem créditos em vários filmes como “Platoon”, “Bird”, “Lean on Me”, “The Rock”. No gênero de terror ele se especializou em “Premonição”, “A Noite dos Mortos-Vivos”, “O Corvo”, “Hatchet”, além de créditos em inúmeras séries como The Flash, Stargate SG-1, Xena: A Princesa Guerreira, Smallville. Todd também deixou sua voz para vários desenhos animados.
O Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Tony Todd estará sempre viva nos corações de todos os trekkers.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok