O modelo original da nave USS Enterprise de aproximadamente um metro de comprimento, usado nas filmagens do primeiro piloto, “The Cage” da Série Clássica, foi considerado por muito tempo perdido, mas agora ele retorna à família do criador da série.
Em 1964, o designer Matt Jefferies foi contratado para projetar muitos dos cenários e adereços, incluindo a nave Enterprise, para a série de Gene Roddenberry. Uma maquete em madeira foi, então, construída pelo modelista Richard C. Datin e usada para filmagem na maioria das cenas no espaço em “The Cage”, em fotografias de bastidores e nas cenas dos créditos de abertura do programa. Um outro modelo maior, com cerca de 3,5 metros, mais detalhado e iluminado chegou a ser construído para os demais episódios.
Quando a série terminou, o modelo menor foi dado a Gene Roddenberry como presente do estúdio, que chegou a emprestá-lo para uma empresa de efeitos durante a produção do filme Star Trek: The Motion Picture e, depois disso, o protótipo desapareceu.
O modelo maior foi recuperado por fãs colecionadores e doado pela Paramount Studios ao Smithsonian Air and Space Museum em 1974, mas o modelo original permaneceu desaparecido. Em 2023, um fã atento observou um modelo de Enterprise estando na lista para leilão no eBay, o que causou alvoroço nas redes sociais.
O vice-presidente da Heritage Auctions, Joe Maddalena, disse que a casa de leilões foi contatada por pessoas que disseram ter descoberto o modelo da Enterprise perdido em uma unidade de armazenamento. A maquete foi levada ao escritório da Heritage para autenticação, onde souberam instantaneamente que “a coisa era real”. Maddalena disse que o modelo original poderia facilmente ser vendido por 1 milhão de dólares em leilão, mas sendo um “ícone cultural”, é essencialmente “inestimável”. Por fim, a casa de leilões facilitou a devolução do modelo a Eugene Roddenberry Jr.
Rod Roddenberry comentou sobre o retorno do modelo da Enterprise:
Isso não vai para casa enfeitar minhas estantes. Isso será restaurado e estamos trabalhando em maneiras de divulgá-lo para que o público possa vê-lo e minha esperança é que ele caia em um museu em algum lugar.
Roddenberry disse ainda que ficou agradecido pelo fato de todos os envolvidos terem concordado que era a coisa certa a fazer, devolver o modelo. Sem entrar em detalhes sobre o acordo, Roddenberry acrescentou:
Achei importante recompensar e mostrar apreço por isso.
No sábado passado, o vice-presidente executivo da Heritage Auctions, devolveu à família de Gene Roddenberry o modelo. A transferência ocorreu na Heritage Auctions, em Beverly Hills, onde a Enterprise foi armazenada por segurança.
Mike Okuda compartilhou uma foto com Denise, Doug e o modelo no Twitter/X.
Doug, Denise, and Mike checking out the very first Starship Enterprise. After having been lost for decades, it is wonderful that this treasure is finally voyaging home. pic.twitter.com/oBrM7nVGEF
— Michael Okuda (@MikeOkuda) April 18, 2024
Bem vinda de volta!
Fonte: TrekMovie e Screenrant
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok