Drama psicológico revela trauma e traz nova profundidade a Lwaxana Troi
Sinopse
Data estelar: 47254.1
A Enterprise recebe uma delegação dos cairn, uma espécie telepática que se comunica por imagens. Lwaxana Troi está a bordo, trabalhando para ensiná-los a se expressar verbalmente. Ela apresenta a Deanna a menina Hedril, a melhor aluna dentre os cairn, e o pai dela, Maques – que foi convencido por ela de que a conselheira está à procura de um marido.
Deanna ficou irritada com a intromissão, mas também preocupada com a mãe, que parecia cada vez mais desgastada pelo trabalho com os cairn. Aparentemente, a comunicação telepática por imagens deles era muito exaustiva. Pouco tempo depois, Lwaxana choca a todos confrontando Riker no bar panorâmico, atribuindo a ele a culpa por Deanna não ter se casado. Lwaxana é levada à enfermaria, e Crusher recomenda repouso. Ela concorda em reduzir o uso de telepatia, mas seguir trabalhando com os cairn verbalmente. As coisas se complicam quando, após ver Hedril cair num lago no arboreto, Lwaxana desmaia e entra em coma.
Ninguém consegue descobrir qual é o problema com ela. Crusher especula que o que Maques havia descrito como pensamentos privados na mente de Lwaxana seja fruto de algum trauma. Deanna tenta se comunicar telepaticamente com sua mãe inconsciente na enfermaria, e a ouve pedir por ajuda. Ela decide dormir lá e se choca ao ver Maques entrando na enfermaria, focado em Lwaxana.
Levado à sala de observação, ele diz que só pretendia ajudar, tentando acessar imagens mentais de Lwaxana para entender o que aconteceu. Maques aceita colaborar para formar uma ponte telepática entre mãe e filha, para que Deanna possa adentrar o mundo mental de Lwaxana e descobrir o que a está afetando.
A mente da betazoide se manifesta como os corredores da Enterprise, e Deanna encontra diversos obstáculos que parecem querer impedi-la de chegar à mãe: uma imagem de Picard pede que ela se afaste, e seu pai morto se manifesta para atraí-la para longe. Enfim, ela vê Hedril no corredor, mas como uma betazoide. Ao se aproximar, Lwaxana surge furiosa para afastá-la, e Deanna desperta na enfermaria.
Uma nova reunião traz Hedril, que diz saber que Lwaxana se entristece quando a vê. Deanna e Picard investigam os antigos diários da mãe dela e descobrem que várias entradas da época em que Deanna era bebê foram apagadas, cerca de 30 anos atrás.
Para descobrir do que se trata, Deanna volta à mente de Lwaxana, onde o arboreto faz as vezes do lago El’nar, em Betazed. Lá, ela vê seus pais com um bebê – ela mesma – e uma menina, Kestra. Deanna então descobre que teve uma irmã mais velha, que morreu após se afastar dos pais, que estavam distraídos. Lwaxana se culpa pela morte da menina, mas Deanna a faz encarar seu trauma e superá-lo, despedindo-se de Kestra, antes de acordar do seu coma, de mãos dadas com a filha.
Mais tarde, ela se reúne em seus aposentos com Deanna, que quer aprender mais sobre a irmã que nunca soube que teve.
Comentários
“Dark Page” é a terceira tentativa em rápida sucessão de explorar um drama psicológico nesta sétima temporada, após “Interface” e “Phantasms” (focados respectivamente em La Forge e Data). Do trio, ele é o mais bem-sucedido, ao usar seus elementos de ficção científica do jeito certo, para viabilizar a história, em vez de justificá-la.
Temos mais uma vez a volta de Majel Barrett como Lwaxana Troi, no episódio mais sério da personagem (rivalizando com “Half a Life”) em toda a série. Aqui temos a noção de que por trás do jeito bonachão de Lwaxana há uma personalidade tridimensional e complexa, com um trauma pesadíssimo a ser superado.
A despeito desse foco em um membro do elenco convidado, a história naturalmente se concentra em Deanna, que conduz o episódio ao buscar descobrir o que há de errado com sua mãe e acaba sabendo que teve uma irmã perdida tragicamente. Falando simultaneamente sobre mãe e filha, o segmento é alavancado pela química natural entre Barrett e Marina Sirtis, que ajuda a envolver a audiência no drama.
É bem verdade que as coisas se arrastam um pouco, com um mistério que é gradualmente introduzido, com as crescentes crises de Lwaxana, mas demora a se desenrolar, estendendo-se quase até o fim. O grande trunfo aqui é que o caminho percorrido é intrigante, e o desfecho, satisfatório. Em vez de se pautar por algum “truque” alienígena, temos um drama humano real, com uma das coisas mais duras que uma pessoa pode sofrer: a perda de um filho.
O uso da telepatia aqui, e em particular essa versão imagética dos cairn, serve bem à história, não só para justificar a vinda de Lwaxana a bordo como para protelar a revelação do grande segredo do episódio. Fossem os cairn mais capazes de se comunicar por palavras, muito do suspense teria sido contornado, e faltaria história para preencher os 45 minutos. É um truque de roteiro? Sim, mas que atende bem às necessidades da trama sem parecer excessivamente conveniente.
O episódio também faz um grande (e talvez tardio) favor à personagem Lwaxana Troi, ao apresentá-la em uma circunstância profissional, sendo útil com suas extraordinárias habilidades telepáticas – algo que até “Dark Page” havia sido usado apenas como mecanismo de alívio cômico.
Com sua natureza introvertida, o episódio dispensa grande sofisticação na produção, totalmente ambientada a bordo da Enterprise. Em uma direção discreta, Les Landau deixa os atores tomarem o centro da cena, carregando emocionalmente o segmento. Chega a ser um dos grandes de A Nova Geração? Não. Mas é uma competente exploração da relação entre Deanna e Lwaxana, dando maior profundidade e densidade humana a ambas.
Avaliação
Citações
“I wish you could have known her, Deanna. I wish you two could have grown up together.”
“Tell me about her. I want to know everything.”
(Eu queria que você a tivesse conhecido, Deanna. Eu queria que vocês duas tivessem crescido juntas.)
(Conte-me sobre ela. Quero saber tudo.)
Lwaxana e Deanna Troi
Trivia
- A última versão do roteiro foi finalizada em 26 de agosto de 1993, e o episódio começou a ser filmado no dia seguinte, com as gravações se estendendo até 6 de setembro.
- Jeri Taylor comentou: “Havia grande relutância em fazer este episódio e ‘Phantasms’ em seguida, mas era um daqueles dilemas em que não tínhamos nada mais pronto para filmar. ‘Dark Page’ esteve por perto durante um longo, longo tempo e passou por muitas permutações. Hilary Bader nos apresentou essa história e nunca parecia funcionar. Começou com uma história da doutora Crusher e foi por todas as combinações possíveis de pessoas na Enterprise. Só quando tropeçamos em Troi e na sra. Troi é que realmente pareceu funcionar, e então levou um longo tempo até descobrirmos qual era o segredo que estava ferindo a sra. Troi.”
- Variações do tema de um resgate telepático foram incluídas: Crusher e outra médica, uma história de La Forge, Crusher e Troi, e Lwaxana resgatando Deanna.
- René Echevarria deu uma polida final no roteiro e apontou a dificuldade de achar um segredo sombrio o suficiente que, após sete anos, não retratasse Lwaxana de forma muito antipática.
- Echevarria também lamentou ter sido forçado a baixar o tom das tentativas cômicas de Maques de se expressar verbalmente.
- O lago El’nar foi batizado em homenagem a um amigo da escritora Hilary J. Bader.
- Tomadas de tela dividida contra um fundo azul foram usadas para permitir que os personagens interagissem com o lobo, que, embora treinado, ainda era perigoso. Peter Lauritson comentou: “Ninguém queria estar lá com o lobo exceto Dan Curry”. Kirsten Dunst acariciou um modelo em vez do lobo, com o animal incluído na cena depois. O rugido do lobo foi obtido ao deixá-lo lamber um osso suculento e então filmando sua reação quando o treinador fez menção de tirá-lo.
- Marina Sirtis fez a cena em que ela parece saltar no espaço. Ela saltou de uma plataforma com fundo azul sobre colchões de ar. A cena então foi combinada com o campo de estrelas e as paredes do corredor.
- Embora Deanna diga que Homn guardou a foto de Kestra, provavelmente Xelo era o assistente de Lwaxana à época da morte de Kestra, já que “Haven” estabelece que Homn substituiu Xelo.
- Este é um dos três episódios em que a ponte da Enterprise não aparece, ao lado de “Family” e “Liaisons”.
- Data faz menção a seu programa de sonho, que foi o foco do episódio anterior, “Phantasms”.
- Deanna Troi deu à sua filha o nome de Kestra Troi-Riker, em homenagem à irmã morta, como visto na primeira temporada de Picard. Tragicamente, ela também perderia seu primeiro filho natural, Thaddeus Troi-Riker, vítima de neuroesclerose mendáxica. Antes disso, ela também teve perda similar com Ian Troi, em 2365, quando um alienígena a engravidou para vivenciar brevemente uma vida entre humanos (“The Child”).
- Este episódio conta com uma jovem Kirsten Dunst como Hedril. A atriz ficaria famosa como Mary Jane, a namorada do Homem-Aranha, na trilogia de Sam Raimi.
- Esta é a última aparição de Lwaxana em A Nova Geração, mas a personagem passaria a figurar em Deep Space Nine, a começar pelo episódio “Fascination”.
- Esta é a primeira e única aparição de Ian Troi, pai de Deanna, cujo nome foi estabelecido em “The Child”.
- Homn deveria aparecer no episódio, mas Carel Struycken não estava disponível. Com isso, este é o único segmento de A Nova Geração em que Lwaxana aparece sem ele.
- Antes deste episódio, Norman Large (Maques) havia interpretado o romulano Neral no episódio duplo “Unification” e o capitão viteriano em “Duet”, de Deep Space Nine.
- Esta é a última aparição de Deanna e Lwaxana juntas em tela.
- Jeri Taylor ficou satisfeita com o episódio. “No fim, acho que funcionou muito bem e foi um episódio emotivo. Ele deu uma profundidade ao personagem da sra. Troi que não tínhamos visto antes.”
- A história de Ian e Lwaxana revelada neste episódio seria mais detalhada como subtrama do romance The Art of the Impossible (2003).
Ficha Técnica
Escrito por Hilary J. Bader
Dirigido por Les Landau
Exibido em 1º de novembro de 1993
Título em português: “Página Sombria”
Elenco
Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher
Elenco convidado
Majel Barrett como Lwaxana Troi
Norman Large como Maques
Kirsten Dunst como Hedril/Kestra Troi
Amick Byram como Ian Andrew Troi
Andreana Weiner como Kestra
Enquete
Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria