A cena final da série Star Trek: Picard foi marcante para os fãs, ao reunir o elenco de A Nova Geração, num jogo de pôquer, assim como no episódio “All Good Things…” da antiga série. Mas, Sir Patrick Stewart tinha outro final em mente para a série e o personagem Picard, que foi revelado no seu mais recente livro.
Em 3 de outubro de 2023, Patrick Stewart lançou seu livro de memórias chamado Making It So:
.Making It So é uma biografia do ator que nos conta sua história desde o início humilde em Yorkshire, Inglaterra, até o auge de Hollywood e o prestígio com a coroa britânica ao ser nomeado cavaleiro pela Rainha.
A revista Time chegou a publicar um trecho de seu livro, onde ele comenta sua passagem pela série Star Trek: Picard e o final alternativo
No trecho publicado pela revista, Stewart relata seu primeiro contato com os produtores de uma série que seria focada na vida de Picard, pós A Nova Geração. Apesar da negativa inicial, Stewart diz que foi pouco a pouco se interessando pelo projeto até que se tornou uma das mentes criativas para as novas histórias.
O ator fala sobre as gravações das duas primeiras temporadas, as dificuldades durante a pandemia e o encontro com alguns dos colegas de elenco.
Já na terceira temporada, o showrunner Terry Matalas lhe falou que o estúdio queria uma reunião completa da turma de A Nova Geração. Isso desagradou Stewart, já que ele havia concordado em voltar a trabalhar em uma série Star Trek desde que não fosse uma sequência de A Nova Geração. Mas como o próprio ator diz, depois de 3 anos, ele se tornou menos resistente a isso. No entanto, propôs uma condição para ter o elenco todo de volta:
“Gosto da ideia, desde que não tragamos todos de volta de uma vez”.
Acordo estabelecido, a produção começou imediatamente. Segundo Stewart, a terceira temporada se saiu de forma magnífica. Mas a cena final, em que a equipe está reunida em torno de uma mesa com bebidas, fazendo um brinde, não é como deveria terminar originalmente, na visão do ator. Stewart revela que teve uma ideia diferente, e que apresentou aos roteiristas alguns meses antes de encerrarem a série.
“O que eu gostaria de ver no final do show”, eu disse a eles, “é um Jean-Luc satisfeito. Quero ver Picard perfeitamente à vontade com sua situação. Nem ansioso, nem frenético, nem deprimido. E acho que isso significa que há uma esposa na foto.”
Na versão de Stewart, Picard deveria terminar encontrando seu amor perfeito.
Anoitece na vinha de Jean-Luc. Ele está de costas para nós enquanto aprecia a vista, com o cachorro ao seu lado.
Então, fora da tela, ouve-se uma voz amorosa de mulher: “Jean-Luc? O jantar está pronto!
É a voz de Beverly Crusher? Da Laris? Alguém que não conhecemos? Não está claro. Mas Sunny (esposa na vida real de Stewart) estava preparada para gravar as falas.
Atendendo ao chamado de sua esposa, Jean-Luc se vira, diz ao cachorro: “Vamos, garoto” e entra. O crepúsculo desaparece na noite e Picard desaparece na história.
Esta cena nunca foi filmada. O último dia de filmagens da 3ª temporada foi difícil, de acordo com o ator, com uma lista de tarefas muito longa. Com viagem programada para Nova York na manhã seguinte, Stewart diz que fez uma sugestão a equipe de produção.
A cena com o cachorro não levará muito tempo para ser filmada, mas levará horas para configurar a iluminação, a tela verde e tudo mais. Não temos esses horários. Então, não vamos filmar essa cena hoje. Posso voltar a qualquer hora que você quiser e cuidar disso. Só eu e o cachorro.
A equipe de produção ficou grata e garantiu a Stewart que cuidaria da cena final quando ele voltasse de Nova York.
Mas ele nunca recebeu essa ligação. Quando questionou, alguém disse que o estúdio não quis fazer isso, que seria caro e desnecessário.
Apesar do desânimo de não ver sua versão ser usada para encerrar a série, Stewart se vê esperançoso de poder participar de um novo filme de Picard com seus colegas de elenco.
Estou gentilmente pressionando a Paramount para que nos deixe fazer um único filme de Picard. Não é um filme de A Nova Geração, pois já fizemos quatro. Esta seria uma expansão e aprofundamento do universo como vimos em Star Trek: Picard. Discuti isso com Jonathan (Frakes), Brent (Spiner) e LeVar (Burton), e todos estão no jogo. Jonathan é minha primeira escolha para dirigi-lo.
Se estiver interessado no livro de Stewart, Making It So, pode encomendá-lo pelo Amazon em capa dura ou e-book.
Fonte: TrekMovie
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok