VST 1×05: Walk, Don’t Run

Jam Session além da fronteira final

Sinopse

Data estelar: desconhecida

D’Vana Tendi, de Star Trek: Lower Decks, apresenta o público à Série Animada, em homenagem aos seus 50 anos, com um breve histórico do seriado. Na ponte da USS Enterprise NCC-1701, ela é acompanhada por Scotty, Arex e M’Ress.

Buscando explicar que a Série Animada abriu o caminho para futuras animações de Star Trek, Tendi diz que aquela andou, para que outras séries pudessem correr, causando um mal entendido com Scotty, Arex e M’Ress, que protestam contra as críticas relativas à qualidade da Série Animada.

A discussão é interrompida pela chegada do tenente Sulu, da Série Clássica, e do comandante Riker, da Nova Geração, ambos carregando instrumentos musicais.

Para colocar um fim na discussão, Sulu e Riker afirmam que não importa se você é de uma geração antiga ou nova ou qual é a sua espécie. O que importa é o amor. E todos começam uma jam session. Riker no trombone, Sulu nos teclados e Scotty na bateria.

E a música salva o dia.

Comentários

Último episódio da proposta homenagem aos cinquenta anos da Série Animada, “Walk, Don’t Run” faz extenso uso da metalinguagem, logo de início, com Tendi se apresentando como personagem de Lower Decks. Um encerramento digno para esta microssérie que começou insistindo em um humor repetitivo e, em algumas vezes, até questionável, para se redimir em seus dois últimos episódios. Lamentável que o tom correto não tenha sido encontrado desde o início.

Contudo, a situação de mal entendido entre Tendi e Scotty remete a “Skin a Cat”, o primeiro dos very Short Treks. Mas, se naquele era a totalidade do episódio, aqui é apenas parte, em um outro contexto. E “Walk, Don’t Run” aborda um tema central em Star Trek e dos ideais apresentados por Gene Roddenberry, presentes em toda a franquia: o amor, e por extensão a aceitação das diferenças, é o que mais importa.

A presença de Arex e M’Ress é extremamente significativa no contexto do episódio. Os personagens são criações da Série Animada, que buscou explorar as possibilidades do celuloide, com espécies que seriam impraticáveis na Star Trek original dos anos 1960. Arex é um edosiano e M’Ress uma caitiana.

A citação de Riker sobre “animated on twos or sixes” refere-se a uma técnica adotada em animação para redução de custos. A televisão, tradicionalmente, opera a trinta frames por segundo, requerendo, portanto, trinta ilustrações. Por economia, e em alguns casos, por escolha criativa, uma mesma ilustração pode ser usada para dois frames, ou seis. Assim, diz-se, na terminologia em inglês, “animated on twos” ou “on sixes”. Quando é uma ilustração por frame, diz-se “animation on ones”.

very Short Treks foi uma série de erros e acertos. Erros quando focou no humor infantil, repetitivo e escatológico. Acertos quando realmente se prestou a homenagear a Série Animada, seja através de referências ou de metalinguagem. Mas, se aumentou a consciência sobre essa série esquecida por tantos fãs, o saldo foi positivo.

Melhor sorte em 2073, com a comemoração de cem anos.

Oh My!

Avaliação

Citações

“And don’t forget, our show invented the Holodecck, Lassie.”
“Yeah but you didn’t even call it the Holodeck. You called it the rec room. And it was just a boring snowstorm.”
(E não se esqueça, a nossa série inventou o holodeck, mocinha.)
(É, mas vocês nem chamavam de holodeck. Vocês chamavam de sala de recreação. E era apenas uma tempestade de neve chata.)
Scotty e Tendi

“Sulu is right. It doesn’t matter your species, if you’re old generation or new, if you’re animated on twos or sixes. Love is the answer.”
(Sulu estã certo. Não importa qual sua espécie, se você é da antiga geração ou da nova, se você é animada em dois ou seis. O amor é a resposta.)
Riker

Trivia

  • Este episódio, assim como todos os de very Short Treks, não é considerado cânon.
  • Esse é o segundo clip show, um episódio que usa cenas de aventuras passadas, da história de Star Trek. O primeiro foi “Shades of Grey” da segunda temporada da Nova Geração, quando ocorreu uma greve de roteiristas.
  • A sala de recreação apareceu no episódio “The Pratical Joker” da segunda temporada da Série Animada.
  • A orgia em Lower Decks aconteceu na segunda temporada, no episódio “I, Excretus”.
  • Sulu aparece sem camisa e, logo em seguida, está vestindo seu uniforme, apenas para mostrar seu físico animado.
  • Originalmente, James Doohan interpretou Scotty na Série Clássica e na Animada, bem como Arex, cujo ator não é creditado neste episódio.
  • Na Série Animada, Majel Barrett foi a voz de M’Ress.
  • Carlos Alazraqui, a voz de Scotty, interpretou o vice-almirante Les Buenamigo e o computador da USS Aledo na terceira temporada de Lower Decks. Ele é pai de Rylee, a voz de Rok-Tahk em Prodigy.
  • Cristina Milizia já havia cedido sua voz a M’Ress em “Skin a Cat”, o episódio inaugural de very Short Treks.
  • No número musical ao final, aparecem cenas de diversos episódios da Série Animada, entre eles “Beyond the Farthest Star”, “Yesteryear”, “The Infinite Vulcan”, “Mudd’s Passion”, “The Pirates of Orion” e “The Practical Joker”.
  • Apesar de comentar sobre as animações de Star Trek, o episódio não menciona Prodigy, a terceira série animada da franquia, cancelada antes da exibição de sua segunda temporada.
  • Em 14 de fevereiro de 2024, no Valentine’s Day, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, o canal oficial de Star Trek no YouTube lançou um vídeo com a canção do episódio, com letra para acompanhamento. Sucesso garantido no karaokê do Bar Panorâmico da Enterprise.

Música

It doesn’t matter if you’re OG or new
Or if your skin is magenta or blue
Or green
You call yourself Ferengi or Klingon
Klingon
Life’s a party
A party to bring on
A party

Let your love spread like it’s Discovery
Help your addict friends with their recovery
‘Cause if you wanna live long and prosper
You gotta put love on your duty roster

Oh my! Oh shy! Oh fry! Oh pie!
Oh my! Oh shy! Oh fry! Oh why!

If you wanna
Live long and prosper
You’ve gotta put love on your duty roster

Space is indifferent and cool
It’s up to us to love and to live bold
Live bold
To live bold

Oh my!
Oh my!
Oh my!

Ficha Técnica

Dirigido por Aaron Hawkins

Exibido em 4 de outubro de 2023

Título em português (em tradução livre): “Ande, Não Corra”

Elenco

Noël Wells como D’Vana Tendi
Carlos Alazraqui como Scotty
Cristina Milizia como M’Ress
Ator não creditado como Arex
George Takei como Hikaru Sulu
Jonathan Frakes como William T. Riker

Episódio

Sing-Along da Tendi

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Episódio anterior