O final da segunda temporada de Star Trek: Strange New Worlds, “Hegemony”, trouxe um eletrizante cliffhanger (suspense) para a próxima temporada. Os produtores e showrunners da série, Henry Alonso Myers e Akiva Goldsman, conversaram com o site Variety e comentaram sobre o episódio final da temporada e como eles veem o show para a terceira temporada.
Os Gorns como vilões
Myers: Sempre soubemos que iríamos revisitá-los – o final é exatamente onde foi parar. Estávamos tentando fazer algo realmente grande e ver que o Gorn adulto era algo que sabíamos que levaria tempo. É preciso muito design; uma das razões pelas quais isso aconteceu no final da temporada foi que sabíamos que teríamos muito trabalho a fazer. Isso meio que funcionou como um final.
O arco Gorn e a Série Clássica
Myers: Bem, este é um tema que eu gostaria de apontar para Akiva, mas apenas porque muito do que o Gorn se tornou para a série foi uma visão que ele teve – isso foi algo que realmente não havia sido explorado e que tivemos a oportunidade de fazer de uma forma que nunca tinha sido feito.
Akiva: Os Gorn, para mim, não foram intencionalmente cômicos – eles foram apenas executados tão bem quanto poderiam ser executados naquele ponto da série (original) naquela época. Tipo, era apenas um traje ruim – e nem vamos falar sobre os Metrons. Mas eu olhei para a intenção, que é: assustador, o outro. Uma coisa que sempre fazemos em Star Trek é ter empatia – isso é em grande parte o propósito da nossa série. Somos uma espécie de gerador de empatia. É um espelho distorcido na sociedade moderna.
Mas em nosso desejo de expressar primeiro a compaixão, que eu acho que é o desejo certo, às vezes esquecemos que existem monstros reais. Achei importante que existissem monstros reais em nossa galáxia. Isso não significa que daqui a 10 anos, duas temporadas, não teremos uma boa conversa com o Gorn. Mas agora nas temporadas 1, 2 e 3, eles são os monstros. A propósito, muitos dos outros antagonistas de Star Trek começaram como alienígenas, como Outros – perdoe o uso de “alien” – mas aprendemos a nos conectar com eles. Não é assim com os Gorn. Os Gorn não são compreensíveis para nós dessa forma, não são relacionáveis conosco dessa forma. Parte de nossa galáxia é ser bom, ser gentil, ser empático e também entender que o mal existe, porque ver apenas com compaixão significa que você deve ser cego para o horror. Os Gorn são monstros.
Apresentando Montgomery Scotty
Myers: Temos conversado sobre maneiras de surpreender o futuro da história. Isso meio que surgiu enquanto conversávamos sobre a história. Inicialmente, tinha sido alguém completamente diferente. E, então, Akiva e eu estávamos conversando e pensei: “Bem, e o Scotty?” E nós dois nos apaixonamos pela ideia. Começamos a procurar pessoas que poderiam interpretar Scotty e que tipo de personagem seria, e, então, ele assumiu sua própria vida naquele ponto.
Teremos mais personagens da Série Clássica?
Claro, que ao apresentar Scotty (Martin Quinn), a pergunta inevitável é se não estariam levantando a possibilidade de que a série também apresentará outros personagens da era Clássica.
Goldsman: Quanto mais tempo ficamos no ar – ainda dizemos isso? – quanto mais transmitimos, quanto mais fazemos o que quer que seja para permitir que as pessoas nos assistam, mais provável se torna. Dadas nossas preferências – porque Henry e eu somos gananciosos e glutões por natureza – iríamos direto para a era Clássica e veríamos o que acontece. Então, se ficarmos por aqui tempo suficiente, com certeza.
Myers: A única coisa que direi é – tento respeitar a abordagem de todos a isso. Mas não estamos contando a história de quem eles são [no futuro], estamos contando a história de quem eles são agora. Eles não sabem quem serão. Essa é a oportunidade única da nossa série que nos permite contar essas histórias de maneiras que nunca foram contadas antes. Essa é a graça disso para nós. Se conhecermos outras pessoas, elas irão surpreendê-lo. Isso é tudo que eu vou dizer.
Dicas sobre a terceira temporada
Goldsman: Vamos continuar (de onde parou). Nós pulamos de gênero (meio desenho, musical). Então, onde não estivemos, tentaremos ir. As palavras de ordem de Henry para a 2ª temporada foram: “Vamos fazer a 1ª temporada, apenas maior e melhor”. Isso se tornou a verdade da terceira temporada. Estamos sempre fazendo o que fazemos de melhor, que é secretamente apenas um monte de histórias de relacionamento no espaço. Continuaremos a desenvolvê-las de maneiras diferentes, da mesma forma que os tons de nossos episódios serão diferentes. Mas sim, a ambição diminuirá apenas quando não conseguirmos descobrir algo que não tenhamos feito antes.
Myers: A alegria de fazer a série – Akiva e eu passamos muito tempo nisso – é tentar criar algo realmente ótimo, legal e diferente para nossos atores. Quanto mais coisas desafiadoras você trouxer, mais eles trabalharão. Queremos trazer a eles um ótimo material para que continuem fazendo coisas incríveis.
Um cliffhanger como de A Nova Geração
A temporada 3 foi anunciada em março, logo depois que a produção da 2ª temporada tinha terminado e ainda não havia uma definição clara de como seria a continuação. Myers comentou o quanto confiante a equipe criativa estava em encontrar soluções para o cliffhanger na terceira temporada
Myers: A melhor maneira de abordar isso é com um profundo senso de confiança. Fomos muito francos com todos os nossos colegas internamente sobre o que estávamos fazendo. Eles apoiaram muito isso. Queríamos que fosse uma surpresa. Lembro-me de como o episódio de A Nova Geração , “The Best of Both Worlds, Part 1″, me fez sentir. Era isso que queríamos revisitar para o público, para realmente surpreendê-lo.
No momento em que estávamos filmando aquele episódio, a primeira temporada havia saído e foi muito bem. Estávamos tentando correr riscos. Sabíamos que seria desafiador, mas é uma loucura se você não tentar as coisas desafiadoras. A oportunidade quando você tem um programa como este é torná-lo o mais interessante e surpreendente possível. Às vezes, isso significa apenas correr riscos. Esta foi uma grande temporada de riscos. Então, no final, tínhamos feito tantos riscos, era como, “Sim, claro!”
Quando sairá a terceira temporada?
Até o momento deste artigo, a greve do Writers Guild of America (roteiristas), juntamente com o Screen Actor’s Guild (atores), continua. A produção da terceira temporada de Strange New Worlds está suspensa por tempo indeterminado.
De acordo com o site TrekCentral, o que temos de informação, até aqui, sobre a produção da terceira temporada vem do Artista de Conceito Sênior e Diretor de Arte, Daniel J Burns. O artista já fez vários designs para Strange New Worlds.
Como o da lua J’gal em “Under The Cloak Of War”.
Ou as ruínas abandonadas de Kerkhovian, como visto em “Charades”.
A entrada do Portão na base do Castelo Rigel VII do episódio, “Among the Lotus Eaters”.
Recentemente, ele publicou seu design da Torre Gorn de Transmissão, como visto no final da temporada em “Hegemony”.
No dia 10 de agosto, Daniel publicou uma mensagem a respeito de seu trabalho atual na série: “Tudo o que posso dizer em meio às greves necessárias é se preparar e estar preparado. Passei meses trabalhando em designs para a 3ª temporada de SNW, episódio 1”
All I can say in the midst of the necessary strikes is to get ready and be prepared. I spent Months working on Designs for SNW's season 3, episode 1.#StarTrekSNW #StrangeNewWorlds #StarTrekStrangeNewWorlds #StarTrek
— daniel j burns (@djb_art) August 10, 2023
Dias antes, ele havia provocado os fãs com uma mensagem e um design antigo que ele fez para a primeira temporada e que não foi aproveitado, até aqui: “Como uma provocação, aqui está uma imagem de teste inédita da primeira temporada, quando Jonathan e eu estávamos finalizando o design do Destroier Gorn”.
As a tease, here's an unseen Test picture from season 1, back when Jonathan and I were finalising the Gorn Destroyer design. #StarTrekSNW #StrangeNewWorlds #StarTrekStrangeNewWorlds #StarTrek pic.twitter.com/WbYImSxzPY
— daniel j burns (@djb_art) August 3, 2023
Mesmo que a greve seja resolvida ainda este mês ou no próximo, muita coisa precisa ser feita para iniciar a produção efetivamente, a começar pelo calendário de filmagens, locações externas, atores convidados, etc. Assim sendo, significa que você não deve esperar ver a terceira temporada de Pike cia ainda no primeiro semestre de 2024. Muito provavelmente no final de 2024 e talvez até em 2025.
Fiquem ligados no TB, porque assim que forem surgindo mais novidades publicaremos.
Enquanto isso, você pode rever as duas temporadas da série pelo Paramount+ Brasil.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok