LeVar Burton apareceu pela última vez na tela como Geordi La Forge durante a última temporada de Star Trek: Picard. E vimos que o personagem possui duas filhas, sendo que uma delas é filha na vida real do ator, Mica Burton, que interpreta a alferes Alandra La Forge.
Em entrevistas aos sites Star Trek.com, Nerdist e o ETonline, pai e filha falaram sobre a experiência de trabalharem juntos e como sentiram o final dos personagens de A Nova Geração nesta última temporada de Picard. Veja os pontos mais importantes do que foi dito.
Burton chama seu retorno a Star Trek como uma experiência “muito boa”, explicando.
Você tem que entender, nunca pensamos que isso aconteceria, uma reunião. Acreditávamos que aquela nave havia navegado ao completar o círculo, fechando o círculo para a tripulação de A Nova Geração. Isso foi uma grande surpresa, e o fato de Terry Matalas [showrunner] não ter apenas a habilidade como escritor, mas seu profundo amor por A Nova Geração realmente tornou toda essa jornada algo verdadeiramente especial.
O ator ainda lembra como foi o contato da produção com ele para reviver o personagem e o que exigiu para fazê-lo novamente.
Quando Terry (Matalas) me abordou sobre reprisar o papel de Geordi La Forge e ele me perguntou se eu tinha algum desejo, algum desejo em termos de onde ele estaria quando o encontrássemos, eu disse: “A única coisa que eu realmente preciso é para ele ser um homem de família e ter um relacionamento saudável com sua família.” Nunca gostei que Geordi, como engenheiro-chefe, como nerd, se incomodasse com a presença de mulheres. Isso me irritou. Achei muito preguiçoso da parte dos roteiristas.
E mesmo em A Nova Geração, “All Good Things”, quando é revelado que Geordi é casado e tem duas filhas – Alandra e Sidney – a ideia de que ele era casado com a Dra. Leah Brahms, a mulher que ele perseguiu no episódio, ” Booby Trap”, criando um holo deck dela, foi realmente assustador para mim. E, então, eu realmente queria reabilitar aquela parte do cânone de Geordi e Terry acenou concordando e indo além. Quero dizer, eu nunca teria sonhado com esse cenário e sou muito grato por ele ter feito isso.
Geordi parece ter uma intimidade maior com Picard na série, quando o chama de “Jean-Luc”. Burton explica se foi conversado sobre preencher os espaços em branco do relacionamento de Picard e Geordi.
Bem, não houve nenhuma conversa. Mas você pega as pistas do texto e, do jeito que foi escrito, ficou claro que onde Geordi esteve, o que ele estava fazendo e a vida que ele estava vivendo, o mudou significativamente. E se aventurar pelo universo não era mais uma prioridade para ele. Ele se tornou um homem de família e precisava e queria estabilidade. Então, nós o encontramos em uma situação realmente estável, e tudo fica ameaçado quando Picard liga, e com razão.
Acho que foi a nota certa para tocar. Gene Roddenberry deixou claro que não queria nenhum conflito entre a tripulação da ponte. A opinião dele era que teríamos evoluído além disso. Não tenho tanta certeza e, em termos de narrativa, o conflito é essencial para uma boa história. Então, tendo essas algemas tiradas de todos nós, acho que isso tornou a narrativa muito melhor.
Reviver o papel de Geordi La Forge não foi difícil para o ator, agora com 66 anos, ainda mais usando lentes de contato e não o visor da antiga série:
Visto o traje espacial, coloco as lentes de contato e estou lá.
Durante o bate-papo, Mica Burton provoca o pai dizendo que ele continua chamando de “traje espacial” (e não uniforme), ao que LeVar retruca:
Todos nós os chamamos disso. Eles são nossos trajes espaciais. Chamamos nossos trajes de ‘trajes espaciais’ porque os usamos enquanto trabalhamos no espaço.
Mica acrescenta que tanto ela quanto a atriz Ashlei Sharpe Chestnut (que faz sua irmã alferes Sidney) chamam de ‘macacões” porque soa mais divertido.
Mica Burton não desconhece Star Trek, ela acompanha a franquia junto com seu pai e foi até anfitriã do evento oficial Star Trek Day em 2021, junto com Will Wheaton.
Agora ela tem seu nome registrado no universo de Star Trek como a alferes Alandra La Forge, que segue os passos de seu pai.
Sobre toda a experiência em Picard, Mica comenta:
É tão impressionante que eu esteja sentada aqui conversando com você, e que eu tenha me juntado à minha família na tela e sabendo que esses são alguns dos filmes mais fenomenais. atores da minha geração que assistirei na tela.
Sou fã de Patrick Stewart e o conheço desde que nasci, então poder atuar em frente a ele, compartilhar falas com ele, saber que trabalhamos em um projeto juntos, não consigo colocar isso em palavras, muito menos saber que eu estava lá com meu pai, meu pai na vida real. Ele me levava para o trabalho todos os dias, mesmo quando meu horário era muito mais cedo do que o dele. Ele me levava para o trabalho apenas para que pudéssemos nos relacionar. Eu sinto que são histórias que você não pode escrever. Estou muito ciente de como sou um ser humano sortudo.
Quanto a trabalhar junto com seu pai no mesmo cenário, disse:
Felizmente, nossa dinâmica de relacionamento é completamente diferente na tela do que na vida real. Alandra é muito aquele patinho seguindo atrás de Geordi. Muito respeitosa, apaixonada, sabe que seu pai é um comodoro e respeita isso. Ela também é engenheira e provavelmente fez isso por causa dele, em vez de perceber que essa era sua paixão o tempo todo. Ela o vê como um ídolo quase intocável, e não apenas como um pai. Ela o vê como marca registrada de Geordi La Forge. Sou grata por não vê-lo como marca registrada de LeVar Burton. Eu o vejo como pai, então, posso tirar sarro dele.
Há uma cena que, como meu pai é na verdade meu pai, tive que fazer uma pausa no set porque fiquei muito emocionada porque ele estava fazendo um trabalho muito bom evocando emoção, e acho que realmente funcionou bem na câmera, mas foi porque eu estava tipo ‘Ah, esse é o meu pai. Eu não posso desligar isso. Esse é o meu pai.
Falando sobre trabalhar com a atriz Ashlei Sharpe Chestnut, a filha que virou piloto contra a vontade de La Forge, Mica a trata agora como uma “irmã”:
Nós amamos Ashlei. Honestamente, minha parte favorita sobre a história de Picard é falar sobre o quanto eu amo Ashlei e como eu encontrei uma irmã naquela garota. Ela veio para nossa casa no Dia de Ação de Graças enquanto estávamos filmando Picard e nós a tivemos como parte do Dia de Ação de Graças da Família Burton, e parecia que ela sempre esteve lá. Ainda hoje trocamos mensagens de texto e saímos para beber. Ela é uma parte do meu coração e alma. Estou muito feliz por ela ser minha “irmã”.
No episódio “The Bounty”, Geordi e Alandra se encontram na USS Titan, e LeVar relembra um momento durante as filmagens daquela cena.
Eu não falei com ele sobre isso, ele sendo Terry Matalas, mas imagino aquela cena que eu interpreto com Todd [Stashwick] na ponte da Titan quando seu personagem, um ex-engenheiro, conhece Geordi La Forge pela primeira vez. Em minha própria vida, tenho esse momento pelo menos uma vez por dia. É o momento Donald Glover de Community, e foi bem meta interpretar aquela cena com Todd porque parecia que foi tirado do livro da minha vida.
Já para Mica seu momento favorito foi no final das filmagens:
Curiosamente, acho que meu momento favorito no set foi o encerramento. Houve tantos discursos excelentes e tantas pessoas que admiro dando a mim, Ashlei e à tripulação da Titan aqueles adereços de ser a nova geração jovem de atores de Star Trek. Foi emocionante de ser visto.
Por fim, LeVar Burton dá sua opinião quanto ao final dos personagens de A Nova Geração.
Acho que essa é a força da escrita e mostra a evolução desse personagem e de toda a equipe de A Nova Geração. Eles fizeram um trabalho notável ao escrever esses personagens de uma maneira que os reconhecemos absolutamente e, claro, eles são a tripulação da 1701-D e vemos que eles não são as mesmas pessoas. Eles não estão fazendo as mesmas coisas. Riker tem sua própria nave, como sempre soubemos que teria. Beverly está lá na fronteira fazendo o negócio dos Médicos Sem Fronteiras, certo? Worf agora é um pacifista e Geordi é um homem de família, e suas prioridades agora são manter sua família segura, e vemos que Papai Urso aparece de várias maneiras (se referindo ao flerte de Jack Crusher e Sidney).
As três temporadas de Star Trek: Picard estão disponíveis no Paramount+ e no Amazon Prime Video.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok