Conforme aprendemos na terceira temporada de Star Trek: Picard, a seção-disco da USS Enterprise-D foi resgatada pela Frota Estelar em Veridian III após os eventos mostrados no filme Generations. E agora os fãs podem ter um vislumbre desses trabalhos, bem como a visita de um velho conhecido vulcano ao túmulo do capitão James T. Kirk. Tudo cortesia do Roddenberry Archive.
Trata-se de um projeto de longo prazo desenvolvido pela empresa digital OTOY com a Roddenberry Entertainment para documentar e reconstruir o legado de Gene Roddenberry como criador de Star Trek.
O projeto, que conta com a participação de diversos luminares da franquia, como o casal Mike e Denise Okuda, Daren Dochterman, Doug Drexler e Dave Blass (todos designers que trabalharam em várias produções trekkers), foi oficialmente apresentado em 2021 e, desde então, vem produzindo materiais, com o perdão da expressão, fascinantes.
A nova leva, trazida a público nesta quinta-feira (27), é a mais expressiva de todas. Para começar, um novo portal na web, https://roddenberry.x.io, em que os fãs podem passear virtualmente por todas as pontes da Enterprise já criadas (incluindo as mais recentes, Enterprise-F e G, mostradas no finale de Picard).
Em vídeo, além do curta com o resgate da seção-disco Enterprise-D (acima), batizado de Regeneration, parte da série conceitual, 765874, o projeto também soltou parte de uma longa entrevista feita com William Shatner (Kirk) em uma recriação da ponte da Enterprise de 1979.
Por sinal, a ideia de Spock (interpretado aqui por Lawrence Selleck, mas com maquiagem prostética que o deixa praticamente igual ao finado Leonard Nimoy) visitando o túmulo de Kirk saiu do primeiro romance trekker de Shatner, Ashes of Eden (1995).
Também foram publicados outros dois vídeos, um sobre as Enterprises e sua concepção, e outro especificamente sobre o desenvolvimento de A Nova Geração e o visual revolucionário da Enterprise-D.
“O portal do Roddenberry Archive dá ao público a primeira visão dos muitos anos de trabalho incrível feito pela equipe de produção de primeira linha na preservação do legado de Gene Roddenberry enquanto documenta visualmente 60 anos de história de Star Trek em detalhes dormentes”, disse o CEO da OTOY, Jules Urbach. “Por meio de novas tecnologias, podemos levar o público de volta no tempo como se estivessem no set durante a produção, fornecendo uma janela para novas dimensões do universo de Star Trek“, completou.
Perguntado pelo Trek Brasilis se Dave Blass e Terry Matalas, respectivamente designer de produção e showrunner da terceira temporada de Picard, haviam visto o curta com a Enterprise-D em Veridian III, Urbach respondeu: “Terry Matalas foi o primeiro a ver a edição final ontem — ele e Dave Blass são o motivo pelo qual fizemos isso!”
Todo o material é absolutamente imperdível. Vale a pena conferir tudo. De início, não estava claro o que o Roddenberry Archive poderia nos trazer. Agora, já dá para sentir que praticamente não há limites para a capacidade de trazer o universo ficcional de Star Trek à vida. Incrível.
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok