A atriz Moses Ingram da nova série de Star Wars, Obi-Wan Kenobi, postou várias mensagens e comentários recebidos de forma racista, no seu Instagram, observando que ela recebeu centenas de mensagens, algumas das quais incluíam a palavra N (nigger), bem como alegações de que Ingram não era nada além de uma contratação de diversidade “Obi-Wan”.
Moses interpreta a vilã inquisidora imperial da série, Reva Sevander, cujo primeiro episódio foi ao ar, no Disney+, na última sexta.
Na segunda-feira, Moses foi ao Instagram para compartilhar algumas das mensagens ofensivas e racistas que ela recebeu pela estreia. Uma mensagem que ela compartilhou dizia: “Vocês estão com os dias contados”. Enquanto uma outra mensagem dizia: “Você não é a primeira n***a em Starwars idiota”.
Após relatar as ameaças e insultos, a atriz lamentou o ocorrido: “Há centenas dessas mensagens. Não há nada que eu e ninguém possa fazer para evitar esse tipo de ódio. O que me incomoda é essa expectativa de que eu fique calada enquanto recebo esses ataques. Acham que eu devo sorrir e aguentar. Eu não sou desse jeito”
Moses Ingram posted an instagram story about the racist comments she’s been receiving from Star Wars fans pic.twitter.com/NUe7aB0UQo
— sleemo (@sleemo) May 31, 2022
A atriz disse que sua motivação ao fazer o post no Instagram foi focar naqueles que levantaram a voz em apoio a ela. “Eu realmente só queria entrar, eu acho, e agradecer as pessoas que aparecem para mim nos comentários e os lugares que eu não vou me colocar. E para o resto de vocês…” Ingram acrescentou com uma risada. “… Vocês são estranhos .”
Por meio de sua conta oficial de Star Wars no Twitter, a Lucasfilm compartilhou sua própria mensagem de apoio a Ingram.
“Estamos orgulhosos em dar as boas-vindas a Moses Ingram à família Star Wars e empolgados com o desenrolar da história de Reva. Se alguém pretende fazê-la sentir-se indesejada, temos apenas uma coisa a dizer: resistimos.”
We are proud to welcome Moses Ingram to the Star Wars family and excited for Reva’s story to unfold. If anyone intends to make her feel in any way unwelcome, we have only one thing to say: we resist. pic.twitter.com/lZW0yvseBk
— Star Wars (@starwars) May 31, 2022
Depois, a mensagem foi acrescentada: “Há mais de 20 milhões de espécies com consciência na galáxia de Star Wars. Não escolha ser um racista“.
Dentre os milhares de apoios recebidos pela atriz, está o do ator Anson Mount, capitão Pike de Strange New Worlds. Numa mensagem em sua conta no Instagram, disse Mount:
“Esta é Moses Ingram. Ela é um talento singular e uma adição recente ao universo @starwars. Ela também foi alvo de racistas fingindo serem fãs porque sua mera existência ameaça uma fantasia distorcida e distópica que omite seletivamente nomes como @therealbillydee e outros. Nós, a Família Trek, a apoiamos. @_mosesingram @startrek @obiwankenobi”
O protagonista da série de Star Wars, Ewan McGregor compartilhou uma mensagem de vídeo através da conta do Twitter de Star Wars para dizer que estava “de coração partido” com o abuso que Ingram recebeu e se sentiu “enojado” com o que leu.
“Nós amamos Moses”, disse ele. “E se você está mandando mensagens de bullying para ela, você não é fã de Star Wars na minha cabeça.”
A personal message from Ewan McGregor. pic.twitter.com/rJSDmj663K
— Star Wars (@starwars) June 1, 2022
Nós do Trek Brasilis repudiamos quaisquer formas de discriminação e de preconceito, seja contra LGBTQIA+, racial, mulher, enfim, contra todo o clima de ódio e violência que vem proliferando, nos últimos anos, pelas sociedades no mundo. Assim sendo, viemos manifestar todo apoio e solidariedade a atriz Moses Ingram, e a qualquer outra pessoa que venha a sofrer tais violências. Assim seguiremos. Defendemos a diversidade, como Star Trek faz há 56 anos. Vida Longa e Prosperidade.