A ideia veio do artista de Boston, Thomas Stocker, para encontrar uma maneira de homenagear um dos seus ilustres cidadãos, Leonard Nimoy.
“Ele realmente amava a cidade de Boston, sua cidade natal, e sempre voltava aqui para trabalhos de caridade”, disse Stocker ao site TrekMovie. “Esse documentário (Leonard Nimoy’s Boston de 2014) realmente mostrou seu amor pela cidade e achei que ele realmente deveria ser reconhecido.”
Embora Stocker não seja um fã de Star Trek, ele ficou impressionado com o poder visual da saudação vulcana de Nimoy, que foi criada pelo próprio ator no clássico episódio “Amok Time”. Assim, o artista imaginou um monumento com sua saudação.
Desde 2014, Stocker vinha amadurecendo esta ideia. Ele chegou a projetar um memorial holográfico, com a ajuda de um professor do MIT, mas percebeu não ser possível em um espaço público. Então, em 2019, a ideia foi reavivada quando Stocker viu uma escultura do lado de fora do Conservatório de Música da Nova Inglaterra retratando o pergaminho na ponta de um violino. Ele imediatamente acreditou que aquele tipo de escultura seria perfeito para o conceito de Nimoy e contatou o escultor David Phillips.
David Phillips chegou a apresentar seu primeiro esboço para o memorial Nimoy. Ele visualizou uma escultura em forma de uma mão fazendo a saudação Vulcana, feita de treliça de aço inoxidável com cerca de 8 metros de altura, em uma base de pedra com uma placa de bronze. Seria iluminada internamente, com a iluminação escondida na base de pedra. Phillips acredita que o processo de fabricação de algo dessa escala pode levar até um ano.
Stocker já tinha escolhido um local que poderia abrigar a escultura: West End Place, que é uma comunidade residencial cooperativa em Boston com uma grande praça em frente à entrada.
O autor do projeto está atualmente trabalhando com os curadores da propriedade para obter sua aprovação, mas tem algumas ideias alternativas para o caso de não conseguir.
O grande desafio será o financiamento do projeto, estimado em 200 mil a 250 mil dólares. Stocker espera angariar doações para alavancar o projeto, que seria supervisionada por uma organização sem fins lucrativos, juntamente com um conselho de curadores.
No momento, a filha de Nimoy, Julie, que apoia a ideia, juntamente com seu marido David, estão procurando feedback da comunidade local e de fãs sobre o design proposto.
Nos próximos meses, o projeto terá um site oficial como forma dos fãs acompanharem o desenvolvimento.
Há algumas semanas atrás, a capitã Janeway, interpretada por Kate Mulgrew, foi homenageada com um monumento, em forma de busto, na cidade de Bloomington, Indiana.
O dia 16 de janeiro de 1985 foi declarado oficialmente o Dia de Leonard Nimoy em Los Angeles. Naquela data, o ator recebeu sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, durante uma cerimônia com Bill Welsh, presidente da Câmara de Comércio de Hollywood e Johnny Grant, o prefeito honorário de Hollywood.
Nimoy também foi homenageado com um busto de bronze, na cidade de Vulcan, Alberta (Canadá)