A convenção Destination Star Trek, realizada no final de outubro, em Birmingham, teve a presença de Patrick Stewart e Brent Spiner pelo lado de Star Trek: Picard, e do roteirista Mike McMahan da animação Lower Decks.
Os painéis apresentaram algumas informações adicionais sobre as novas séries.
Star Trek: Picard se inspirando em Logan
Durante o painel, Patrick Stewart lembrou a platéia o processo de seu retorno a Star Trek, observando que não tinha nenhuma intenção de retornar a franquia e que resistiu a vários convites para trazer Picard de volta à vida. Então, veio a oferta da CBS, e após tomar conhecimento das idéias e planos para reviver esse personagem e toda a história envolvida, mostrou-se mais interessado. Alguns dias depois, recebeu 35 páginas de um primeiro esboço de roteiro e, em suas palavras, disse: “Fiquei fascinado por isso”.
Novas reuniões se seguiram, e as condições específicas para o personagem foram ficando mais claras. Mas Patrick queria um final para Picard digno de sua importância em Star Trek.
Foi aí que o ator lembrou um personagem especial de outra franquia, o professor Charles Xavier. O filme Logan de 2017 foi uma despedida poderosa para este personagem.
“Eu referenciei X-Men e particularmente o filme final que Hugh Jackman e eu fizemos, Logan, quanto ao que eu tinha em mente. Logan não era nada igual a nenhum dos outros filmes X-Men que haviam chegado antes. Foi muito, muito diferente. O mundo havia mudado. E assim, desafiei Alex Kurtzman e Akiva Goldsman a apresentar ideias para um mundo completamente diferente daquele que conhecíamos 17 ou 18 anos antes”, disse Stewart para a platéia.
Na opinião de Patrick Stewart, o trabalho final correspondeu aos desejos dele para uma nova visão do universo de Trek.
“Star Trek: Picard é melhor do que ser um retorno a Jean Luc, um retorno à franquia. Parecia um projeto totalmente novo. E fiquei fascinado porque, naqueles 18 anos, Picard havia envelhecido e, eu, Patrick, havia envelhecido. Minha vida, em muitos aspectos, é muito diferente. E senti que se pudéssemos trazer todos esses elementos para uma nova série sobre Picard, então eu ficaria contente. E este é o resultado final disso”, concluiu.
Outros pontos importantes ditos Patrick Stewart durante o painel, que destacamos abaixo:
. Aprenderemos muito mais sobre os Borg.
. Picard estará com noventa anos, no momento da série. Havia especulação de que Picard poderia ter 94 anos, se contarmos da data de nascimento mencionada em A Nova Geração. Patrick Stewart está com 79 anos.
. Jonathan Frakes e Marina Sirtis aparecem em um episódio focado em Riker.
. Quando perguntado sobre a presença ou não do restante do elenco de A Nova Geração, disse: “Se vamos ver o resto do grupo? Eu acho que sim”.
. A série terá uma linguagem adulta e um assunto intenso.
. Stewart insinuou que o envolvimento de Data na série pode ser mínimo; ele está no centro de toda a história, mas se referiu às aparições como “relativamente breves”.
Falando também no Destination Star Trek, o ator Brent Spiner disse que havia pensado que o sacrifício de Data no final de Star Trek: Nemesis indicava o fim do personagem. Spiner queria sair com uma nota emocional. Ele esclareceu ainda que a Paramount, na época, havia dito que Nemesis seria o último filme da turma de A Nova Geração, então, para ele, fazia sentido deixar a platéia com um momento realmente grande, dramático e emocional no final do filme.
Mas para fazê-lo voltar a franquia, Spiner foi claro com os produtores: “Eu disse: ‘Faça-me uma oferta que não posso recusar’”.
Spiner não compartilhou nenhum spoiler sobre quem será o Data visto no trailer. Destaque apenas para a pergunta de um fã sobre haver algum CGI extenso aplicado para fazer o ator parecer mais jovem e ele respondeu que houve muito pouco, explicando que sua aparência não era de alta prioridade quando terminou o trailer na pressa de prepará-lo para a Comic-Con de Nova York, e por isso foi deixado deliberadamente inacabado, e ele deveria ficar um pouco melhor quando a produção finalizada.
Lower Decks faz parte do cânon
“Eu não queria que ninguém sentisse que eu estaria tentando subverter a série favorita deles pelo que estávamos fazendo. Além disso, como a linha de tempo de A Nova Geração era minha época favorita, eu pensei: ‘Eu vou entrar no final e fazer apenas mais um pedacinho daquela época. Apenas mais um pequeno crescimento do mundo, apenas neste formato diferente”.
Consequentemente vem a pergunta que todo fã gostaria de saber. “Será que é cânon?”.
“É importante para mim que o cânon e Star Trek realmente andem de mãos dadas. É importante para mim. Não vale a pena fazer uma série de Star Trek, a menos que você esteja tentando garantir que ela se encaixe no cânon, porque o cânon é parte do motivo pelo qual eu e todos os outros amamos Star Trek”.
Acrescentando sobre cânon, McMahan descreve como Lower Decks se insere nisso.
“Portanto, o truque com Lower Decks é que nossos personagens estão, nossas histórias e nossos personagens estão definitivamente no cânon. Os nossos são apenas um pouco mais conscientes e auto-referenciais. Nossos caras podem falar sobre os personagens das outras séries que eles ouviram falar, porque eles são tão fãs de ‘Star Trek’ quanto eu e meus escritores. Eles não conseguem fazer coisas tão importantes. É quase como se nossos personagens tivessem consciência de que estão no cânon, e alguns deles estão dando uma olhada nisso”.
Outras informações da série:
Haverá episódios de meia hora (num total de 10 episódios) com tramas A, B e C e os episódios serão na maior parte autônomos, mas com alguns elementos com arcos.
A série Star Trek:Picard está programada para estrear no início de 2020 e a animação Star Trek: Lower Decks ainda não tem data definida, mas é esperada para meados de 2020.
Fonte: TrekCore, TrekMovie