Antes da apresentação do painel Star Trek Universe no PaleyFest, o site TrekCore conversou com os produtores Alex Kurtzman, Heather Kadin e Michelle Paradise, que deram suas opiniões a respeito da situação das produções de Discovery, Picard, Seção 31 e as futuras animações.
Depois de filmar na Jordânia para a estréia da série, Discovery foi ao exterior mais uma vez para a terceira temporada. Como foi a filmagem na Islândia ?
Kurtzman: Bem, obviamente nós pulamos para o futuro, então queríamos um lugar que parecesse muito diferente. Eu queria filmar na Islândia por um longo tempo, então analisamos várias opções diferentes e a Islândia se tornou factível – por isso fizemos!
Você acha que essa será a última vez que a produção será filmada internacionalmente?
Kurtzman: Oh não, eu definitivamente quero fazê-lo novamente, com certeza.
Kadin: Foi simplesmente incrível. O trailer [de Discovery ] ficou on-line hoje e, quero dizer, é impressionante.
Você tem que supervisionar, não é?
Paradise: (risos) Sim, eu tive que “trabalhar!” Foi incrível. A paisagem é absolutamente incrível, e parece sobrenatural apenas andando por ali. Os lugares onde filmamos eram tremendos e todos [com quem trabalhamos localmente] foram fenomenais. Nós nos sentimos muito felizes por estar lá.
Quanto tempo durou a filmagem na Islândia?
Paradise: Ficamos seis dias lá.
Neste momento, no entanto, todo o resto da Discovery temporada 3 será filmado na área de Toronto?
Kurtzman: Sim.
A produção de Discovery ocupa muito espaço nos estúdios Pinewood, em Toronto. Agora que a nova instalação da CBS Stages no Canadá está aberta, é algo que você planeja usar à medida que as coisas continuem em Toronto?
Kurtzman: Ah, sim. Já reservamos algum espaço lá.
Para …?
Kurtzman: Algo. (Sorrisos)
Paradise: Sempre há mais séries por vir. (Risos)
Podemos conversar por alguns minutos sobre algumas das coisas que você já anunciou para o futuro?
Kurtzman: Claro!
Vocês tem Picard chegando em janeiro, já está em filmagens e pós-produção. Há quanto tempo vocês estão na terceira temporada de Discovery ?
Kadin: Estamos filmando o episódio 6.
Kurtzman: Sim, e nós estaremos escrevendo os últimos três episódios muito em breve.
Você está fazendo treze episódios este ano?
Kurtzman: Treze.
Você vê algum episódio adicional estendendo a temporada, como os dois extras da 1ª temporada e a extensão do ano passado para 14 episódios?
Kurtzman: Não este ano. Eu acho que vamos ficar com treze este ano.
Em fevereiro, você disse que a série Seção 31 com Michelle Yeoh provavelmente iniciaria a produção após a conclusão da terceira temporada de Discovery. Esse ainda é o plano?
Kadin: Sim, esse é o plano.
Kurtzman: Sim.
Kadin: E depois Lower Decks!
Sim, estamos ansiosos por isso – nossa equipe teve a chance de conhecer Mike McMahan e sua equipe brevemente em Las Vegas …
Kadin: Oh, ótimo. Sim, ele é incrível.
E a série animada da Nickelodeon, anunciada em abril? A sala dos roteiristas foi revelada nas mídias sociais há algum tempo … isso é algo para procurar, talvez, em 2021?
Kadin: Muito mais distante. Eu fiquei surpresa! Como alguém que faz grandes séries de ação ao vivo, ouvir quanto tempo levaria e fiquei meio que: “O quê?!” Porque é animação em 3D, leva muito mais tempo …
Ah, então será mais visual digital, comparado com a animação de “desenho animado” do Lower Decks ?
Kadin: Exatamente.
Kurtzman: Estilo de animação muito diferente.
Kadin: Mas os irmãos Hageman [que vêm] de Ninjago e TrollHunters, estão fazendo isso, então definitivamente vai ser mais nesse visual.
Lower Decks foi escolhido para a série com um pedido de duas temporadas, devido ao trabalho de animação, acredito.
Kurtzman: Sim.
É o mesmo para a série da Nickelodeon?
Kadin: Sim.
Quando você acha que pode haver um título para essa série?
Kurtzman: Temos um título. Nós apenas não vamos lhe dizer qual é! (Risos)
As outras séries de Star Trek são acessíveis, principalmente, para espectadores mais jovens, mas alguns fãs expressaram um pouco de apreensão sobre um programa Trek que visa ser especificamente para um público mais jovem. Quais são seus pensamentos sobre essa reação, para aqueles que acham que pode não ser a decisão certa para Star Trek ?
Kadin: A razão pela qual fomos aos Hagemans é porque, se você viu o trabalho deles, sabe que eles não estão escrevendo “Muppet Babies”. Não é “Little Spock e Little Kirk”. Não está sendo menosprezado para os espectadores dessa maneira.
Mesmo com seus personagens em Ninjago – eles são adolescentes – eu pude assistir isso com meus filhos e eles escrevem com uma qualidade muito épica. Eles contam histórias da maneira como contamos histórias em ação ao vivo: serializadas, entregando cartas …
Eu acho que será uma ótima maneira dos fãs apresentarem a franquia para seus filhos, e para a formação de novos fãs, porque é uma franquia muito grande, pode ser difícil entrar quando criança.
Então você espera que tenha algumas histórias em andamento, e não seja apenas um programa infantil do ‘episódio da semana’?
Kadin: Cem por cento, sim.
Falando da “grande franquia”, tenho certeza de que você já viu as especulações dos fãs – e as negociações sobre a fusão da CBS / Viacom e como isso pode afetar Star Trek. Isso afetou seus planos ou você já pensou em quais oportunidades a fusão pode disponibilizar para você?
Kurtzman: Não, é muito normal para nós. Não impactou nossos planos. Temos uma variedade de séries que nos levarão facilmente pelos próximos cinco anos. Então esse é o plano, e se os filmes entrarem em cena, estaremos prontos.
Você disse que muitas vezes, especialmente em Discovery, está tentando desfocar as linhas entre filme e televisão. Se a oportunidade se apresentasse – puramente hipotética a essa altura, é claro – você gostaria de tentar trazer a história de Discovery para a tela grande?
Kurtzman: Eu acho que essa pergunta, para mim, é mais: “Qual é a história específica da tela grande e por que seria melhor contada como um filme?”. E para mim, essa é uma história melhor contada em duas horas, ou se você estiver vendo o modelo de muitos filmes serializados, hoje em dia, talvez alguns filmes de duas horas contem uma história maior … quase como você faz com uma temporada de televisão, mas ao longo de cinco anos nos cinemas.
Eu não descartaria nada, mas também sinto que precisamos continuar criando novos caminhos, e Discovery é um ótimo lugar agora que teríamos que ter uma razão que nos inspira a querer que a levemos para a tela grande .
Com os Short Treks, temos os três Pike (“Q & A,” “The Trouble with Edward”, “Ask Not”) e o Star Trek: Picard prequel (“Children of Mars”). Os de dezembro (“The Girl who Made the Stars,” “Ephraim and Dot”) são os dois curtas animados, certo?
Kurtzman: Sim.
Você ficou muito quieto sobre isso desde que os mencionou pela primeira vez em janeiro …
Kurtzman: Bem, como Heather disse, leva muito tempo para fazer os animados … nós pensamos que eles seriam os mais fáceis, mas eles acabaram sendo os mais difíceis, apenas porque leva tempo para repetir a animação.
Já vimos edições de ambos. Eles são fantásticos.
E você diria que são histórias de Discovery ou estão ligadas a alguma outra parte da franquia?
Kurtzman: Os dois estão ligados a Discovery, mas de maneiras interessantes e surpreendentes.
Quais são as suas esperanças sobre o que a série Picard trará para o público Trek existente … e para as pessoas que só ouviram falar de Jean-Luc Picard no últimos 30 anos?
Kadin: Eu só espero que isso seja útil para todos. Eu acho que as pessoas têm esse amor pela A Nova Geração … obviamente, o amor das pessoas por Star Trek informa como elas se sentem sobre Discovery, mas estávamos introduzindo novos personagens.
E com Picard você pode dizer que quando lançamos o trailer, o amor das pessoas pelos personagens de A Nova Geração é tão profundo e tão real que todos nos sentimos obrigados a não decepcionar as pessoas – o que eu acho que ela não irão – mas acho que realmente queremos que as pessoas a adotem e amem tanto quanto nós, e elas estão muito empolgadas com isso.
Kurtzman: Nós sentimos uma tremenda responsabilidade para os fãs que amam o personagem Picard e para o próprio Patrick, que deu um grande salto de fé conosco ao escolher voltar e interpretar Picard, depois que ele disse que estava encerrado para sempre.
Ele também disse: “Quero ter certeza de que, se eu voltar, se você gostou de A Nova Geração, sentirá que estamos honrando, mas essa é uma experiência muito diferente”. Essa é realmente uma experiência muito diferente. Parece incrivelmente diferente, o tipo de narrativa é diferente, mas se você é alguém que nunca assistiu a ela, foi construído para você entrar nela e ser incluído nessa história muito emocionante sobre esse capitão que está no elenco. Estágio final de sua vida e está lidando com a soma total de todas as suas escolhas.
Ele também tem uma equipe incrível – incrível, para uma pessoa, eles são todos maravilhosos. E agora começamos a mostrá-los ao estúdio, e eles estão emocionados com isso, de modo que nos deu muito mais confiança de que atingimos a meta.
Agora, assistimos a cinco episódios com Patrick e ele também está emocionado. Porque ele estava muito feliz com isso, faz-nos sentir que honramos o que prometemos.
E você está esperando, trabalhando, planejando, uma potencial segunda temporada de Star Trek: Picard ?
Kurtzman: Definitivamente sim. Já está em obras.