A CBS trouxe novo vídeo promocional mostrando os trabalhos de bastidores. O vídeo é intitulado “Reporting For Duty: Sonequa Martin-Green” (Reportando para o dever: Sonequa Martin-Green) e apresenta, além de um bate papo com a atriz, alguns vislumbres da USS Enterprise.
Durante os comentários de Sonequa, vemos o que parece ser a edição de uma cena, acompanhada por Kurtzman. Na tela temos Burnham mencionando “sensores mostram 203 tripulantes a bordo”.
A quantidade de pessoas a bordo da Enterprise NCC 1701 sempre foi ponto de discussão entre os fãs. Depois de “The Cage”, no qual o capitão Pike diz que está “cansado de ser responsável por 203 vidas”, o número foi “canonicamente” expandido para 430. Em “The Squire of Gothos”, Kirk diz: “Há 400 homens e mulheres a bordo daquele nave”. Ele faz uma referência a “mais de 400 rapazes” em “A Piece of the Action”.
O Manual Técnico da Frota Estelar de Franz Jospeh estabeleceu 430, o que acabou sendo aceito pelo fandom, embora o livro não seja considerado canônico.
Fica a dúvida se eles quiseram aproximar o número dito em “The Cage” ou se a nave sofreu pesadas baixas.
Outra informação constante no vídeo refere-se a uma aparição rápida da tela da Discovery contendo mais alguns detalhes técnicos da Enterprise. O status da Enterprise mostra “Todos os Sistemas Offline” em vermelho, o que significa que a nave está com problemas.
Outras informações importantes mostradas na tela: A Enterprise é uma nave classe Constitution e dita ser uma Heavy Cruiser. A data de lançamento é o ano de 2245, e que Robert April foi o primeiro capitão da missão inaugural de 5 anos de 2245-2250 (círculo em vermelho). Christopher Pike é, naturalmente, o atual capitão de 2250 até 2257, que é o ano em que ocorre a segunda temporada.
Robert T. April foi o nome original dado por Gene Roddenberry ao capitão da Yorktown, quando escreveu o primeiro rascunho do piloto. O nome do capitão foi posteriormente alterado (assim como o da nave) para Christopher Pike e depois para James T. Kirk.
April criou vida, pela primeira vez, no episódio da Série Animada, “The Counter-Clock Incident”. Ele também surgiu nos quadrinhos prequel do filme Além da Escuridão Star Trek.
Na série Discovery seu nome foi mencionado no episódio “Choose Your Pain” da primeira temporada e no romance Drastic Measures temos April no ano de 2246, ajudando a colônia de Tarso IV, após o infame massacre de Kodos, o carrasco.
Também no vídeo, vemos o produtor executivo Alex Kurtzman, que dirige Martin-Green no primeiro episódio da temporada, no cenário do quartos de Spock na Enterprise.
O twitter oficial da série postou uma imagem de Saru fazendo a contagem regressiva de um mês para a segunda temporada ir ao ar.
One month until Saru and the DISCO crew are back in action! ? #StarTrekDiscovery pic.twitter.com/Dun7fEXZZZ
— Star Trek: Discovery (@startrekcbs) December 17, 2018