A revista Forbes lançou recentemente um artigo falando a respeito das transmissões on streaming. Uma vez que as empresas que oferecem este sistema relutam em fornecer dados mais precisos de sua audiência, a revista se baseou no sistema da Parrot Analytics e como resultado observou que a série Star Trek Discovery tem sido comentada por uma expressiva quantidade de pessoas através da internet.
A Parrot Analytics afirma ser dedicada a “conectar criadores de conteúdo com consumidores, permitindo decisões orientadas por dados”. Asim, desenvolveu um método para analisar a audiência de plataformas de vídeo sob demanda. São avaliados a quantidade de expectadores, transmissões, engajamentos e outras estatísticas sobre uma série ou filme específico, incluindo comentários de redes sociais (twitter, podcast, youtube, foruns como Reddit, 4chan e outros), crítica especializada ou downloads de arquivos compartilhados P2P. Estes números são analisados numa medida chamada de “expressões de demanda” (Demand Expressions).
De acordo com o artigo da Forbes – video abaixo – Star Trek: Discovery tem mais de 53 milhões de pessoas falando sobre ela nos EUA. Isso bate The Walking Dead, que tem cerca de 46 milhões de expressões de demanda.
A TV tradicional tem obtido boa audiência com séries tipo Shameless e Game of Thrones criando mais hype do que quase qualquer “original digital” ou série que venha de um serviço puramente online, mas nenhum deles parece ser mais discutido do que o Star Trek. Isso poderia ser, em parte, porque Star Trek é a única série que exibe novos episódios. Mesmo assim, tem sido um hype impressionante para uma série nova ainda.
Tudo isso deve ser uma boa notícia para o CBS All Access (embora os números de audiência não sejam divulgados), e uma certeza de continuação da série. Mas Star Trek: Discovery também é transmitida pela Netflix fora dos EUA, onde tem um número considerável de assinantes interessados.
Veja alguns gráficos pela Parrot Analytics sobre a expressões de demanda de Star Trek Discovery em alguns outros países. Os gráficos referem-se apenas as séries on demand. Em todos os gráficos, Discovery desponta entre os dez mais assistidos pela Netflix em comparação as outras séries da Amazon, Hulu.
Dezembro 2017 – Hungria
Novembro 2017 – Canadá
Novembro 2017 – Alemanha
Janeiro 2018 – Inglaterra
Dezembro 2017 – Itália
Na França, a série Orange is the New Black (site TBI Vision) surge com 5,1 milhões de expressões no too da lista, para o mês de dezembro/2017, ficando Stranger Things em segundo com 4,8 milhões de expressões, seguido por Narcos, 13 Reasons Why, Black Mirror, Sense8 (apesar do cancelamento), House of Cards e Star Trek: Discovery.