O ator Leonard Nimoy, que interpretou Spock, foi enterrado perto de sua casa em Los Angeles, em uma cerimônia íntima, reservada apenas para amigos próximos e familiares. O porta-voz da família confirmou que o cerimonial ocorreu às 9 horas da manhã de domingo (14:00 hs Brasília).
De acordo com o noticiário, a cerimônia foi restrita a família e amigos, incluindo Susan, os filhos do casal Adam e Julie, e o enteado Aaron Bay Schuck.
Depois disso, a família escreveu uma declaração no Facebook dizendo: “Obrigado por todo o amor e palavras amáveis para Leonard. Perdemos, o talentoso, doce, maravilhoso homem, um ótimo pai, marido, avô e amigo.
“Mais uma vez muito obrigado por todo o amor. RIP e LLAP.”
É tradição judaica que os mortos sejam enterrados dentro de 24 horas de sua passagem. Mas, como a prática é proibida em um sábado, Nimoy foi enterrado no domingo.
Detalhes sobre como foi a cerimônia são desconhecidos, uma vez que a família optou por manter-se reservada. A localização também foi mantida em segredo, em um esforço para evitar uma grande multidão de fãs e mídia, que poderia causar uma interrupção do culto.
Não sabemos quem dos atores e atrizes de Jornada e celebridades estiverem presentes. George Takei, que estava na costa leste dos EUA com seu parceiro Brad Altman, e Zachary Quinto tentaram voar para Los Angeles, a fim de estarem presentes ao cerimonial. Ainda não se sabe se eles fizeram isso.
A Igreja Batista de Westboro havia anunciado planos de fazer uma manifestação no funeral para protestar contra a presença de Takei e Quinto por serem homossexuais, mas foi frustrada de sua intenção, uma vez que o local do evento foi mantido em sigilo.
Um culto judaico tradicional foi realizado no Hillside Memorial e Cemitério Mortuary, em Los Angeles.
Embora os fãs não puderam comparecer, eles prestaram seus respeitos de outras formas. Um momento de silêncio foi realizado no Expo Comic a Long Beach, uma convenção de quadrinhos de dois dias na Califórnia, com muitos participantes também vestidos como Spock. Enquanto isso, a estrela de Nimoy situada na Walk of Fame em Hollywood foi adornada com flores, fotografias e mensagens de condolências.
No entanto, o funeral foi envolto pela controvérsia com o melhor amigo de Nimoy, William Shatner, que tornou-se vítima de uma campanha de críticas on-line ao não cancelar um evento de caridade que ele havia se comprometido.
Na noite de sábado, ele apareceu em um evento de angariação de fundos para a Cruz Vermelha, em Palm Beach, na Flórida, e revelou no Twitter que não seria capaz de chegar ao cerimonial em tempo devido a uma falta de vôos de volta para o aeroporto de Los Angles.
Apesar de ter dito que suas filhas Melanie e Lisabeth estariam lá em seu lugar, ele encontrou-se pressionado por críticas, por vezes desagradáveis no Twitter, que o rotularam como “desagradável” por não cancelar a sua presença na Flórida, para que pudesse pagar seus respeitos finais para Nimoy.
Um deles até disse que ele deveria ter fretado um avião privado para fazer a viagem de 2.500 milhas.
No entanto, Shatner, que admitiu que se sentia “terrível” por ter perdido o funeral, defendeu-se, insistindo que “muito dinheiro foi levantado” e que ele queria ficar com seus compromissos.
Ontem, enquanto o funeral estava acontecendo, Shatner tentou um esforço num eventual cenário de não vitória. Ele, vestido com calça jeans, uma polo vermelha e uma jaqueta de couro marrom, foi flagrado com sua esposa Elizabeth chegando no aeroporto LA às 13:00 hora local de domingo depois de conseguir um vôo de Palm Beach, Florida. Infelizmente, o avião não tem morto de dobra.
O velho Bill também passou horas no Twitter batendo-papo com seus dois milhões de seguidores lembrando seu velho amigo “Lenny”, seu apelido favorito para Nimoy.