Em 28 de setembro de 1987, após um período de mais de 18 anos do cancelamento da série original, era exibido nos Estados Unidos um episódio da série de Jornada intitulada A Nova Geração. Com 27 milhões de espectadores, o piloto de duas horas, “Encounter at Farpoint”, deu início a um das séries mais duradouras da franquia. Com 178 episódios espalhados por 7 temporadas e mais três filmes.
Um fato interessante é que a série foi originalmente planejada para ser ambientada no século 25, 150 anos após a série original e a Enterprise ainda seria a nave em destaque, mas com a designação NCC-1701-G.
Gene Roddenberry, em última instância, mudou a linha do tempo para meados do século 24, situando a bordo da NCC-1701-D, já que NCC-1701-G teria sido a oitava nave a ostentar o nome e que seria demais para o período relativamente curto de tempo, uma vez que as naves poderiam durar mais de 20 anos, com os devidos refits (como foi o caso da Enterprise original).
A Nova Geração chegou ao Brasil em 1991, através da antiga Rede Manchete, que lançou às telinhas em dose dupla com a série original. Na época a série de Jornada competia com outros seriados de scifi como Galactica – Astronave de Combate e Buck Rogers no Século XXV.
Para saber mais sobre como tudo começou acesse a seção do TB – Conteúdo Clássico/A Nova Geração
Numa homenagem a esta data, o site Trek Movie conseguiu algumas das entrevistas originais pré-piloto com Gene Roddenberry, o elenco e equipe de produção, além de um vídeo da campanha de pré-lançamento raro para estações de sindicalizada.