O compositor Michael Giacchino está na Filadélfia esta semana para realizar a apresentação, através de orquestra sinfônica, da trilha sonora de Além da Escuridão com a exibição do filme. Ele também fala sobre o motivo que a música ficou “mais sombria” do que a do primeiro. Além disso a Varèse Sarabande acaba de lançar uma edição de luxo com as trilhas sonoras dos dois longas de J. J. Abrams.
O compositor Michael Giacchino vem fazendo uma turnê pelo mundo para apresentação da trilha sonora dos filmes Star Trek e Além da Escuridão. Ele fez algumas performances na Europa com orquestras locais e agora percorre os EUA.
Neste mês irá juntar-se a Orquestra da Filadélfia para uma nova performance ao vivo e exibição do mais recente filme de J. J. Abrams. O evento ocorrerá nesta quinta-feira 31 de julho, no The Mann Center. Junto com a apresentação haverá também um concurso de fantasias para a melhor caracterização dos personagens de Jornada.
“Eu sempre senti que aqueles de nós que começam a gravar esses tipos de trilha sonora, esta música de filme … é uma experiência única e estranha de estar em um estúdio de gravação com a orquestra sentada ali, e há essa tela gigante atrás. Você é capaz de assistir o filme com a orquestra tocando ao vivo para a imagem que você está gravando”, disse o compositor ao site app.
Giacchino disse que cresceu assistindo a reprises da série original e comentou sobre o processo de música para os dois últimos filmes.
“Enquanto o primeiro filme, que introduziu aos espectadores Chris Pine como James Kirk e Zachary Quinto como Spock, estava alinhado com o otimismo da era espacial de estilo e a alegria da descoberta, o segundo tem um olhar mais severo e mais agressivo em questões atuais preocupantes”.
“O primeiro é mais uma história de viagem pessoal, e o segundo parece mais um comentário sobre o nosso estatuto sociopolítico do mundo de hoje “, disse Giacchino continuando. “Parece que a história está realmente falando de ataques aéreos e se está certo de ir para a guerra. É errado? É moral? É imoral? Todas estas coisas estão em todos os noticiários de hoje”.
“E assim, Além da Escuridão foi mais uma exploração desses tipos de temas, enquanto que o primeiro foi realmente sobre o vazio deste personagem, o que ele tem que fazer a fim de encontrar a si mesmo e entender quem ele é e se realmente irá se tornar uma pessoa melhor – e ao longo do caminho, fazer alguns dos melhores amigos que ele nunca teve”.
“Mas, ambos os filmes têm uma espinha dorsal muito diferente. Então, musicalmente, o segundo pareceu mais sombrio. Pareceu mais operístico, pareceu como se fosse algo que era sempre nebuloso – Eu não quero dizer sombrio, porque está no título, iria soar brega – mas é um filme que é marcado em confusão emocional, e como seria a coisa certa a fazer”.
Seu mais recente trabalho foi do filme Planeta dos Macacos: O Confronto. Giacchino está confirmado para fazer a trilha sonora de Jurassic World e Tomorrowland.
A trilha sonora de Além da Escuridão lançada no ano passado tinha 14 faixas, com cerca de 47 minutos de música no total. Hoje, a Varèse Sarabande lançou uma edição de luxo, que tem tem 51 faixas com cerca de 2 horas de música no total. A edição limitada a 6.000 cópias vem num conjunto de 2 CDs com 31 e 20 músicas cada.
Fonte: TrekMovie