Na época do lançamento de Além da Escuridão em home video, a Paramount Home Video e a Bad Robot resolveram pulverizar no mercado as chamadas cenas extras ou bônus. Parte foi lançada no comércio varejista on-line, através do iTunes, Xbox Live, e assim por diante. Desse modo, a maioria das pessoas não conseguiu ver todas as cenas deletadas. O site Trekcore publicou mais cenas inéditas que não apareceram na telona. Detalhes a seguir.
De acordo com o site Trekcore, através de suas fontes, conseguiram uma cópia do conteúdo do Xbox SmartGlass contendo cenas deletadas e não vistas no DVD ou mesmo no Blu-ray.
Estas cenas estavam sendo disponibilizadas no Youtube, mas foram excluídas, provavelmente por causa dos direitos autorais.
Veja abaixo detalhes dos diálogos e comentários destas cenas deletadas.
Cena 1 – Diário de Bordo do Capitão.
Kirk e Spock completam a missão a Nibiru. Spock foi resgatado pelo transporte. A partir daí temos mais detalhes da missão através do diário de bordo de Kirk e o relatório forjado.
VERSÃO ORIGINAL:
KIRK: “Parabéns, Spock – você acabou de salvar o mundo”.
Dois técnicos de engenharia pulverizam o oficial de ciências com um spray de arrefecimento. A cena corta para a ponte, algum tempo depois, Kirk está de volta com uniforme.
KIRK (na cadeira do capitão): “Diário do Capitão, data estelar 2259.55.”
Uma multidão de Nibirans observa a Enterprise voar através da fumaça do vulcão, seus olhos arregalados de espanto.
KIRK (gravando no diário): “Nós completamos nossa pesquisa do planeta Classe M recém-descoberto designado Nibiru. Vida inteligente foi observada. A espécie é primitiva; indícios de linguagem precoce e até mesmo de religião foram anotados.”
Alguns dos nativos acompanham o olhar na direção da nave.
KIRK: “eu achei ser prudente ficar fora do planeta por completo, para que de alguma forma não interferíssemos com o seu modo de vida.”
A Enterprise aciona os foguetes para se afastar do vulcão.
KIRK: “Se há uma palavra que eu usaria para descrever esta missão, que seria “sem intercorrências”.
Os Nibirianos falar uns com os outros em sua língua nativa. Seu mundo mudou.
KIRK: “Kirk, desliga”.
Seus oficiais – Sulu, Chekov, Uhura, Scotty, e McCoy – olham-no em silêncio, atordoados e incrédulos. Uhura se vira e vai embora, com desaprovação.
KIRK: “Eles nos viram! Grande coisa!”
Cena 2 – No Gabinete de Pike.
Nesta versão original temos a cena no gabinete de Pike, onde sofreu várias refilmagens até encontrarem o tom certo e o equilíbrio para o relacionamento de Kirk com o Almirante.
Na versão final do filme, os sentimentos expressos nesta cena foram divididos em duas cenas: uma no gabinete e outra com Pike fazendo uma aparição em um bar de San Francisco.
VERSÃO ORIGINAL:
Spock é dispensado e Kirk está sozinho com o Almirante.
PIKE: “Você tem alguma idéia de que é um pé no saco?”
KIRK: “Eu acho que sim, senhor.”
PIKE: “Então me diga o que você fez de errado.” Qual é a lição a ser aprendida aqui?”
KIRK: “Nunca confie em um vulcano.”
PIKE: “Veja, você não pode sequer responder à pergunta! Você mentiu em um relatório oficial – você mentiu! Você acha que as regras não se aplicam a você, porque você não concorda com ela!”
KIRK: “Com todo o respeito, senhor, eu pensei que foi por isso que me convenceu a inscrever-se em primeiro lugar. É por isso que você me deu a sua nave.”
PIKE: “E agora é a razão que eu vou tirá-la de volta……… A partir de agora, eu estou me restabelecendo como capitão da Enterprise.”
KIRK: “O que propunha que eu fizesse, deixar Spock morrer?”
PIKE: “Não se trata de Spock.”
KIRK: “Então o que é? Você está me punindo por salvar a vida de alguém, Almirante!”
PIKE: “Não! Eu estou ensinando você, como eu deveria ter feito há muito tempo…. Estou transferindo Spock, você vai ser meu primeiro oficial.”
Kirk fica em silêncio. Lentamente, ele senta-se em uma das cadeiras do gabinete; Pike fica de frente para ele.
PIKE: “Você acha que é infalível. Que não pode cometer erros. Mas o momento vai vir quando irá perceber que estava errado sobre isso … e você vai ter todas as pessoas sob seu comando mortas………. Há grandeza em você, Jim, mas não há um pingo de humildade. Você quer esta cadeira de volta? Você vai ter que me mostrar que você a respeita.”
PIKE: “Dispensado.”
Os editores Maryann Brandon e Mary Jo Markey discutem o trabalho da cena na faixa de comentário iTunes :
Mary Jo Markey: “Havia uma necessidade de restabelecer o pai /filho [relação entre Pike e Kirk], por isso tivemos de criar um diálogo entre eles e uma dinâmica entre eles, onde você sentiu como Pike era severo e ainda seu almirante, mas ele também acredita neste jovem capitão, e está terrivelmente desapontado que Kirk tenha escolhido quebrar a Primeira Diretriz.”
“Pike toma a nave, mas também precisa dar a Kirk esperança de que ele, pessoalmente, vai levá-lo debaixo de sua asa – e ainda acredita nele. Isso não aconteceu até que tivemos uma cena adicional que não ocorreu no gabinete, e que precisava de um respiro. Na cena original, ele tomou a nave de Kirk – mas nós mudamos para a Frota tomar de Kirk e Pike não poder fazer nada”.
Maryann Brandon: “Nós tentamos fazer essa coisa onde Pike toma a nave, e, em seguida, ele tenta ser uma espécie paternal para Kirk. Finalmente, desistimos e percebemos que tinha que ser duas cenas separadas.”
Cena 3 – Kirk vê Pike levar um tiro
Na cena final do filme, Spock é a única testemunha da morte de Pike – mas não foi assim com a seqüência original.
Na sala de conferências todo mundo se esconde dos tiros. Kirk está ajudando uma oficial ferida, quando ele vira os olhos e vê Pike do outro lado da sala, o Almirante está rastejando para a segurança.
VERSÃO ORIGINAL:
KIRK: “(gritando) Pike!”
Pike vê-lo por um instante antes de ser atingido. Kirk, em estado de choque, corre entre as explosões para seu lado.
KIRK: “Você vai ficar bem. Vai ficar tudo bem, certo? Nós vamos te ajudar.”
Kirk aplica pressão para uma ferida no peito de Pike. Outros oficiais retomam fogo, e a nave de Harrison recua na noite, com o almirante Marcus dando ordens aos subordinados.
MARCUS: “Tirem essas pessoas daqui!”
SPOCK: “capitão!”
Spock aparece ao lado de Kirk, com a nave de Harrison voando de volta para terminar o trabalho.
Uma voz (off-screen): “Ele está voltando! Ele está voltando!”
KIRK: “Tenho que tirá-lo daqui”.
Spock assume cuidar de Pike quando Kirk corre para pegar o rifle, com a intenção de parar o ataque de Harrison.
Esta cena tem o comentário do editor Maryann Brandon , no extra Unlocking the Cut.
Brandon : “No roteiro original, quando Pike morre, Kirk está realmente na sala e o vê morrer. Esta cena não parecia encaixar e ficávamos pensando, Por que não está funcionado? Decidimos refilmá-la para que Kirk realmente saísse da sala e tentasse derrubar a nave inimiga, e então descobre que Pike está morto. Essa foi uma grande solução, você está totalmente com Kirk em sua perda emocional dessa figura paterna”.
Cena 4 – Thomas chama Marcus
Na sede da Frota Estelar, o almirante Marcus descobre que Thomas Harewood (pai da menina doente) enviou-lhe uma mensagem a partir dos arquivos da Seção 31, antes que ele detonasse o artefato. Na versão final do filme, vemos apenas Harewood enviar uma transmissão baseada em texto, a cena original inclui uma mensagem em áudio.
VERSÃO ORIGINAL:
Harewood se senta em sua estação, na Biblioteca Kelvin em Londres, e começa a digitar os comandos em seu console.
Dentro do Comando da Frota Estelar vemos pairando acima e a frente da mesa do almirante Marcus uma maquete da nave classe Constitution da série original, a USS Biddeford, junto com sua linha de modelos de naves no fundo da sala. Um sinal sonoro é emitido de um aparelho em sua mesa, sinalizando uma transmissão de entrada.
ASSISTENTE DE MARCUS: “Almirante Marcus, uma transmissão de prioridade um a partir de Londres.”
HAREWOOD (na tela): “Almirante, senhor, eu tenho uma mensagem para você a partir de John Erickson. Ele disse que você sabe por que ele fez isso.”
Zoom rápido para Marcus atordoado e depois um close no anel daAcademia da Frota Estelar de Harewood, um artefato explosivo cai em um copo de água.
Os editores Maryann Brandon e Mary Jo Markey falaram sobre a eliminação desta cena nos comentários do iTunes.
Markey: . “Esta cena costumava ser, em sua forma original, um telefonema para o nosso Almirante, dando-lhe uma mensagem do vilão, do personagem de Benedict. Sentimos que era muito importante não introduzir o Almirante, de qualquer forma ou deixar uma pista sobre quem ele se tornaria mais tarde no filme. Percebemos que segurá-lo por muito tempo seria mais chocante”.
Brandon: “Também estávamos com medo de que ele poderia levantar suspeitas.”
Markey: “Sim, e assim, você quer segurar o cara que é suposto ser o chefe da Frota Estelar e apresentá-lo de uma forma mais majestosa, semi-oficial.”
Existem duas grandes coisas a se notar nesta cena – em primeiro lugar, o nome de “John Erickson” para o personagem de Benedict Cumberbatch. Esta é uma referência para o início do roteiro de Space Seed com um vilão chamado “Harold Erickson”, que mais tarde seria alterado para Khan Singh após Ricardo Montalban ser escalado para o papel. É provável que este nome tenha sido mudado para “John Harrison”, quando os esforços para esconder a verdadeira identidade de Cumberbatch foram incrementados durante a produção do filme.
Obviamente, a segunda surpresa nesta seqüência é a gigante nave classe Constitution pendurada acima da mesa de Marcus, a USS Biddeford (NCC-0718). O design da própria nave levanta várias dúvidas sobre sua existência no universo alternativo ou como um projeto original. Biddeford é o nome de uma pequena cidade nos EUA, mas não se sabe o seu significado na cena.
O número de registro também é de interesse. O número NCC 0718 aparece aqui, em outra nave ancorada na Terra. O ator Joseph Gatt disse no twitter que este número é muito significativo para J. J. Abrams, sem especificar o que seria.
Cena 5 – O sotaque de Carol Marcus explicado
Todos os fãs perguntam porque Carol Marcus acabou britânica neste universo alternativo, aqui está a conversa explicativa que foi cortada do filme.
VERSÃO ORIGINAL:
Capitão Kirk pega Carol Marcus pelo braço, acompanhando-a pelos corredores da Enterprise.
CAROL: “Os torpedos estão no compartimento de armas?”
KIRK: “carregados e prontos para disparar. Quais são eles?
CAROL: “Eu não sei, é por isso que eu pensei que poderia me transferir para a sua nave para descobrir.”
Carol se vira, parando.
CAROL: “eu peço desculpas por isso. Se te causei algum problema, eu sinto muito. Eu sou Carol Marcus.”
KIRK: “James Kirk.”
CAROL: “(lembrando) Torpedos.”
Ela se vira rápido, descendo as escadas e atravessando a passarela na sala de máquinas.
KIRK: “A baía dos torpedos está na outra direção.”
CAROL: “Sim, eu estou bem ciente.”
Kirk fica aborrecido com sua trapaça, de se fazer passar por uma oficial inglesa.
KIRK: “Olha, você pode dispensar o seu sotaque, tudo bem?
CAROL: “Não, isso é real. Meu pai estava estacionado em Londres, quando eu nasci, e minha mãe me criou lá.
KIRK: “Assim, estes torpedos – eles são do seu pai? Você está investigando seu próprio pai?
A dupla chega no hangar.
CAROL: “Quando entrei para a Frota Estelar, tive acesso a todos os programas que ele supervisionou. Ouvi dizer que ele estava desenvolvendo esses torpedos protótipos – quando fui para confrontá-lo sobre isso, ele sequer me viu. Foi quando eu descobri que os torpedos tinham desaparecido de todos os registros oficiais.
KIRK: “Então ele deu a eles a mim.”
Cena 6 – Conversa prolongada com Klingon
A versão original do encontro de Uhura com os guerreiros klingons tinha um tom decididamente diferente da conversa tensa que conseguiu entrar no corte final do filme.
VERSÃO ORIGINAL:
Uhura: “(Em Klingon) Quem atirou na minha nave?”
O comandante Klingon silenciosamente se aproxima.
Uhura: “(Em Klingon) Eu estou aqui à procura de alguém. Alguém que roubou de mim.”
O comandante Klingon tira o capacete.
Dentro da nave de reconhecimento, Kirk, Spock assistem ao encontro.
KIRK: “Eu não gosto disso.”
KLINGON COMANDANTE: “(Em Klingon) E esse ladrão é um Klingon?”
Uhura: “(Em Klingon) Sim. Ele era meu amante … e agora ele se esconde nessa cidade deserta. Um covarde.”
Ela sorri desafiadoramente, mostrando ansiosa para ter sua vingança.
Uhura: “(Em Klingon) Eu vim para encontrá-lo e tomar de volta o que é meu.”
O comandante Klingon agarra Uhura pelo pescoço.
KLINGON COMANDANTE: “(Em Klingon) Você mente!”
Dentro da nave, Kirk corre para o armário de armas.
SPOCK: “capitão?”
KIRK: “eu vou entrar!”
Lá fora, Uhura mantém-se firme.
Uhura: “(Em Klingon) Então me mate. Pelo menos eu vou morrer com honra!
Como o Klingon olhando profundo nos olhos, Kirk se lança para fora da nave, disparando contra o resto dos guerreiros. Uhura fica surpresa.
Uhura: “(em Inglês) Merda.”
Aproveitando a distração, Uhura pega uma faca do cinto do Klingon e apunhala-no na perna. A luta começa.
Cena 7 – A Luta em Kronos
Continuando com a seqüência dos Klingons, a equipe é colocada em uma situação difícil.
VERSÃO ORIGINAL:
A luta é longa, e dois Klingons têm Kirk no chão. Um deles coloca uma bota no pescoço de Kirk e mira um rifle na cabeça dele.
O resto da equipe – Spock, Uhura, e um guarda – saem da cobertura, entregando-se para salvar seu capitão. O comandante Klingon grita para seu subordinado.
Uhura: “(Grita) Não!”
O segurança da Frota Estelar recebe um tiro de rifle no peito, caindo no chão. Os olhos de Kirk ficam arregalados de surpresa assim como Uhura que violentamente luta contra seu captor Klingon. O comandante Klingon, em seguida, dá a ordem para matar Kirk – quando explosões de energia voam para fora do nevoeiro, matando Klingons. Khan chegou.
Cena 8 – Scotty Conversa com o Controle do Hangar
Um dos grandes questionamentos que a audiência teve com a Seção 31 em Além da Escuridão foi a facilidade com que Scotty foi capaz de se infiltrar no top-secret hangar da USS Vengeance orbitando Júpiter. A cena original mostra que ele teve de blefar para poder entrar.
Scotty voa acima da estação na Lua de Io, seu transporte é um minúsculo pontinho contra a construção maciça da Seção 31. Ele paira sobre a borda da estação, vendo como um grande conjunto de portas do hangar abertas para permitir uma flotilha de pequenas naves de apoio entrar.
VERSÃO ORIGINAL:
COMUNICAÇÃO DA ESTAÇÃO: “Delta Team, desliguem seus propulsores para atracarem na Doca 12.”
COMUNICAÇÃO DO SHUTTLE: “Tripulação da USS Vengeance, solicitando entrada para o hangar de construção.”
Scotty quebra o silêncio de rádio, e começa a blefar seu caminho para entrar.
SCOTTY: “Aqui é … a Copérnico . Eu tenho o …(usando de improvisação)… casco de revestimento e as células de café para os sintetizadores de alimentos.”
ESTAÇÃO: ” Nave Copérnico, não temos você em nosso registro.”
SCOTTY: “Que diabos, você acha que estou fazendo aqui? Hum? Você acha que só aconteceu de eu estar em cima de uma caixa enorme e pensei em dar uma olhadinha? Não! Eu tenho um trabalho a fazer! Posso voltar, se quiser. Apenas me dê o seu nome, eu vou dizer a eles que me enviou.”
Uma longa pausa.
ESTAÇÃO: “Naves de abastecimento, estão liberadas para entrarem. Você também, Copérnico.
O Copérnico se junta ao resto das naves em sua jornada para o grande hangar. Scotty olha para a nave enorme contida dentro da estrutura, e fica de queixo caído de surpresa.
Cena 9 – O encontro com os Harewoods
Esta cena extra mostra Kirk encontrando mãe e filha do oficial da Frota Thomas, durante a cerimônia. Uma cena muito curta.
VERSÃO ORIGINAL:
Após a cerimônia memorial na sede da Frota Estelar, Kirk se aproxima de seus oficiais, quando ouve uma mulher chamando-o na multidão.
É Rima Harewood , esposa de Thomas Harewood.
RIMA HAREWOOD: “Capitão Kirk?”
Kirk se vira e vê uma mulher com uma jovem, Lucille, ao seu lado.
RIMA HAREWOOD: “Obrigado por suas palavras.”
KIRK: “De nada.”
Kirk olha para a menina, estende a mão para cumprimentá-la.
KIRK: “Hi.”
LUCILLE HAREWOOD: “Hi.”
Os dois se olham por um momento, um sorriso no rosto.
KIRK: “Com licença”.
O capitão se vira e vai para seus colegas de tripulação a sua espera.