A série Enterprise, segunda temporada, já saiu em Bu-ray (nos EUA) e contem vários extras. O destaque fica por conta de um bate papo com todo o elenco, além do produtor Brannon Braga, que não foi incluído nos DVDs anteriores. A revelação maior ficou por conta da produção da série ter em mente um caminho para a primeira temporada totalmente diferente do que o estúdio queria e que acabou saindo de maneira contrária ao que imaginavam.
De acordo com os featurettes do Blu-ray recentemente divulgados, os criadores Rick Berman e Brannon Braga tinham um plano muito diferente em mente para a série Enterprise. Berman e Braga queriam toda a primeira temporada de Enterprise sendo basicamente do mesmo estilo flashback mostrado no episódio “First Flight “, em que vemos Jonathan Archer (Scott Bakula ) na Terra, trabalhando como piloto de testes e tentando iniciar uma missão espacial. Toda a primeira temporada teria sido sobre como construir a nave, reunir a tripulação e lidar com os vulcanos . E coisas como a aterrissagem forçada do Klingon na Terra (piloto ” Broken Bow”) teria acontecido ao longo da temporada.
Em vez disso, Paramount e UPN insistiram que Berman e Braga tinham que pegar a tripulação da Enterprise e levá-la para o espaço no primeiro episódio, e com isso a série deveria seguir mais para o formato tradicional de Jornada. Essa revelação se deu neste bate-papo e no featurette chamado “Território Inexplorado”.
Outra revelação foi que o estúdio insistiu que os produtores tivessem que incluir a Guerra Fria Temporal, tornando a série tanto um prequel e sequel para outras séries – porque o estúdio estava preocupado sobre fazer um prequel puro. Durante o bate papo, Bakula diz que constantemente encontrava pessoas perguntando sobre o que aconteceu com a Guerra Fria Temporal e Braga achou a Guerra Fria Temporal um “estrangulamento” para a série.
Keating revelou que também sabia dos planos inciais para a série, mas que foram abortados pelo estúdio, “A UPN reprovou completamente, “É uma série do espaço, certo?” (Risos). Talvez eles tivessem um propósito. Mas isso explica muito sobre a primeira temporada, do tipo trazer a luz velhas passagens, a partir de séries passadas. Isso começou a parecer e soar como um monte de outras coisas, não é? Nosso entendimento era de que a série ia ser muito mais sobre a interação entre sete de nós, em vez de correr para um planeta ou outro a cada semana, descobrindo, e depois seguindo no nosso caminho alegremente, que é o que se tornou, infelizmente. Lembro-me dos nossos primeiros encontros que a idéia era para que fossemos como um Plantão Médico no espaço, que as histórias sairiam dos sete em vez de ter estrelas convidadas a cada semana”.
Outro detalhe interessante revelado nos extras do Blu-ray: Um executivo do estúdio lançou a “idéia” de ter uma “boy band” a bordo da Enterprise a cada semana. Além disso, Bakula diz que deu um telefonema irado a Braga sobre o último episódio ser centrado em Riker/Troi. Braga agora lamentou ter escrito o episódio. Braga também tem sua reclamação, ele disse que às vezes se irritava com a liderança de Berman e sua relação tornou-se “complicada”, desde que a série foi cancelada.
Além disso, Manny Cotto tinha muitos planos para a quinta temporada, inclusive revelando que faria o Andoriano Shran (Jeffrey Combs) um membro regular do elenco principal. Braga diz: ” Eu sempre achei que a quarta temporada deveria ter sido a primeira temporada”, um sentimento que muitos fãs provavelmente deverão concordar.
Fonte: Star Trek.com, AICN e io9